15 de março de 2011

Destemido Walace - Destemido Walace

Embora o cenário underground brasileiro venha revelando uma série de bandas quase que diariamente, são poucos os nomes que efetivamente se destacam pela originalidade de suas propostas. Na contramão dessa tendência viciosa, os cariocas do DESTEMIDO WALACE mostram muita personalidade em unir o rock n’ roll às influências do teatro e da poesia na sua música. A demo auto-intitulada é uma prévia de como será o primeiro disco do grupo. Excelente.



Imagem

Em atividade desde 2007, Duda Nascimento (voz e violão), Oto Ayres (guitarra), Fernando Dande (baixo e flauta), Tiago Caçula (baixo) e Rodrigo Bastos (bateria) criaram uma obra conceitual em torno do fictício Seu Francisco, um menino do norte que veio para o Rio de Janeiro com apenas bons princípios e histórias para contar na bagagem. No quesito sonoro, o DESTEMIDO WALACE mostra uma mistura de intensidade e dramaticidade – nunca antes vista – nas três músicas que compõem a demo. As letras, que assumem a dianteira entre os destaques da obra, se traduzem na performance impecável do cantor Duda Nascimento. Por outro lado, as composições assinadas pelo quinteto carioca são extensas – com cerca de seis minutos cada – e intercalam influências da música folk ao rock n’ roll mais básico.
A faixa de abertura, “Seu Francisco”, consegue juntar todas as referências imagináveis com muito bom gosto e se consolida como uma peça única no repertório do DESTEMIDO WALACE. A música, que parece possuir uma divisão em três atos, evidencia principalmente a versatilidade do quinteto carioca. O início pode soar como uma das faixas da trilha sonora do filme “Lisbela e o Prisioneiro”, mas “Seu Francisco” segue um rumo diferente e se torna um rock interessante, com direito a um ótimo refrão e um solo de guitarra marcante. Por outro lado, “Bons Princípios” não ultrapassa os três minutos e finca profundamente as suas características na música folk brasileira. Embora possua um caráter mais direto, não há nada que comprometa a proposta da banda, mais recheada por climas distintos.
Por fim, “Zara” encerra a demo e definitivamente comprova a complexidade que existe por trás do trabalho da banda. As três músicas, que misturam diversos climas com violões e guitarras, não se prendem a nenhuma única característica pré-determinada. De qualquer modo, o primeiro disco do DESTEMIDO WALACE possui uma uniformidade aparente. No entanto, o quinteto carioca insiste na diversidade, justamente a maior qualidade da sua música. “Zara” não soa tão rock n’ roll como “Seu Francisco” – característica que até poderia torcer o nariz de muitos fãs do gênero – mas o grupo manda inegavelmente muito bem ao ponto de que essa hipótese sequer possa ser considerada. Em pouco mais de quinze minutos, a primeira empreitada do DESTEMIDO WALACE mostra competência suficiente para conquistar muita coisa daqui por diante.
Para quem não sabe, o DESTEMIDO WALACE já participou de grandes eventos, como o Viradão Carioca 2010 e o Petrobras na Ondas. A banda, que já se apresentou muitas vezes na capital carioca, conseguiu inserir com um videoclipe na programação da MTV no ano passado. Os interessados pela ótima proposta do grupo podem conferir as três faixas dessa demo no Myspace dos caras.
Track-list:
01. Seu Francisco
02. Bons Princípios
03. Zara

6 comentários:

  1. Destemido! Destemido! Destemido!
    Esqueceu de falar que a banda ja conta com muitos fãs!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de deixar aqui nosso agradecimento, em nome do Destemido Walace pela atenção. Ficamos muito felizes com as críticas e estamos divulgando essa matéria juntamente com seu blog em nossa rede.
    Grande abraço,
    Rodrigo Bastos - Destemido Walace

    ResponderExcluir
  3. Muito boa banda! Conheçam e não se arrependerão, garanto!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, emocionante ver alguém entender tão bem o Destemido. Sou seu fã!
    Abraços Fernando!
    Duda
    Destemido Walace
    PS: Voce ja tem o nosso EP?

    ResponderExcluir
  6. vlw galera...mas olha eu ainda não tenhu não o EP...eu ouvi as faixas do myspace...fiquei sabendo de vcs por um amigo que foi no Viradão Carioca...eu vi um video do cel dele tb...rs...muito ruim o video por isso fui atrás pra saber mais...!

    ResponderExcluir