2 de fevereiro de 2011

Symphony X: revelados título e tema do novo álbum


Durante uma recente entrevista com o DJ JC Green no programa “Heavy Metal Thunder”, da emissoraMetal Messiah Radio, o vocalista Russell Allen, da gigante do metal progressivo SYMPHONY X, revelou que a banda definiu “Iconoclast” como título de seu oitavo álbum, a ser lançado ainda este ano via Nuclear Blast Records.
Quando perguntado sobre qual estágio está o processo de gravação/mixagem, Allen respondeu: “Estamos na pós-produção, então o álbum está quase pronto. Neste momento, as mixagens já estão finalizadas, já foram enviadas para masterização e devem estar prontas para lançamento em alguns meses – com certeza, no primeiro trimestre de 2011. Já temos toda a arte do álbum pronta, vamos estar tirando algumas fotos na semana que vem... Toda aquela coisa legal. Então, tudo está no caminho pra ser lançado muito em breve.
Sobre a sonoridade de “Iconoclast” e como ele se compara com o “Paradise Lost”, de 2007, Russell disse: “Sonoramente, o novo álbum está na mesma esfera do anterior, de certa forma; o som da guitarra está um pouco diferente. Basicamente, o álbum está bem intenso – provavelmente, o mais intenso que já fizemos; cheio de riffs – toneladas de riffs incríveis. Está pesado, a música, mas os vocais estão bem melódicos em termos de... Os refrões estão muito fortes, os versos também muito impactantes, mas estou cantando agressivamente – vai ter muito disso, aliás – porque o tema é, mais uma vez, bem obscuro; você sabem, é o que fazemos. Então o álbum tem muita energia. E, é claro, temos uma música que é um pequeno épico, digamos assim, e é a mais leve – uma música muito, muito leve. Portanto há um contraste na gravação daquela música que tem um feeling de “Paradise Lost” nela; é uma balada, eu acho, se vocês quiserem chama-la assim.”
Imagem
Ele continuou: “Esse álbum vai ter um molde que nos leva aos primórdios do metal – bem nos primórdios – e muito dos padrões do SYMPHONY X que vocês já conhecem, e um pouco de nova sonoridade também, aqui e ali – apenas um novo direcionamento. Algumas partes dos vocais, eu experimentei coisas mais rítmicas que estive escutando e que soaram muito legais, e algumas coisas diferentes que estou fazendo com minha voz agora, olhando mais para o futuro do onde estamos escutando a música ir. É apenas a próxima progressão para nós, onde nós estamos como compositores e afins, mas é muito intensa – muito mais intensa que ‘Paradise Lost’, se você pode acreditar nisso.”
Quando questionado sobre o conceito lírico de “Iconoclast”, Russell disse: “É basicamente apenas a ideia de máquinas assumindo o controle de tudo e toda essa tecnologia em que nossa sociedade está subtendida se tornando nossa perdição. É uma história com a qual estamos familiarizados, mas trabalhamos duro nela. Não é uma história linear em termos de... É só um tema do álbum, então todas as músicas estão nesse tema, mas não são conectadas de forma alguma com uma história – não há personagens ou nada do tipo – é só um tema. Como ‘The Dark Side of the Moon (do Pink Floyd), é realmente só um tema do lado obscuro da lua – uma música lida com morte, a outra lida com o tempo... Entende o que estou falando?! Então é o mesmo tipo de coisa. Não estou comparando os dois álbuns de forma alguma – não me entenda mal – mas em termos de ideia de um conceito, digamos, o tema está lá, mas não é um álbum conceitual – diferente de ‘The Odyssey’ (2002), onde a música ‘The Odyssey’ É a história.”
A entrevista na íntegra irá ao ar no programa “Heavy Metal Thunder” nas próximas duas semanas.
SYMPHONY X vai embarcar numa turnê norte-americana em abril/maio. As bandas de apoio serãoNEVERMORE, os suecos do SOILWORK, POWERGLOVE e os canadenses BLACKGUARD. A jornada vai se iniciar em 21 de abril, na Filadélfia e ser finalizada em 22 de maio em West Springfield, Virginia.
O mais recente álbum do SYMPHONY X, “Paradise Lost”, de 2007, vendeu mais de 60 mil cópias na América do Norte.
Formado em 1994 em Nova Jersey, o SYMPHONY X tem sete álbuns de estúdio e um álbum ao vivo em seu catálogo.
Fonte desta matéria (em inglês): Blabbermouth.Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário