6 de abril de 2011

Régis Tadeu: o que Maiden, Kiss e AC/DC deveriam tocar


Em matéria de sua coluna no Yahoo!, Régis Tadeu questiona por qual motivo bandas famosas não fazem turnês com "lados b", confira um trecho:
A recente – e milionésima – passagem do Iron Maiden  aqui pelo Brasil e uma entrevista com o batera Eric Singer, do Kiss  – que revelou encher o saco do Paul Stanley e do Gene Simmons o tempo todo para tocarem canções menos manjadas da banda -, foram as principais fontes de inspiração para o que você vai ler a seguir. Trata-se de uma pequena elucubração a respeito do desânimo que certas bandas eartistas causam na gente por conta de um problema crônico: o mesmo repertório de sempre em seus shows.
É inacreditável como existem bandas que há anos vem mostrando o mesmíssimo setlist em suas apresentações ao vivo, trocando apenas uma ou duas músicas para que o seu novo álbum possa ser divulgado. A desculpa é sempre a mesma: “nosso público quer ouvir os grandes clássicos”, “as pessoas querem ouvir as canções de sempre”, “não podemos deixar de lados as canções que as pessoas querem e ouvir” e mais uma infinidade de desculpas esfarrapadas. Na verdade, é uma mistura de preguiça para ensaiar velhas e “obscuras” canções, comodismo indolente, estratégias de marketing envelhecidas e falta de ousadia. Isto sem contar a escolha de repertório baseada nos clipes que passavam nas MTVs da vida, algo muito mais corriqueiro do que você possa imaginar. Tem gente até que não muda nem a ordem as músicas durante as turnês…
Alguns grupos e artistas, já percebendo que o desânimo de seus fãs começou a refletir nas vendas de ingressos, inventaram de apresentar alguns de seus discos considerados “clássicos” na íntegra, com resultados até que interessantes em muitos casos, mas que revelam, por outro lado, como estes determinados álbuns muitas vezes envelhecem mal quando recriados por músicos que não participaram das gravações originais. Além disto, o próprio conceito de “álbum clássico” gera controvérsias, pois nem sempre a opinião do público bate com aquela que é decidida entre os músicos e os empresários.
Veja no link abaixo o resto do artigo, incluindo as sugestões de Régis para o setlist do IRON MAIDENKISSAC/DC.
Versão completa desta matéria: Site Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário