4 de setembro de 2011

Power Metal: o gênero seria antecessor da N.W.O.B.H.M?


Para a opinião comum, ou diria eu, o senso comum dentro do universo do Heavy Metal, o estilo musical teve seu inicio no final dos anos 60 e inicio dos 70 com o aparecimento de bandas como Led Zeppelin, Blue Cheers e o Black Sabbath, segundo inclusive o documentário do antropólogo norte-americano Sam Dunn "Metal - A Headbanger's Journey'". Explorando uma sonoridade e abordagem mais agressiva dentro do Rock, com letras mais criticas e que exploravam algumas vezes também o universo da Fantasia e do lúdico. Até ai tudo bem.
Mas, no caso é de praxe "assumir" também que a evolução do Heavy Metal iniciado pelas bandas já citadas veio com a N.W.O.B.H (New Wave of British Heavy Metal), movimento de extrema importância para o metal surgido na Inglaterra com bandas como Iron Maiden, Diamond Head, Saxon e Grim Reaper, e que ajudaram a popularizar e concretizar de fato o termo "Metal". É exatamente ai que entra o meu questionamento. Realmente foram bandas que trouxeram elementos mais variados ao gênero, tanto do ponto de vista estético (o público Headbanger surgiu, enquanto movimento veja bem, nesta época, começando a utilizar camisetas e utensilios que simbolizavam e representavam o próprio universo do Heavy Metal) como no aspecto musical (melodias mais complexas, letras com temáticas mais variadas, o aparecimento de arquétipos... etc). Estéticamente acredito que seja unãnime a aceitação do N.W.O.B.H.M como a "evolução" direta do "Heavy Metal" dos anos 60/70. Mas será que musicalmente já não existiam bandas no correr da década de 70 que transformaram e desenvolveram o gênero?
É ai que, na minha opinião, entra bandas como o Rainbow. Muitos gostam de falar do PUNK como o estilo musical que explodiu no meio dos anos 70 e que o Metal ressurgiu nos anos 80 para salvar o Rock das "músicas de três acordes". Na realidade, o Heavy Metal foi se desenvolvendo no mesmo ritmo que o PUNK, talvez não com tanto sucesso na época, mas foi. Pegando como ponto a discussão central do texto, se a pergunta "Quando o Power Metal enquanto vertente do Heavy Metal surgiu?" fosse feita aposto que a grande maioria dos fâs de Metal diriam que foi nos anos 80 com o Helloween. E é ai que entra novamente oRainbow...
Rainbow é uma banda composta e criada nos anos 70 inicialmente por Ronnie James Dio, Ritchie Blackmore, Micky Lee Soule, Craig Gruber e Gary Driscoll no ano de 1975, e que foi mudando sua formação com o passar do tempo. A banda gravou albuns fantásticos como "Rising" de 1976 e o "Long Live Rock'n' Roll" de 1978. É percebendo a sonoridade das músicas destes álbuns que pretendo lançar uma discussão, provocação ou polêmica. Acredito que praticamente TODOS (literalmente) os elementos do Power Metal enquanto estilo músical estão presentes em músicas como "Stargazer", "Kill the King" e "Gates of Babylon". As letras épicas, os vocais potentes e agudos, a velocidade dos solos de guitarra em parceria sonora com os teclados, a bateria com os bumbos e o andamento em si são similares. Seriam apenas "indícios sonoros de um futuro gênero do Metal" se estas músicas fossem secundárias na discografia do Rainbow, mas não, são as principais e mais marcantes.
Com estas observações lanço uma pequena tese, a de que o Rainbow não é uma banda de Hard Rock, e sim de POWER METAL, pelo menos a formação com o Dio nos vocais. Com isso poderia-se inferir que o Power Metal não surgiu com o Helloween e que o mesmo (Power Metal) é, vamos dizer assim, mais clássico ou antigo que a NWOBHM, que o Thrash Metal e o DEath Metal por exemplo. Até mesmo o Scorpions pré-anos 80 - pois depois literalmente se tornou uma banda de Hard Rock - tem muita influência deste estilo, como nas épicas "Speedy is Coming" e "Fly to the Rainbow" de 1974 (antes do aparecimento do movimento Punk). O objetivo aqui não é afirmar literalmente isso, mas lançar uma proposta de discussão para a comunidade.
Só reiterando aqui que não se trata, e alguns podem até dizer isso, de rotular estilos, sendo que tudo seria Heavy Metal e acabou, ponto final. Na verdade não é bem assim e o que se propõe é fazer uma CLASSIFICAÇÃO, o que é bem diferente de um RÓTULO. Há de se levar também em consideração que o Heavy Metal foi se diferenciando e se complexificando sim com o passar do tempo e nas mais diversas localidades. Afinal, o som do Stratovarius não é o mesmo do Gorgoroth, e muito menos do Cannibal Corpse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário