27 de agosto de 2010

U2: show da banda na Rússia acaba em prisões

De acordo com informações do site R7, a primeira apresentação do U2 em solo russo nesta quarta-feira (25) sucedeu uma grande confusão que terminou em prisões de ativistas.

Um militante do Greenpeace chamado Ivan Blokov foi quem reportou o episódio à agência de notícias AFP. Ele contou que a polícia russa evacuou as tendas de campanha do Greenpeace e da Anistia Internacional e prendeu várias pessoas. "As tendas de campanha da Anistia Internacional, do Greenpeace e da The One Campaign (dedicada ao combate à Aids) foram evacuadas pela polícia, que não autorizou os ativistas a coletarem assinaturas ou falarem com as pessoas. Vários militantes da Anistia foram detidos", disse Blokov. Segundo o ativista, os organizadores do show teriam autorizado a sua iniciativa.

Imagem

Por outro lado, a polícia afirmou que os manifestantes foram levados à delegacia apenas para uma conversa profilática e disse que ninguém foi preso. "Explicamos a eles que os shows e as ações políticas são duas coisas diferentes, ninguém foi detido", disse um policial local em entrevista à agência de notícias Interfax. O show, assistido por cerca de 80.000 pessoas, teve a participação do cantor anti-Kremlin Yuri Shevchuk, do grupo de rock russo DDT. O vocalista é conhecido em seu país pelos seus posicionamentos contra o governo.

Antes do encontro de Bono com o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, nesta terça (24), Shevchuk e outros artistas russos, além de ecologistas e defensores dos direitos humanos, já haviam pedido ao líder do U2 para que chamasse a atenção do presidente para as violações das liberdades na Rússia.

Fonte desta matéria: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário