Todo mundo adora odiar rótulos. Milhares de pessoas bradam aos quatro ventos que rótulos servem apenas para limitar a arte, mas ao mesmo tempo, dizem com orgulho que amam rótulos como rock e/ou metal. Partindo da premissa de que rótulos são importantes para a subdivisão deste estilo variado e fascinante que é o rock 'n' roll, abordarei aqui alguns subgêneros ou movimentos musicais que, bem sucedidos ou não, conseguiram deixar sua marca no estilo. E o rótulo do dia é: Madchester!

Happy Mondays
Já a principal referência, a nível de sucesso, atende pelo nome The Stone Roses (foto), banda cultuada até hoje em qualquer "rodinha indie" que se preze. Curiosamente, a trupe do vocalista Ian Brown teve uma carreira tão meteórica quanto o movimento Madchester em si, apesar de ter influenciado muita gente nos últimos 20 anos.

The Stone Roses
Vale destacar ainda as bandas James, The Charlatans (foto) e Blur, que lançaram obras notáveis de Madchester, antes dos seus momentos de glória como representantes do Brit Pop. Em álbuns como "Some Friendly" (The Charlatans) e "Leisure" (Blur), temos uma boa idéia da sonoridade do Madchester em seus últimos dias de vida...

The Charlatans
Infelizmente, o Madchester teve uma vida curta, provavelmente devido a certa repetitividade estrutural de suas músicas, além da considerável indiferença dos roqueiros alternativos quanto a sons "alegrinhos" em geral. Mas, se você curte um bom rock britânico, vale a pena conferir este movimento tão influente e singular. Escute com atenção, e não se esqueça de dançar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário