4 de maio de 2011

Remember That Night: Live at the Royal Albert Hall - David Gilmour


A carreira solo de David Gilmour tem apresentado uma qualidade que beira o sublime. Apesar de não tão conhecidos como seus trabalhos ao lado do Pink Floyd, seus três discos estão encharcados de ótimas composições, que, em muitos aspectos, anteciparam e deram continuidade à sonoridade que Gilmour vem explorando no Pink Floyd desde que tomou as rédeas do grupo, a partir de "A Momentary Lapse Of Reason", de 1987.



Imagem

Dono de um estilo único, que faz com que a audição de uma mera nota já identifique um solo seu, David Gilmour comprova essa constância criativa no DVD "Remember That Night - Live at the Royal Albert Hall", lançado em 2007 e gravado na lendária casa londrina. Acompanhado por uma banda repleta de feras, onde destacam-se o guitarrista Phil Manzanera (Roxy Music), o tecladista Richard Wright (outro ex-Pink Floyd), o saxofonista Dick Parry (outro chapa das antigas, com participações em álbuns clássicos como "The Dark Side Of The Moon" e "Wish You Were Here") e o baixista Guy Pratt (The Transit Kings, Bryan Ferry), Gilmour repassa sua carreira, tanto solo como ao lado do Pink Floyd, em um lançamento absolutamente impecável.
Extremamente bem produzido, entregando imagens belíssimas que valorizam ainda mais o mítico Royal Albert Hall, "Remember That Night - Live at the Royal Albert Hall" traz um repertório que une velhos cavalos de batalha a algumas faixas raramente executadas ao vivo. No primeiro bloco, temos versões irretocáveis de clássicos como "Speak To Me", "Breathe", "Time" e "Wish You Were Here", enquanto o segundo segmento traz músicas como "Smile", "Fat Old Sun", "High Hopes" e "Echoes".
A participação de David Crosby e Graham Nash nos backing vocals de "On an Island", "The Blue", "Shine On You Crazy Diamond" e "Find The Cost Of Freedom" (bela homenagem a capella de Gilmour à dupla, nessa faixa gravada originalmente pelo Crosby, Stills, Nash & Young) confere doses maiores de sensibilidade a canções que já eram originalmente belas. A participação do lendário Robert Wyatt (Soft Machine) tocando trompete em "Then I Close My Eyes" é tocante, com o veterano músico, hoje paraplégico, levando parte do público às lágrimas.
Um dos principais momentos do DVD ficou reservado para o seu final, com David Bowie subindo ao palco para cantar dois dos maiores clássicos do Pink Floyd, "Arnold Laine" e "Comfortably Numb". Bowie dá a sua interpretação característica a essas duas músicas, principalmente para "Comfortably Numb", fazendo-a soar renovada e mostrando o quanto essa canção, lançado originalmente no álbum "The Wall", ainda soa forte e atual.
O disco dois de "Remember That Night - Live at the Royal Albert Hall" traz inúmeros e interessantíssimos extras, com destaque para a execução de faixas raras ao vivo, como "Wot´s ... Uh The Deal" (do álbum "Obscured by Clouds", de 1972) e "Dominoes", canção de Syd Barret presente no álbum "Barret", lançado pelo "crazy diamond" em 1970. Há também o longo documentário "Breaking Bread, Drinking Wine", mostrando os preparativos para o tour, onde um dos melhores momentos é o encontro entre David Gilmour e Roger Waters nos corredores do estúdio onde as bandas de ambos ensaiavam lado a lado, em uma coincidência divina e que mostra a evidente tensão entre os dois. O disco é completado por um making of de "On an Island", último trabalho de Gimour, e que, aliás, marca presença com várias faixas no set list, mostrando o quão consistentes são suas composições.
Merece menção também o impecável tratamento gráfico do material, com embalagem digipack e luva protetora, além de encarte e legendas em português em todo o disco, desde o show até os extras.
"Remember That Night - Live at the Royal Albert Hall" é um DVD excepcional, daqueles itens que toda pessoa que gosta de música tem que ter em casa, em destaque na sua estante. Vale o investimento, e com sobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário