4 de dezembro de 2010

As Diversas Sessões de Jimmy Page - Parte 01



As Sessões
1962
Neil Christian & the Crusaders
Neil Christian & the Crusaders

Para o próximo, é certo a presença de Page em “Get A Load of This”, lançado em julho de 1963. Nenhuma destes compactos fizeram qualquer presença nas paradas.
Em 1964 Page voltaria a contribuir em duas canções, “Honey Hush” e “Crusading”, lançados em maio. Depois, apareceria novamente em “I Like It” lançado em abril de 1965. Em 1966, Neil Christian & the Crusaders trocam a Columbia Records pelo selo Strike, onde lançam em março o compacto “That’s Nice” e “She’s Got The Action”, última participação de Jimmy Page com Christian. “That’s Nice” acabou se tornando o grande hit na carreira de Neil Christian, chegando a No.14 na Inglaterra.
Albert Lee mais tarde viria a se tornar um exímio guitarrista de aluguel, trabalhando ainda na década de sessenta para as bandas de Chris Farlowe e Joe Cocker. Se a banda de 1962 tinha na guitarra Albert Lee, na sessão de 1965, o guitarrista dos Crusaders era um jovem chamado Mick Abrahams que dentro de mais alguns anos ajudaria a formar JETHRO TULL  e Blodwyn Pig. Neil Christian, percebendo que fazia mais sucesso na Alemanha, acabaria se mudando para lá de vez em 1967, indo inicialmente com uma banda que incluía Ritchie Blackmore, Ricky Brown e Carlo Little, todos ex-membros da banda The Savages.
O guitarrista amador e engenheiro de som profissional Glyn Johns já conhecia Page por freqüentar seu bairro de Epsom e participar de suas domingueiras de som na casa de Page. Por volta de dezembro de 1962, Glyn convida Jimmy para passar no estúdio onde ele trabalhava. Lá, Glyn apresenta Jimmy a Mike Leander que acabou escalando ele para a sessão de Carter-Lewis & the Southerners, formada pelo duo de compositores John Carter e Ken Lewis. Algumas fontes informam que Page gravaria “Who Told You?” e “Sweet & Tender Romance.” No entanto, outras afirmam categoricamente que a sessão que produziu essas duas canções ficara a cargo de Jim Sullivan. No entanto, ainda em dezembro, Page grava para Carter-Lewis & the Southerners as faixas “Your Momma’s Out of Town.” e “Somebody Told My Girl”.
“Your Momma’s Out of Town” seria lançado apenas em outubro de 1963, surpreendendo muito por chegar a No.1. Page havia no início do ano feito o mesmo feito para a dupla Tony Meehan e Jet Harris, sessão do qual mencionarei em seguida. O fato de Jimmy Page ter conseguido dois hits, fez com que ele passasse a ser visto pelo meio como um cara que dá sorte para as músicas em que participa. A partir de então os convites começaram a chover.
John Carter, Ken Lewis, Viv Prince e Jimmy Page
John Carter, Ken Lewis, Viv Prince e Jimmy Page

Para Carter-Lewis & the Southerners, Jimmy Page participaria ainda de mais algumas gravações. Em agosto de 1963, sai “Skinny Minnie” que tem Page e também pontuaria bem nas paradas de sucesso. Além de compositores, John Carter e Ken Lewis acabariam tornando-se prestigiosos cantores de estúdio formando The Ivy League em 1964. The Ivy League apesar de ter seus próprios lançamentos é mais lembrado por participarem nos vocais de fundo e coro em todos os primeiros discos do The Who.
Mike Leander então apresenta Page para Jet Harris e Tony Meehan, dois renomados músicos, ex-membros da banda The Shadows. Este é considerado em muitos lugares como a primeira sessão de estúdio de Jimmy Page, e de fato é o primeiro em que ele trabalhou com músicos inteiramente profissionais. Embora Page ainda não lesse partitura, sua técnica impressionou o suficiente para este defeito se tornar irrelevante. Page na guitarra estava maravilhado por estar tocando em uma banda montado por duas lendas vivas do rock inglês, Jet Harris e Tony Meehan, respectivamente o ex-baixista e ex-baterista dos Shadows.
Imagem

O resultado foi o instrumental “Diamonds” que se tornaria um hit inglês, chegando a No.1 nas paradas de sucesso. A dupla Meehan e Harris voltariam a trabalhar juntos com sucesso até meados de 1963 quando um acidente automobilístico denegriu consideravelmente a saúde de Harris. Tony Meehan voltaria a trabalhar em promoção de bandas na Decca, função que ele exerceu quando primeiro saiu dos Shadows. Jet Harris depois de recuperado voltaria a gravar e tocar ao vivo, formando a banda Jet Harris & the Diamonds.
1963
Mickie Most
Mickie Most

Com 1963 caminhando em toda sua lucrativa glória, Jimmy grava para uma banda chamada Mickie Most & The Most Brothers. Este é o mesmo Mickie Most que mais tarde viria a se tornar um dos mais importantes produtores da Inglaterra, galgando sucessos para bandas como Herman’s Hermits, Lulu & The Luvvers e Donovan. Porém, entre 1962 e 63, ainda tentando fazer sua carreira como músico lucrar, ele grava com o auxilio do guitarrista Jimmy Page algumas faixas sob uma variação de nomes que vão desde apenas o mais sucinto, Mickie Most para o curioso Mickie Most & The Gear.
Como Mickie Most & The Most Brothers, é lançado em maio de 1963 “Mr Porter” e “Yes Indeed I Do”. Embora Page seja muitas vezes creditado por participar do compacto seguinte, “The Feminine Look” e “Shame On You Boy”, este na verdade é o trabalho de Jim Sullivan. Como Mickie Most, é a vez de “Sea Cruise” e “It's A Little Bit Hot” lançado em dezembro daquele mesmo ano. Seu último compacto sai em março de 1964, com o nome de Mickie Most & The Gear. As faixas são “Money Honey” e “That's Alright.” Todos esses lançamentos contam com a participação de Jimmy Page na guitarra. É provável que a gaita em “That’s Alright” seja tambem de Page. Em um artigo datado de 1965, Jimmy Page teria comentado que o solo em “Money Honey” era o seu favorito até então.
Ainda tem a canção “Night Comes Down” que embora gravada nessa ocasião, acabou ficando de fora e arquivada. O riff desta canção seria reaproveitado por Page na composição “How Many More Times”, repertório do LED ZEPPELIN. Ambas tem como fonte original o riff da canção “Come Back Home” de Howlin’ Wolf.
Mickie Most se tornaria um importante produtor e empresário ao "descobrir" atrações como The Nashville Teens e depois, The Animals. Durante estas sessões para o seu trabalho solo, Most e Page travam uma boa amizade rendendo muito trabalho ao guitarrista quando a carreira do produtor deslancha. Eles se desentenderiam porém em 1967, durante o periodo em que Most cuidava da carreira dos The Yardbirds. Mickie Most fundaria seu próprio selo, RAK em 1969. Sua antiga banda The Most Brothers continha também Alex Murray entre seus integrantes, que se tornaria produtor dos Moody Blues.
Imagem

Brian Poole And The Tremoloes é uma banda de Dagenham, Essex que foi formada em 1959 por três colegas de escola, Brian Poole (vocais), Alan Blakely (guitarra e vocais) e Alan Howard (baixo). Dave Munden (bateria e vocais) e por último Rick Westwood (guitarra) completariam o quinteto.
Em 1962 fizeram um teste para Decca que lhes rendeu seu primeiro contrato. Essa é a banda que Mike Smith preferiu contratar no lugar dos BEATLES. Em 1963, Jimmy Page contribuiu na versão da banda para “Twist And Shout”, a Decca aproveitando do fato que a versão dos BEATLES, embora estando no LP, ainda não havia saído em compacto. No ano seguinte, para o sétimo compacto da banda, a canção “Candy Man” um lado B esquecido de Roy Orbson, voltou a contar com a guitarra de Jimmy Page. O compacto chegou a No.6 nas paradas britânicas. Em 1966, Brian Poole e The Tremoloes se separaram, cada um seguindo suas carreiras, ambos com relativo sucesso.
Brian Howard and The Silhouettes é uma banda de Mitcham em Surrey. Com o que conseguiu produzir entre 1962 e 1964, a média é de um compacto por ano. Jimmy Page participa apenas do segundo,“The Worryin’ Kind” e “Come To Me”, lançado em junho de 1963, pela Columbia. A banda é melhor lembrado pelo sua versão de “Back In The U.S.A” de Chuck Berry, seu último lançamento antes de desaparecerem.
Page gravou em 1963 a canção “Don't You Dig This Kinda Beat”, lado B do único compacto da banda Chris Ravel & the Ravers. Chris Ravel depois seguiu uma carreira relativamente bem sucedida como compositor, usando seu verdadeiro nome Chris Andrews. Ele havia sido ator quando criança e escolhera o nome artiístico Chris Ravel para se distanciar de sua antiga imagem. Novamente como Chris Andrews, grava com o auxilio de Page, os compactos “Yesterday Man” com “Too Bad You Don`t Want Me”, lançado em setembro e “To Whom It Concerns” com “It's All Up To You Now” em novembro de 1965, ambos pela Decca. Em 1966, ele se uniria ao grupo The Fleur de Lys, que também irá receber auxilio profissional de Jimmy Page.
Já The Marauders foi uma banda de r& b de Trent formados por Danny Davis e Bryn Martin nas guitarras, Kenny Sherratt no baixo, e Barry Sargent na bateria. Seu primeiro compacto, “That's What I Want” e “Hey What'd You Say”, fez um relativo sucesso e tem a participação de Jimmy Page. Lançado pela Decca, a canção “That's What I Want” é uma composição da dupla Carrter-Lewis. The Marauders teria ainda outros dois compactos lançados pela Decca antes de migrarem para Fontana. Seu último compacto foi em 1965. Não confundir com outras seis bandas americanas chamadas de Marauders.
Já a banda de Birmingham, Pat Wayne & The Beachcombers, tem a oferecer nesta lista sua versão de "Roll Over Beethoven” segundo compacto da banda lançado pela Columbia em 1963. A banda se chamava Pat Wayne & The Rockin’ Jaymen e foi formada em 1957.
Pat Wayne & The Beachcombers
Pat Wayne & The Beachcombers

Em 1963, com o estouro da Beatlemania, caçadores de talentos inundaram as cidades do norte e do interior. Assim, acabaram contratados porém alguem da gravadora achou que o nome poderia se confundido com a banda Peter Jay & The Jaywalkers então mudaram para The Beachcombers. Formados por Pat Wayne nos vocais, Brian "Monk" Finch e Dario Capaldi no saxofone, Mal Edwards no baixo, Jeff Roberts na guitarra, e Brian Sharpe na bateria, esta banda nada tem a ver com a banda The Beachcombers de Londres que tinha Keith Moon como baterista.
Apesar de Jeff Roberts insistir que o solo seja dele, acredita-se que seja na verdade Jimmy Page. Esta versão de "Roll Over Beethoven” foi gravado no estúdio de Abbey Road e lançado antes da versão dos BEATLES. A banda chegou a lançar outros compactos, todos com vendagem limitada. Pat Wayne deixou o grupo em 1964 continuando uma carreira solo igualmente obscura.
Três meninas de quinze anos de idade vencem um concurso de talentos realizado no Coventry's Orchid Ballroom em Coventry. São elas Georgina Oliver, Pamela Oliver, e Valerie Jones. Assistindo e impressionado, o empresário Larry Page as contrata, grava e depois vende a fita para a Decca. Pelo selo, chegaram a lançar três compactos enquanto ainda frequentavam o científico. Este trio ficou conhecido como The Orchids e seu primeiro compacto "Gonna Make Him Mine" com "Stay At Home," foi produzido por Shel Talmy. Como a maioria das produções Talmy, foi chamado para a sessão seus músicos de confiança, entre estes estando Jimmy Page. O segundo compacto foi o que realmente estourou na Inglaterra. Refiro-me a "Love Hit Me," com “Don’t Make Me Mad.” Este já é menos certo de ter contado com a participação de Page, embora especula-se mais que sim do que não. The Orchids continuariam até meados de 1965, fazendo discos que quem ouve jura tratar-se de um grupo de negras americanas. Não são. São brancas inglesas e seu material, embora não tenha vendido muito na época, é até hoje largamente respeitado pela qualidade.
Imagem

Outro artista descoberto pelo empresário Joe Meek foi Heinz Bert, um alemão morando em Southampton. Meek colocou Heinz inicialmente como cantor dos Outlaws e depois dos Tornados antes de arruma-lhe sua própria banda. Em agosto de 1963 ele estreava com Heinz & The Saints e depois, Heinz & The Wild Boys.
Heinz conseguiu três hits entre 1963 e 1964, todos relativamente bons rocks. The Saints funcionava como sua banda apenas ao vivo enquanto The Outlaws era aquela com quem ele gravava.
Desta maneira, durante 1963 e início de 1964, nas canções “Just Like Eddie”, “Country Boy” e “Long Tall Jack”, ouvimos Heinz nos vocais, Ken Ludgren no violão acústico, Ritchie Blackmore na guitarra rítmica, Jimmy Page na guitarra eletrica e no solo, Chas Hodges no baixo, e Mick Underwood na bateria. Todo este material foi lançado pelo selo Decca.
Em abril de 1964, já como Heinz & The Wild Boys, Heinz lançou pela Columbia o compacto cujo lado A, “Diggin' My Potatoes.” Nesta faixa, temos Heinz nos vocais, Ritchie Blackmore na guitarra rítmica, Jimmy Page na guitarra eletrica com um gargalo de garrafa para soar como uma guitarra haviana, Burr Bailey no órgão, Brian Woods no baixo e Ian Broad na bateria.
A banda acabaria no inicio de 1965 e Heinz continuaria sua carreira se apresentando no circuito de cabarés.
The Zephyrs
The Zephyrs

Jimmy gravou em cinco compactos de uma banda de Finchley chamado The Zephyrs. Seus integrantes são John Hinde no baixo e vocais, John Peeby na guitarra, Mick Lease no órgão e John Carpenter na bateria.
O material gravado entre 1963 e 1964, foi produzido por Shel Talmy. Embora Talmy e Page nada tem com o primeiro compacto da banda que saiu pela Decca, estão trabalhando juntos nos cinco compactos seguintes.
Em agosto viria a sair “I Can Tell” e “Sweet Little Baby.” Já durante o ano de 1964, foram lançados os compactos "A Little Bit Of Soap” e “No Message”, "Wonder What I'm Gonna Do” e “Let Me Love You Baby”, “She's Lost You” e “There's Something About You.” O último, já lançado em 1965, foi "I Just Can't Take It” e “She Laughed,” lançados pela Columbia.
Esta banda não deve ser confundida com outra banda chamado The Zephyrs formada em Stockton em 1956. Mais antiga, continuaram até 1966 quando mudam de nome para The Zephrons, encerrando atividades em 1969. Embora nunca gravaram um disco, participaram de diversos concursos de talentos na televisão e rádio, dos quais ganharam vários. Tampouco confunda estes com a banda americana Zephyr de Denver, Colorado formado por Tommy Bolin em 1967. Zephyr lançou alguns álbuns e encerram atividades em 1972, muito embora alguns membros tentassem reformá-la em 1977.
Houston Wells & the Marksmen é outra banda trabalhada por Joe Meek. A banda foi formado em 1959 com Norman Hull na guitarra, Pete Willsher na guitarra slide, Brian Gill no baixo e Peter Nye na bateria mais Andrew Smith nos vocais. Chamados então de Andy Smith & the Coasters, mudaram para the Marksmen por causa da fama atingida pela banda americana homônima. Quando Joe Meek os leva para a Parlophone, foi decidido que o nome Andy Smith era comum demais, tendo sido criado para ele então o nome artístico, Houston Wells.
O forte deles era o country, que os diferenciava das outras centenas de bandas da época. Em termos de vendagem, o melhor lançamento da banda foi o terceiro compacto "Only The Heartaches", lançado em agosto de 1963 e que conseguiu ficar entre as trinta mais na Inglaterra, e dez mais na Irlanda. Em novembro, lançam “Blowing Wild” com “Crazy Dreams” como seu lado B. Neste está a guitarra de Jimmy Page. The Marksmen e Houston Wells se desentendem durante o fim de uma excursão na Irlanda. Wells iria continuar a gravar para Joe Meek, com seu mercado alvo voltado para a Irlanda. Ele gravaria geralmente usando a banda The Outlaws, embora sob o nome de The Marksmen. Quanto aos Marksmen originais, Pete Willsher se tornou um dos maiores especialistas em country steel guitar do Reino Unido.
The Redcaps
The Redcaps

Outra banda entre os menos lembrados é The Redcaps. Seus integrantes contam com o baterista Alan Morley que viria a tocar com Chicken Shack em uma de suas muitas formações. O guitarrista e vocalista Dave Walker passou por bandas como Savoy Brown, Fleedwood Mac e Black Sabbath. Seu irmão Mick Walker, baixista da banda, se tornou um conhecido comediante. Mick Blythe, o outro guitarrista, sumiu.
Produzidos por Mike Smith, com direção musical de Mike Leander, The Redcaps não ficaram felizes em descobrir que os dois haviam chamado um guitarrista profissional para tocar em seu disco. Jimmy Page é creditado pelo solo de guitarra na canção “Talkin’ ‘Bout You”, clássico de Chuck Berry, fato que Dave Walker contesta, afirmando que o solo é dele. O compacto foi lançado em novembro de 1963 pela Decca.
Existiu outra banda chamado The Redcaps entre 1958 e 1962, que eram bem mais conhecidos. Passaram o ano de 1959 servindo como banda para o já popular baladeiro Cuddley Duddley. Depois acabariam mudando de nome unindo-se ao Johnny Kidd e transformando-se na terceira encarnação dos Pirates no verão de 1961. O nome The Redcaps tem sua origem provavelmente como uma variação para The Blue Caps, a famosa banda de Gene Vincent.
Chris Sandford
Chris Sandford

Chris Sandford é mais lembrado no Reino Unido como DJ da radio pirata Radio Caroline. No entanto, seu inicio foi como ator, chegando a fazer o papel de ‘Walter Potts’ em uma representação televisiva da peça “Coronation Street.” Na história, Walter era um leiteiro que se tornou cantor pop. Sua canção na peça “Not Too Little Not Too Much,” foi lançada como compacto pela Decca em novembro de 1963 e acabou ficando entre as vinte mais tocadas das paradas. Na gravação desta canção, Jimmy Page contribui na guitarra. É incerto que o lado B, “I’m Lookin’”, também tenha a participação de Page, embora seja bastante provável.
Cyrill Davies
Cyrill Davies

Certamente entre os maiores prazeres do primeiro ano de sua carreira como músico de estúdio foi poder gravar para Cyril Davies and The All Stars. Cyril Davies e Alexis Korner são os dois grandes precursores do blues inglês que juntos formaram The Blues Incorporated. Sem os esforços destes dois músicos, dificilmente haveria a tradição de blues elétrico inglês que viria a surgir no decorrer daquela década. Entre sets da banda, costumava-se abrir espaço para artistas iniciantes, que quizessem se apresentar. Por exemplo, foi Alexis quem deu a primeira oportunidade para Brian Jones tocar blues em um palco, e foi Cyril quem convidou Mick Jagger e Keith Richards para fazerem o mesmo, criando a oportunidade para surgir os Rolling Stones.
Ao deixar o Blues Incorporated no final de 1962, Cyril Davies formou os All Stars que contava com Nicky Hopkins, Long John Baldry, Bernie Watson, Ricky Brown e Carlo Little, todos nomes de relativa importância dentro do desenvolvimento do rock inglês.
E entre os sets do All Stars, Jimmy Page e depois Jeff Beck apareceriam regularmente para “brincarem” um pouco. Jimmy Page foi convidado algumas vezes durante o ano de 1963 a se juntar aos All Star, porém Page sabia que como ‘sessionman’ ganhava mais dinheiro do que como integrante de uma banda, muito embora sem nenhuma notoriedade popular. Tambem lhe preocupava a hipótese de voltar a ficar doente após seguidas viagens.
Apesar de Page namorar a idéia de voltar a participar de uma banda, ele comentaria que a morte de Cyril em janeiro de 1964 lhe tirou todo o encantamento de uma apresentação ao vivo. Gravaram apenas um compacto em 1963 onde Page participou do lado B, “Not Fade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário