17 de julho de 2010

Hoje na história do Rock Brasileiro - 17/07

ATENÇÃO - 1947: Nasceu, em Niterói (RJ), Ronaldo Lindemberg Von Schilgen, o cantor, compositor, escritor e apresentador Ronnie Von. A partir de 1964, influenciado por Beatles, passou a se apresentar em programas de rádio. Dois anos depois ganhou um programa seu chamado O Pequeno Mundo de Ronnie Von, pela TV Record. Também era conhecido pelo apelido Pequeno Príncipe e foi um dos sex-simbol da Jovem Guarda. Entre seus sucessos estão “Pequeno Príncipe”, “A Praça” e “Escuta Meu Amor”. Ronnie Von foi precursor do rock psicodélico no Brasil e um dos primeiros a falar e tocar Beatles por aqui. Foi dele a sugestão de colocar o nome Os Mutantes na banda de Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias.


ATENÇÃO - 1967: Foi realizada, em São Paulo, a “marcha contra as guitarras elétricas”, como ficou conhecido o protesto de músicos ligados à MPB contra o que definiam como “a invasão da música estrangeira”. Participaram da passeata Elis Regina, Jair Rodrigues, Edu Lobo, Geraldo Vandré, MPB-4, Chico Buarque de Hollanda, Gilberto Gil e outros cantores, compositores e fãs. A passeata saiu do Largo São Francisco, no centro da cidade, e seguiu até o Teatro Paramount.


- 1975: Entre os dias 17 e 18 uma enchente assolou Recife. A gravadora Rozemblit, responsável pela gravação e lançamento do clássico disco Paêbiru, de Lula Cortês e Zé Ramalho, ficava em um dos bairros atingidos pela grande chuva. Das mil cópias prensadas apenas 300 se salvaram, deixando o disco ainda mais cultuado. Dele participaram grandes nomes da cena recifense como Robertinho do Recife, Alceu Valença, Marconi Notaro, Laílson e Zé da Flauta.


- 1996: Os Replicantes fez o show de lançamento do disco ao vivo no Bar Opinião, em Porto Alegre (RS). Os destaques são “Go Ahead”, “Pra Ver Se Eu Conseguia”, “Surfista Calhorda” e “Nicotina”.


- 1999: Cássia Eller lançou o disco Com Você… Meu Mundo Ficaria Melhor. Os destaques são “O Segundo Sol”, Gatas Extraordinárias” e “Pedra Gigante”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário