6 de outubro de 2010

James LaBrie: "nem um pouco triste" pela saída de Portnoy


vocalista James LaBrie, dos gigantes do metal progressivoDREAM THEATER, foi entrevistado na edição de 28 de setembro de 2010 do programa “Used Bin Radio”. Durante a conversa, LaBrie falou sobre seu álbum solo, “Static Impulse”, bem como sobre a recente saída do baterista do DREAM THEATER, Mike Portnoy. Alguns trechos da conversa seguem abaixo (como transcritos pelo BLABBERMOUTH.NET).
DREAM THEATER  está à procura de quê no novo baterista– um cara tecnicamente hábil?
LaBrie: “Oh, com certeza. Quer dizer, isso é o mais importante. Eu posso lhe assegurar que todos esses caras (que estão sendo audicionados para o posto de baterista) são monstros – eles são absolutamente fenomenais. Eles são mais do que capazes de tocar tudo que o DREAM THEATER já fez – do início até o que estamos fazendo agora. Então eles são mais do que capazes, tecnicamente falando. São de assustar. Então o que estamos procurando? Estamos buscando algumas coisas. Queremos ter certeza de que essa pessoa pode absorver e representar completamente tudo o que o DREAMT THEATER é no que diz respeito à bateria e à atitude, personalidade e química; esses pontos têm de estar lá. Esses caras (que estão sendo audicionados) são mais do que capazes de tocar as músicas e nos deixar embasbacados com suas habilidades técnicas, mas estamos procurando pelo cara que tem a química e a personalidade certas – até mesmo tipo certo de comportamento na bateria. E ele tem que ter a visão correta e nós temos que nos sentir confortáveis com ele. E esses são na verdade os ingredientes que esses caras têm que ter”.
Você está triste, James? Quer dizer, essa é uma mudança gigantesca no mundo do DREAM THEATER e do rock progressivo. É um imenso terremoto.
LaBrie: “Quer saber?! Não estou nem um pouco triste. Vou ser sincero com você. Acho que todo mundo deve saber que têm quatro caras na banda que estão... Nós estamos animados, estamos realmente ansiosos pelo próximo capítulo. E acho que uma das coisas que todo mundo tem que lembrar de verdade é que há quatro caras mais do que capazes aqui. Estamos todos extremamente... Eu sei que está todo mundo por aí dizendo ‘Puta merda, esse cara está se achando ou o quê? Mas eu quero dizer as coisas como são. Há quatro pessoas muito capazes na banda, e todos nós temos talento e sabemos o que estamos fazendo, e somos capazes de fazer tudo, manter o DREAM THEATER exatamente como tem sido, levá-lo a um outro nível, navegar em águas desconhecidas... Então não, não estamos desanimados. Eu garanto a vocês que nenhum de nós está desanimado. Na verdade, estamos muito animados e com pensamentos positivos”.
O contato com os fãs do DREAM THEATER tem sido feito principalmente por Mike. Então como isso está sendo feito agora? Foi dividido ou um cara tipo de toma conta de tudo?
LaBrie: “Com certeza, está dividido. Foi dividido e todos nós sabemos que agora temos que ser parte disso. E vai ser assim. Seremos todos nós em contato com nossos fãs. Seremos todos nós nos certificando de que aquela interação corpo-a-corpo continue constantemente e consistentemente; Estamos prontos pra isso. Até já começamos – estamos presentes em vários websites, estou no Twitter e estou conversando muito com as pessoas dizendo como as coisas estão indo e o que está acontecendo com meu material solo, o que está acontecendo no que diz respeito do DREAM THEATER”.
Então isso significa que no futuro do DREAM THEATER veremos muitas entrevistas com John Myung (baixo)?
LaBrie: “Quer saber, acho que sim.”
Eu nem sabia que ele sabia conversar... Sinceramente....
LaBrie: “Nem nós. Mas ultimamente ele tem se envolvido muito e tem sido como um farol para nós, porque ele está lá dizendo ‘Estive pensando sobre tal coisa,’ e isso é revigorante.”
Você pode ouvir o programa “Used Bin Radio” na íntegra com a entrevista de LaBrie clicando no player de áudio abaixo:
Portnoy, que está atualmente em turnê como baterista do AVENGED SEVENFOLD, disse sobre sua decisão de sair do DREAM THEATER: “Por favor, acreditem em mim. Esta não foi uma decisão precipitada... É algo com a qual eu tenho lidado durante mais de um ano... Após ter tido tantas experiências incríveis tocando com o HAIL!, TRANSATLANTIC e AVENGED SEVENFOLD no ano passado e durante este ano, eu tristemente cheguei à conclusão de que recentemente me diverti mais e tive melhores relações pessoais com esses outros projetos do que eu venho tendo com o DREAM THEATER”.
Portnoy acrescentou: “Eu amo os caras do DREAM THEATER de coração e tenho uma longa história, uma amizade e uma ligação incrivelmente profunda com eles – só acho que temos uma séria necessidade de um tempo”.
O baterista disse que “o ritmo de composição/gravação/turnê de quase 20 anos do DREAM THEATER” foi a principal razão de sua decisão. Ele disse que queria um “tempo”, não uma “separação”, mas que a banda decidiu seguir em frente sem ele.
Portnoy acrescentou em um post separado no Facebook que sua atual turnê com o AVENGED SEVENFOLD não tem nada a ver com sua saída do DREAM THEATER, escrevendo: “Eles estão tão chocados quanto vocês”.
O AVENGED SEVENFOLD recrutou Portnoy para tocar em seu novo álbum, “Nightmare”, após a morte do baterista da banda, James “The Rev” Sullivan, em dezembro do ano passado. Portnoy era o baterista favorito de Sullivan.
DREAM THEATER disse em um comunicado: “Todos nós no DREAM THEATER desejamos de coração a Mike o melhor em sua jornada musical. Temos uma longa e significativa carreira juntos. Esperamos de verdade que ele encontre todo o que procura, e que ele alcance a felicidade que merece. Ele fará falta”.
O DREAM THEATER abriu os shows do IRON MAIDEN na turnê Americana que teve início em 9 de junho, em Dallas, Texas, e terminou em 20 de julho, em Washington D.C.
O penúltimo álbum do DREAM THEATER, “Systematic Chaos”, vendeu 36 mil unidades na semana de lançamento nos EUA em 2007, estreando na Billboard 200 na 19ª posição. “Octavarium”, de 2005, vendeu 27 mil cópias na semana de lançamento, estreando na 36ª posição.
Além da versão comum do CD, o décimo álbum de estúdio do DREAM THEATER, “Black Clouds and Silver Linings”, também foi disponibilizado em vinil, bem como numa edição especial com três CDs, que inclui o álbum na íntegra, um CD contendo as músicas do álbum somente com mixagem instrumental e mais um CD com seis covers.
Fonte desta matéria (em inglês): Blabbermouth.Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário