17 de julho de 2010

Kid Vinil: "o Dia Mundial do rock só existe no Brasil"

O músico, radialista e ex-VJ KID VINIL, escreveu em sua coluna no Yahoo! sobre o Dia Mundial do Rock. Confira abaixo alguns trechos da matéria.

Foi comemorado o Dia Mundial do Rock aqui no Brasil, mas vocês sabiam que essa data só é celebrada em nosso país? Sim, meus caros, isso foi invenção de brasileiro, graças à frase dita por Phil Collins há 25 anos durante o Live Aid, aquele megaconcerto que aconteceu no dia 13 de julho de 1985 em prol do fim da fome na Etiópia.

Idealizado por Bob Geldof, o festival foi transmitido simultaneamente a partir de Londres (Inglaterra) e da Filadélfia (EUA), além de Tóquio (Japão) e Melbourne (Austrália) com shows de The Who, Dire Straits, Led Zeppelin, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, U2, Phil Collins, Eric Clapton, Black Sabbath e Paul McCartney.

O que aconteceu realmente foi que ninguém lá fora levou a sério a ideia de Phil Collins ao decretar dia 13 de julho o Dia Mundial do Rock. Impressionados com o megaevento, duas rádios paulistanas que se intitulavam roqueiras (89 FM e 97FM) resolveram levar em frente o desejo de Phil Collins e anualmente passaram a comemorar a data, que acabou se tornando o Dia Brasileiro do Rock. Mais tarde, essas mesmas rádios tornaram-se “traidoras do movimento” e hoje tocam os batidões e derivados da dance music e entopem suas programações com execuções repetidas daquela musiquinha do Black Eyed Peas e de remixes de Lady Gaga, por exemplo.
Leia a matéria na íntegra no link abaixo.

Fonte desta matéria: Yahoo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário