24 de agosto de 2011

I'm With You - Red Hot Chili Peppers - I'm With You



Imagem
O novo guitarrista do grupo, Josh Klinghoffer, surge de forma sutil no trabalho. As músicas sentem falta da guitarra funkeada e lisérgica de Frusciante, e o resultado é um “buraco” constante nas composições. As faixas, de maneira geral, estão ainda mais centradas no baixo de Flea, um dos maiores instrumentistas de sua geração. Em algumas abanda acerta a mão, mas esse fator faz com que tudo acabe soando um pouco repetitivo demais. Essa percepção fica ainda mais forte devida à irritante mania de Anthony Kiedis de repetir praticamente a mesma linha vocal em todas as faixas aceleradas, transmitindo a sensação de que estamos sempre ouvindo a mesma música.
Há, claro, boas composições, afinal estamos falando de uma das bandas mais influentes e importantes dos últimos vinte anos. A ensolarada “Monarchy of Roses” abre o disco com o pé direito. A grudenta “Factory of Faith” é um destaque imediato, assim como “Brendan's Death Song”, prima distante da clássica “Breaking the Girl”. O ótimo single “The Adventures of Rain Dance Maggie” mostra a banda em grande forma, enquanto o funk de “Ethiopia” irá agradar sem maiores esforços os fãs das antigas. Os trompetes de “Did I Let You Know” também são um destaque, dando um clima latino delicioso para a música.
O quarteto tenta sair de sua zona de conforto em algumas faixas, como em “Even You Brutus?” e “Police Station”, onde explora um caminho totalmente diferente do balanço frenético habitual. Nelas é possívelouvir um Red Hot Chili Peppers mais suave e um tanto contemplativo, como que analisando o passado e definindo os novos caminhos que pretende seguir no futuro.
De modo geral, "I'm With You" é um disco apenas mediano, abaixo do que se espera de uma banda como oRed Hot Chili Peppers. Infelizmente, o problemático John Frusciante faz muita falta, e isso é evidente para qualquer um. Vai vender como água e emplacar alguns singles, mas Kiedis, Flea e Chad Smith precisam se entender melhor com Klinghoffer para que essa formação, e a própria banda, sobrevivam e sigam em frente. Se isso não acontecer nos próximos discos, o grupo suportará um novo retorno de Frusciante?
Clique aqui para ouvir a faixa "Factory of Faith".
Faixas:
1. Monarchy of Roses
2. Factory of Faith
3. Brendan's Death Song
4. Ethiopia
5. Annie Wants a Baby
6. Look Around
7. The Adventures of Rain Dance Maggie
8. Did I Let You Know
9. Goodbye Hooray
10. Happiness Loves Company
11. Police Station
12. Even You Brutus?
13. Meet Me at the Corner
14. Dance, Dance, Dance

Nenhum comentário:

Postar um comentário