15 de março de 2011

Humanity's Prologue - Daydream XI

O grupo gaúcho de Porto Alegre, inicialmente batizado como Osmium, vem trabalhando desde 2005 para amadurecer sua música e ir arregimentando uma base de fãs. Foi somente no final de 2008 que adotou definitivamente a denominação Daydream XI, para no ano seguinte liberar seu primeiro registro, "Humanity's Prologue", um EP cuja resenha está chegando um tanto quando tardia ao Whiplash!, mas que poderá atrair as atenções dos amantes do Power Metal com ambições progressivas.



Imagem

São quatro composições seguindo uma linha que, guardadas as devidas proporções, se aproximam do que o norte-americano Symphony X já ofereceu por aí. Ainda que não se observe características próprias, seus músicos são donos de bom senso e capacidade para que as composições, geralmente bastante longas, possuam várias mudanças de andamentos bem posicionadas e segurem a atenção do ouvinte, em especial o apresentado nos mais de 10 minutos da bonita "Open Minds".
Ponto positivo também para a atuação de Tiago Masseti, dono de um timbre que oscila entre o ríspido e o limpo, conferindo-lhe uma personalidade bastante positiva; e ainda para a dupla de guitarristas Marcelo Pereira e Cássio de Assis, em especial no quesito solos, muito bons e que conseguem aliar técnica e feeling nas medidas corretas.
O EP é um registro que poderia ter maior impacto se o áudio, resultado da produção de Renato Osório (Magician, Scelerata), fosse mais encorpado. Já foi anunciado que o Daydream XI está compondo o material que estará em seu primeiro álbum completo, então é esperar para ver como tudo estará soando. Por ora, os apreciadores do gênero poderão ir conferindo este “Humanity's Prologue”, disponibilizado para download no Myspace da banda.
Formação:
Tiago Masseti - voz
Marcelo Pereira - guitarra
Cássio de Assis - guitarra
Tomas Gonzaga - baixo
Bruno Giordano - bateria

Daydream XI - Humanity's Prologue
(2010 / EP independente - nacional)

01. Graveyard Of Disgrace
02. Beyond The Veil
03. Travel Throught Time
04. Open Minds

Nenhum comentário:

Postar um comentário