29 de junho de 2011

Quantum Catastrophe - Brain Drill

Prepare-se para conhecer um outro patamar de brutal technical death metal. Ainda pouco conhecida no Brasil, a Brain Drill é uma verdadeira agressão em forma de harmonia, melodia e muita velocidade. São americanos, como o grande Hate Eternal. Aliás, as duas bandas estão pau a pau na competência, mas seus estilos de música extrema e técnica diferem. Aqui, a Brain Drill apresenta um nível mais profundo nesse último quesito. Sim, o virtuosismo impera no grupo.





Imagem
O que ocorre em “Quantum Catastrofe” é uma porrada de riffs monstruosos, arranjos absurdos e bateria quase irreal, tudo regado a muita rapidez. IMPRESSIONANTE!
Dêem uma sacada já no comecinho do CD, na primeira música – “Obliteration Untold” – e fiquem perplexos com a “brincadeirinha” que o baixista faz na introdução. Já terão uma ideia do quão doente é o som desse quarteto. De resto, palhetadas a milhão, mas claro, feitas por quem domina o instrumento. E olha que nem entrei nos méritos dos solos, hein? Talvez seja melhor não falar deles. Questão de segurança para o coração. Quase inacreditável.
E a violência não para um segundo sequer. Impossível destacar qualquer música. Aliás, lembram-se do que foi dito na resenha do Hate Eternal  em relação à música “Art of Redemption”? Pois bem, aqui, ocorre o mesmo. Em inúmeras passagens, a rifferama é tão aguda e brutal que, assim como na tal canção da banda de Erik Rutan, lembra as musiquinhas eletrônicas de joguinhos 8 bits. Fantástico!
A capa do trabalho é bem típica do gênero, mas nem por isso desmerece elogios. Uma ilustração maravilhosa. Letras? Um resumo do fim dos tempos. E com um detalhe até curioso: não abordam o tema religião no play. Uma exceção, quem diria!
Qualidade de produção cristalina. Peso na medida ideal, nada fora do lugar.
Existem grandes outras bandas que fazem um som complicado, como a citada Hate Eternal, Criptopsy, ou Cephalic Carnage, mas na boa, esse conjunto aqui vai além. A complexidade das composições espanta, e o resultado final ficou, tinha que ficar, praticamente perfeito.
Outra coisa que prende a atenção é o fato da estrutura dentro de cada música quase não se repetir. Repito: I-M-P-R-E-S-S-I-O-N-A-N-T-E! Brain Drill: essa veio para marcar o underground.
Para não deixar a curiosidade carcomendo vossos corpos, eis uma ótima demonstração da habilidade da Brain Drill no clipe “Beyond Bludgeoned".
1. Obliteration Untold
2. Beyond Bludgeoned
3. Awaiting Imminent Destruction
4. Nemesis of Neglect
5. Entity of Extinction
6. Mercy to None
7. Monumental Failure
8. Quantum Catastrophe
Brain Drill – Quantum Catastrophe
Metal Blade Records – 2010 – Estados Unidos
http://www.myspace.com/braindrill

Nenhum comentário:

Postar um comentário