8 de abril de 2010

Jeff Beck: músico admite ter medo de novos guitarristas




O guitarrista britânico Jeff Beck insiste em dizer que nunca gravou um bom álbum – e diz que tenta evitar ouvir novas músicas no caso de um guitarrista talentoso o superar.

Seu novo álbum “Emotion and Commotion” será lançado no dia 12 de abril, e além de contar com uma orquestra, também conta com a colaboração da cantora Joss Stone na regravação de algumas músicas clássicas.

Mas, apesar de já possuir boas resenhas, Beck diz que o processo de gravação serve para irritá-lo. “Eu ainda nem cheguei perto de fazer um grande álbum. Mas álbuns são um incômodo - porque são uma mentira. A única que ainda reina é a apresentação ao vivo.

É a experiência sobre a resposta das pessoas. Você precisa de um bom amplificador e um bom músico, e é isso. Então você está mais perto de revelar o que você está tentando dizer.

E o computador é como um frame de Zimmer (Hans Zimmer, compositor famoso por fazer trilhas de filmes). Você toca uma nota e você pode fazer um álbum inteiro com isso. É conveniente, mas não é real - onde está a música?"

A afirmação de Beck "um bom amplificador e um bom músico" é a principal razão pela qual ele admite não ouvir muito rock ou metal – mas também há outro motivo pra isso: ele está com medo de ficar muito impressionado com o trabalho de algum outro guitarrista.

Ele explica: “Eu sou um pouco tímido na parte de escuta. Eu não gosto de heavy metal comercial. Há muitos amplificadores e altos volumes. É apenas um assalto aos nossos ouvidos.

Guitarras velozes me deixam fisicamente chateado - você pensa em todas as sutilezas que foram construídas para a guitarra e os amplificadores, e descobre que são completamente cobertas por uma tortura de efeitos. A guitarra não precisa disso.

E eu não quero ser golpeado por nenhum grande novo guitarrista. Jack White me impressionou - o WHITE STRIPES em plena atividade era como LED ZEPPELIN.”

Fonte desta matéria (em inglês): Nightwatchershouseofrock

Nenhum comentário:

Postar um comentário