12 de dezembro de 2010

As Diversas Sessões de Jimmy Page - Parte 04

Jimmy Page trabalha em um número cada vez maior de artistas que embora não sejam roqueiros, com a popularização cada vez maior do rock, passam a incorporar a guitarra elétrica além de uma batida mais roqueira para alguns de seus números. Page cansa de sua vida repetitiva, e quando aparece pela segunda vez um convite para se unir aos Yardbirds, decide aceitar. No entanto, ele continuaria trabalhando nas folgas como músico de estúdio. Apesar dos Yardbirds estarem quase sempre em meio a alguma excursão, é admirável a quantidade de material que Jimmy Page tenha participado durante este período, a maioria para músicos e bandas com quem já trabalhara antes.


*** 1966 ***
Les Fleur de Lys
Les Fleur de Lys

Uma das mais interessantes bandas entre as obscuras é Les Fleur De Lys. A banda surgiu no outono de 1964 em Southampton, formada por Frank Smith (guitarra e vocais), Alex Chamberlain (órgão), Gary Churchill (baixo) e Keith Guster (bateria). Foram contratados pela Immediate em 1965, graças ao impacto de uma de suas excelentes apresentações ao vivo em Londres. Jimmy Page produz a sessão que oferece duas faixas para o primeiro compacto. O Lado A é uma versão para a composição de Buddy Holly, "Moondreams" acompanhado por "Wait For Me" no lado B. O compacto saiu em novembro de 1965, porém nada vendeu e a banda acabou.
Keith Guster então montou outra versão da banda, agora chamada The Fleur De Lys. A formação nova é Pete Sears (teclados), Phil Sawyer (guitarra), Gordon Haskell (baixo) e Keith Guster (bateria). Ainda em 1966, a Immediate lança o segundo compacto, novamente produzido por Jimmy Page, "Circles" de Pete Townshend, "So Come On" no lado B. Sem nada venderem, a banda novamente sofre mudanças em sua formação, deixando a Immediate e assinando com a Polydor.
Fleur De Lys continuaria em atividade até o final da década com constantes mudanças em sua formação. Membros inclui passagens de JIMI HENDRIX, Chris Andrews, Bryn Haworth, Tago Byers, Tony Head, Graham Maitland, Barney Kessel e Sharon Tandy. Pete Sears deixou o grupo e se mudou para a costa oeste dos Estados Unidos, onde participou de uma serie de bandas de San Francisco antes de acabar em uma das formações do Jefferson Airplane. Phil Sawyer fez uma passagem rápida pelo Spencer Davis Group. Gordon Haskell acabaria se juntando ao King Crimson no final de 1969.

Twice As Much foi um duo formado por Stephen Rose e David Skinner. Recém-saídos da escola, foram vistos e assinaram com a Immediate Records por Andrew Oldham em 1966. A primeira tentativa da banda foi "Sittin' On The Fence" composição de Mick Jagger e Keith Richard, e que teve a participação de Jimmy Page. Vendeu relativamente bem, chegando a No. 25 nas pararads. Isto deu a possibilidade para o lançamento do primeiro disco, "Own Up". O álbum é repleto de composições da dupla. Com ele veio também o segundo compacto, "Step Out Of Line." Este já não vendeu como o compacto de estréia embora também teve sua sessão administrada por Jimmy Page.
Não há nenhum indício de que Page tenha gravado seu terceiro compacto, "True Story", mas suspeitas recaem sobre "Crystal Ball" de 1967, a quarta tentativa do grupo. A banda lançaria pelo selo mais um álbum em 1968, "That's All", tendo a participação especial de Vashti, outro contratado de Oldham. David Skinner reapareceria em 1979 na banda Roxy Music.

A carreira do excelente vocalista Chris Farlowe começou no ano de 1960, porém seria somente depois de assinar com a Immediate Records, trazido por Mick Jagger, que ele viria conseguir na Inglaterra o reconhecimento merecido. Junto com sua banda The Thunderbirds que teve diversas formações, principalmente na segunda metade da década, Chris Farlowe se estabeleceu em um imprtante nome representando rhythm & Blues em pé de igualdade com outro grande do gênero, Eric Burdon, muito embora em comparação, Farlowe teve pouca exposição no mercado americano.
Imagem

Jimmy Page contribuiu para os compactos "Out Of Time", seu lado B, "Baby, Make It Soon", e "Cuttin' In", com lado B "Paint it Black." Essas faixas também podem ser encontrados no álbum "14 Things To Think About Chris Farlowe", que chegou às lojas em maio de 1966. Produzido por Mick Jagger e com arranjos de Arthur Greenslade, os músicos destas sessões foram Jimmy Page na guitarra, John Paul Jones no baixo, Nicky Hopkins no piano e Ronnie Verrell na bateria, além de uma contribuição de Jagger nos vocais de fundo.
Chris Farlowe & The Thunderbirds
Chris Farlowe & The Thunderbirds

Sua banda desta época, The Thunderbirds, participa também de outras gravações, e compreendem Albert Lee na guitarra, Dave Greenslade no órgão, Ricky Charman no baixo e Johnny Wise na bateria. Embora algumas fontes sugerm que Jimmy Page possa ser encontradas também na canção "Moanin'", lançado em 1967, é certo que nesta gravação o guitarrista seja Jim Sullivan.
Albert Lee, que já havia sido preterido por Page em 1962 e 63 quando ainda tocava para Neil Christian & The Crusaiders, iria acabar se tornando um respeitável guitarrista de aluguel, trabalhando para bandas como Heads Hands and Feet e Joe Cocker & The Cock 'n' Bull Band. Montaria sua própria Albert Lee Band em 1975, antes de excursionar com as bandas de Eric Clapton e Emmylou Harris. Outro membro, Dave Greenslade, também teria uma carreira de certo renome fundando as bandas Colosseum e Greenslade.

Curisoso é o nome do escritor Charles Dickens associado a rock 'n' roll. No entanto, um artísta com este nome lançou dois compactos pela Pye em 1965, o primeiro chegando a vender relativamente bem. Charles Dickens era na verdade David Anthony, conhecido fotógrafo de moda tentando sua sorte no mundo pop. Sua banda era composta por Brian Simmons (guitarra) e Brian Davidson (bateria), que já haviam gravados para Decca com o nome The Habits. Davidson, através da Immediate Records, ficaria mais conhecido como integrante do The Nice.
Como Charles Dickens, David Anthony e The Habits seriam contratados pela Immediate Records, lançando em fevereiro de 1966 o compacto "So Much In Love", composição da dupla Jagger-Richard, com o lado B, "Our Soul Brothers TH." Este lado B na verdade é The All Stars de Cyril Davies, sem o Cyril. Jimmy Page participa dos dois lados.

Imagem

Similarmente dificil de localizar são as gravações de Page para Englebert Humperdinck. Sabe-se que tal colaboração existiu, como também a de John Paul Jones e Clem Cattini, respectivamente baixo e bateria. Parece inevitável abrir uma rede bem espalhada de especulação, incluindo assim os seus discos "Release Me" e "Mercury" ambos de 1966, e o auto-intitulado "Engelbert Humperdinck" de 1969. Não foi possivel ainda confirmar em quais canções Jimmy Page efetivamente participa.

O ponto forte deste grupo de Manchester, The Factotums, eram os vocais. Contratados em 1965 pela Immediate Records, lançaram bons compactos que infelizmente nunca venderam o suficiente para poder-se investir em um álbum. O lado B de seu segundo e último compacto pela Immediate, "Can't Go Home Anymore My Love", lançado em 1966, tem Jimmy Page na guitarra. A banda seguiria para os selos Piccadilly, Pye e CBS até sumirem ao final da década.

JPinkerton
JPinkerton

A banda Pinkerton's Assorted Colours foi originalmente formada em 1964 na cidade de Rugby, na Inglaterra, com o nome de The Liberators. Apesar de lançarem um compacto produzido por Shel Talmy, o primeiro hit, "Mirror, Mirror", veio apenas após mudarem de nome. Assinaram com a Decca no final de 1965, a banda agora formada por Samuel Kemp nos vocais e autoharp, Tom Long, depois substituido por Steve James e Tony Newman nas guitarras, Barrie Bernard, depois substituído por Ian Coleman no baixo e Dave Holland na bateria. Em 1966, incapazes de fugir do estigma de banda de apenas um sucesso, mudaram para o selo Pye, e encurtaram o nome para Pinkerton's Colours.
Jimmy Page provavelmente participou de algumas das faixas de seus compactos lançados entre 1966 e 1967. São elas, "Magic Rocking Horse", e "It Ain't Right" de 1966, ainda pela Decca, e "Mum And Dad" e "On A Street Car", lançados pela Pye em 1967. Os próximos lançamentos sairiam já com o nome de The Pinkerton's. O grupo continuaria unido até 1971, porém mudariam de nome mais uma vez, agora para The Flying Machine.
Um de seus números, "Magic Rocking Horse", encontraria vida nova na versão da banda americana Plasticland. Barrie Bernard depois tocou na banda Jigsaw, enquanto Ian Coleman se tornou um DJ para a Rádio BBC de Londres, usando o nome Stuart Colman.

The Bachelors
The Bachelors

Bem mais r&b é The Bachelors, uma banda Irlandesa montada pelos irmãos Conleth. Chegaram na Inglaterra em 1959 como The Harmonichords, mas logo mudaram seu nome e em 1962, assinam com a gravadora Decca. Conseguem produzir seguidos hits anualmente, com canções como "Charmaine" em 1963, "Diane" em 1964 e "Sound of Silence" em 1965.
Jimmy Page participa do álbum "Bachelor Girls" de 1966, embora no momento torna-se difícil especificar em qual canção. A banda continuou com a Decca até 1967, seguindo depois para os circuitos de cabaré onde mantiveram unidos e ativos até 1984.

Tommy Vance foi um DJ que acabou ficando bastante popular depois do fracasso de sua tentativa como artista fonográfico. Sua carreira se limita a dois compactos lançados pela Columbia em 1966. O primeiro, "You Must Be The One" é uma composição da dupla Jagger-Richard, com o lado B "Why Treat Me This Way", foi lançado em setembro. Jimmy Page está envolvido com estas faixas, tocando provavelmente nos dois lados. O segundo compacto de Vance, "Off The Hook", outra composição Jagger-Ricard, com "Summertime" no lado B, possivelmente tenha também a participação do guitarrista.

The Everley Brothers
The Everley Brothers

Os irmãos Don e Phil Everley iniciaram suas carreiras antes da adolescência tocando e cantando violão ao lado do pai, Ike Everley, nas estações de rádio regionais de Iowa, estado americano onde nasceram. Em 1957, Don teve a idéia de dar à canção "Bye, Bye Love" um ritmo a lá Bo Diddley e a transformou em um clássico. Com vários hits, o duo é tão influente no rock quanto Chuck Berry ou Buddy Holly, principalmente na Inglaterra. A principal diferencia é que seu som é essencialmente acústico. É praticamente impossivel conceber bandas como Hollies, Byrds, Mamas & the Papas e tantas outras, se não houvesse The Everley Brothers. Jimmy Page, novamente ao lado de John Paul Jones, trabalham juntos em "Somebody Help Me" e "Hard Hard Year" ambas do LP "Two Yanks In England", de 1966.

Apresentador de TV e comediante, Jimmy Tarbuck assina com a Immediate Records e lança um compacto montado para ele com músicos profissionais. Jimmy Page participa de lados A e B, respectivamente "Someday" e "Wastin' Time."

Imagem

Terry Reid teria primeiro aparecido como vocalista do conjunto Peter Jay & the Jaywalkers em 1964. Todavia somente dois anos mais tarde é que Mickie Most lhe escolheria para investir em sua carreira solo. Seu primeiro lançamento foi "The Hand Don't Fit The Glove" com "Better By Far." Acredita-se que foram nestas sessões que Page e Reid se conheceram. Talentoso cantor e guitarrista, embora Terry Reid sempre tenha sido considerado uma grande promessa, efetivamente nunca aconteceu.
Reid é até hoje lembrado como sendo a segunda escolha de Jimmy Page para vocalista/guitarrista rítmico da nova banda que pretendia formar. Por problemas contratuais, Reid foi obrigado a declinar, mas sugeriu a Page ir ouvir um jovem desconhecido chamado Robert Plant.

Imagem

Cliff Richard é outro que pode gabar de ter em outubro de 1966, Jimmy Page tocando gaita em "Time Drags By." Cliff Richard foi o equivalente a Elvis Presley na Inglaterra na década de cinquenta, com sua banda The Drifters e depoisThe Shadows. Seguiu então em uma carreira solo e é até hoje uma celebridade, extremamente amado e respeitado pelo grande público inglês.

Quando The Merseybeats acabaram em 1964, parte da banda formou o duo The Quotations, outra parte fundou The Merseys, essencialmente um duo de vocalistas tarimbados em fazer harmonias montados por Tony Crane e Billy Kinsley. Em Liverpool, utilizavam os services de The Fruit Eating Bears, formado por ex-membros do The Masterminds como banda. Para o seu primeiro compacto, "Sorrow" com "Some Other Day", lançado em maio de 1966, a banda que os acompanha é formado por Jimmy Page na guitarra, Jack Bruce no baixo e Clem Cattini na bateria.
"Sorrow" agradaria tanto que George Harrison citaria uma frase da canção, "your long blond hair and your eyes so blue" em sua composição "It's All Too Much", lançada pelos BEATLES. Mais tarde, David Bowie iria incluir sua versão de "Sorrow" no disco "Pin-Ups" de 1973. O trabalho do The Merseys também atraiu o interesse de John Lennon que propôs arranjar e produzir uma versão de "I'll Be Back", ideia que acabou nunca se materializando.
A banda acabaria em 1969, após lançar um compacto usando o nome de The Crackers. Crane formaria a banda The New Merseybeats trabalhando no circuito de cabaret enquanto Kinsley veria o sucesso de verdade em 1976 como integrante de The Liverpool Express.

Savoy Brown
Savoy Brown

The Savoy Brown Blues Band surgiu em 1966 e trazia em sua formação original Kim Simmonds, Bruce Portius, Bob Hall, Martin Stone, Ray Chappell, e Leo Manning. Andrew Oldham consegue com que assinem com a Immediate Records, onde gravam para Brian Jones parte da trilha sonora do filme 'A Degree of Murder'. Jimmy Page, que também trabalhou nesta trilha sonora, acaba participando de duas das quatro faixas que Savoy Brown registra para a Purdah Records, gravadora de blues do produtor Mark Vernon. São elas, "I Tried" e "I Can't Quit You Baby", a banda depois seguindo adiante e assinando com a Decca.
Com o nome simplificado para apenas Savoy Brown, produzem uma série de excelentes discos de blues e boogie, com uma rotatividade constante de integrantes nas suas formações. A banda continua excursionando e lançando discos até os dias de hoje.

Uma das mais raras e curiosas gravações realizadas por Jimmy Page possivelmente seja a que ele fez para a firma DeWolf. Esta companhia de entretenimentos se especializa em produzir música incidental para cinema e televisão. DeWolf depois reuniria uma série de temas e lançaria um álbum distribuido exclusivamente para pessoas associadas com a firma, desde empregados até clientes. Em 1966, lançam o décimo álbum da serie, intitulado The Wild One, por uma banda denominada The London Studio Group. Nele, Jim Sullivan e Jimmy Page participam juntos em dois números instrumentais: "March of The Defiant Ones", tema onde as atenções estão voltadas para órgão e gaita, instrumento a cargo de Page. Contudo, o mais interessantes é "Pageing Sullivan" onde os dois guitarristas trabalham juntos complementando tema e solo, tendo como acompanhamento baixo, bateria, órgão e xilofone.

Imagem

Mark Murphy é um conhecido e respeitado jazzista americano cuja carreira começou com um contrato com a Decca em 1956. Depois de gravar um álbum em 1962 com uma banda formada por Clark Terry, Snooky Young, Al Cohn, Bill Evans e Blue Mitchell, aproveitou para focalizar sua carreira na Europa. Gravou principalmente na Inglaterra em 1965 e 1966, respeictivamente para a Fontana e Immediate Records. Foi em seu álbum "Who Can I Turn To?" que Murphy pôde contar com Jimmy Page.

Jeff Beck convida Jimmy Page para assistir e se juntar a banda The Yardbirds, iniciada em 1963, formada então por Paul-Samuel Smith (baixo) e Jim McCarty (bateria), após assistirem apresentações dos ROLLING STONES em Richmond. Foi convidado Anthony 'Top' Topham (guitarra) e Keith Relf (vocais), que por sua vez trouxe Chris Dreja (guitarra). Topham, obrigado a sair da banda por seu pai exigir que completasse os estudos, foi substituído por um estudante alcoólatra chamado Eric Clapton. A banda ganha certa notoriedade dentro de Richmond e assina com a Epic Records. Clapton deixa o grupo em março de 1965 para perseguir um trabalho menos pop e mais enraizado no blues, fonte inspiradora original do grupo. Jimmy Page é procurado mas recusa a vaga, oferecendo seu amigo Jeff Beck, que o substitui e leva the Yardbirds a sua fase mais popular.
The Yardbirds - Jeff Beck, Jimmy Page, Chris Dreja, Keith Relf e Jim McCarty
The Yardbirds - Jeff Beck, Jimmy Page, Chris Dreja, Keith Relf e Jim McCarty

Ao final de uma tarde pouco inspirada, o baixista Paul-Samuel Smith deixa o grupo. Jimmy Page, que por acaso assistia a apresentação naquela noite, se oferece para ficar no baixo enquanto não arrumam outro músico. Acaba permanecendo, trocando de lugar com Chris Dreja, que assume o baixo. The Yardbirds com Jeff Beck e Jimmy Page nas guitarras gravaram apenas três faixas juntos. São elas, "Happenings Ten Years' Time Ago", "Psycho Daisies" e "Stroll On."
Depois, com a saída de Beck, Jimmy Page assume sozinho a guitarra dos Yardbirds, formação que duraria até o fim da banda em 1968. Agora trabalhando com o empresário Mickie Most, muito do material gravado passa a ser com músicos contratados, o que contribui para aumentar o desinteresse dos integrantes em continuar a investir no nome The Yardbirds.
Sob a tutela de Mickie Most, o ano de 1967 produz uma série de sessões executadas por músicos contratados, dentre os quais se incluem John Paul Jones e Jimmy Page, este o único verdadeiro integrante da banda. Lançam "I Remember The Night", "Little Games", "No Excess Baggage", "Only the Black Rose", "Little Soldier Boy", "Puzzles", "Ha Ha Said The Clown", "Ten Little Indians", e a regravação de Bob Dylan, "(Most Likely) You'll Go Your Way (I'll Go Mine)."
Imagem

Ainda assim, houve espaço para algumas coisas com os verdadeiros membros dos Yardbirds. Em abril de 1967 gravam "De Lane Lea Lee" composição coletiva de Page, McCarty e Dreja e "Drinking Muddy Water", composição coletiva de toda banda. Dois meses depois, gravam "Tinker, Tailor, Soldier, Sailor" (McCarty/Page), "Smile On Me", outra composição coletiva de toda banda, e "Stealing Stealing", canção tradicional com arranjo de toda banda.
Em "Glimpses" já se têm experimentações com a guitarra tocada com arco. Outra faixa, "White Summer," composição de Page lançada em julho de 1967, oferece a base do que se tornaria o segundo solo de "Dazed And Confused", versão do Led Zepplein. Falando nela, foi após a primeira excursão americana de 1968 que eles gravaram a sua versão da música original de Jack Holmes, com uma letra alternativa e o título de "I'm Confused" (McCarty/Page/Relf), versão que nunca chegou a ser lançada. Quando chegaram na Inglaterra para gravar, encontraram já praticamente prontas para serem mixadas as faixas "She Move's Through The Fair", "Think About It" e "Goodnight Sweet Josephine", nenhuma delas com a presença de nenhum dos integrantes da banda, exceto Jimmy Page, que participara de todas.
Imagem

Após uma segunda excursão americana ao final do verão, que renderia um disco ao vivo mal gravado, a banda retorna para a Inglaterra e encerra as atividades. Jimmy Page acaba montando uma outra banda para honrar o compromisso de uma excursão dos Yardbirds pela Escandinávia no outono, que já previamente sido marcado. Após estas apresentações a banda mudaria de nome, se tornando o mundialmente famoso Led Zeppelin.
*** 1967 ***
Johnny Hallyday
Johnny Hallyday

O parisiense Johnny Hallyday é sobrinho do artista de variedades francês Lee Hallyday. Começou a carreira ainda menino depois de aprender a tocar violão e violino, sendo utilizado pelo tio em parte de sua apresentação. Se tornou famoso na França após gravar "Let's Swing" em 1961, uma variação bilíngue do sucesso de Chubby Checker's "Let's Twist Again." Chegou a fazer cinema, porém sua carreira deslanchou como roqueiro a partir de 1964, muito embora com pouco sucesso na Inglaterra ou Estados Unidos.
Jimmy Page trabalhou com ele no álbum "Psychedelic", inclusive se envolvendo com os arranjos do material no disco. O álbum tambem deu origem ao compacto "Psychedelic" (Hallyday/Brown/Jones) com "A Trout Cassar" (Hallyday/Brown/Jones) gravado em Londres em setembro de 1967. Esta última seria o título do então próximo filme de Hallyday, servindo evidentemente como trilha. A frase significa 'Quebrando Tudo' como quem diz 'quebrando todas as regras.'
Lançados pela Phillips francesa em outubro de 1967, chamaram muita atenção. "A Trout Cassar" demonstra Page usando sua técnica de solo de guitarra com arco de violino. Tommy Brown e Mick Jones são os diretores musicais de Johnny Hallyday, além de co-autores de várias de suas composições. Brown e Jones estariam envolvidos na década de setenta com a banda Foreigner. Além da França, Johnny Hallyday fez enorme sucesso na África e na América do Sul (inclusive excursionando pelo Brasil), mantendo sua carreira ativa e gravando por mais de trinta anos. Seu álbum de 1968 teria The Small Faces como banda.

Imagem

Brian Jones & Jimmy Page fazem parceria para compor a trilha sonora do filme "A Degree of Murder", infelizmente nunca editada. Embora o filme tenha saído apenas em 1968, estreando no Festival de Cannes daquele ano, as gravações foram realizados entre setembro de 1966 e junho de 1967. Além de Brian Jones e Jimmy Page, o projeto incluía a participação de Nicky Hopkins, Savoy Brown Blues Band e o engenheiro de som Glyn Johns.

Imagem

Ainda enquanto membro dos Yardbirds, Jeff Beck grava para Mickie Most uma faixa que acabaria promovendo a carreira já solo do guitarrista. É lançado em março de 1967, "Hi Ho Silver Lining" (Scott English/Lawrence Weiss) onde o lado B, "Beck's Bolero" (Jimmy Page) conta com Jimmy Page como autor e arranjador desta pérola instrumental. Page ainda toca guitarra rítmica em uma banda completada por John Paul Jones no baixo e Keith Moon na bateria. A faixa reapareceria no primeiro álbum creditado ao The Jeff Beck Group.

Imagem

Outro irlandês, o crooner Val Doonican, também teve Jimmy Page como contribuidor em "Walk Tall" e "Only The Heartache." Doonican apareceu em 1963 no programa 'Sunday Night at the London Palladium', conquistando uma boa parcela dos ingleses com sua música romantica. Teve uma série de hits durante a década de sessenta e setenta, embora nada sequer se assemelha a rock 'n' roll. "Walk Tall" aparece no seu album de 1967, "The World of Val Doonican - Vol. 1".

Jimmy Page também teve oportunidade de tocar com a lenda do blues, o pianistaChampion Jack Dupree. Em 1966, Dupree esteve na Inglaterra e gravou "Calcutta Blues" com John Mayall e Eric Clapton. Desta vez ele grava "Barrelhouse Woman" e "Under Your Hood" com Jimmy Page. O pianista faleceu em janeiro de 1992.

The Dubliners
The Dubliners

Desconhecido mundo afora, porém conhecido na Grã Bretania, a banda The Dubliners de Dublin, Irlanda, começou em 1962 com o nome de The Ronnie Drew Folk Group. Seguem para Londres onde passam a usar o nome The Dubliners, gravando seu primeiro disco ainda no primeiro ano de existência. Porém, nada têm a ver com rock, esta é uma banda de folk tradicional irlandês que continua na ativa até hoje.
A formação original contava com Ronnie Drew (violão e vocalista principal), Luke Kelly (banjo de cinco cordas e vocalista principal), Barney McKenna (banjo tenor, bandolim e vocais), Ciarán Bourke (violão, gaita de boca e vocais), John Sheahan (rabeca, violão, bandolim, concertina) e Bobby Leach (voz e violão). Se tornaram populares quando uma rádio pirata colocou em 1967 o seu então novo compacto "Seven Drunken Nights" na programação, ao lado de músicas de bandas como Mamas & the Papas e JIMI HENDRIX. Foram rapidamente adotados pelo circiuto universitário e depois pelo Reino Unido como um todo. Uma menção sobre Page participando de uma sessão da banda foi encontrada, embora nenhuma indicação específica sobre a música ou mesmo a época.

Durante a excursão americana em 1967, o pessoal do The Yardbirds ficou bastante impressionado comScott McKay, guitarrista que abriu o show da banda em Fort Worth, Texas. McKay é um músico profissional e também tem participações em um sem número de gravações para vários artistas, geralmente na área do Texas. Ao fim da excursão, Jim McCarty acabou produzindo um compacto do Scott McKay com The Yardbirds como sua banda. Gravaram "I Can't Make Your Way" que foi vendida por McCarty para EMI e lançado no mesmo ano na Inglaterra. A gravação é tão difícil de encontrar que já há quem suspeita de se tratar de um boato.
O segundo lançamento com envolvimento de Jimmy Page foi no ano seguinte. Gravado como The Scott McKay Quintet em Texas, McKay manda para Jimmy Page uma fita com sua versão do clássico repertório dos Yardbirds, "The Train Kept A-Rollin'". Page então grava apenas o solo e manda a fita de volta. Esta versão foi lançada nos Estados Unidos em maio de 1968 pelo selo local Falcon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário