1 de fevereiro de 2011

Kid Vinil: "O rock sueco e a volta de Wanda Jackson"


O músico, radialista e ex-VJ KID VINIL escreveu nova matéria em sua coluna no Yahoo!. Confira abaixo alguns trechos.
"Na minha adolescência, quando eu ouvia falar em Suécia, imaginava um país de gente loira e o paraíso da pornografia. Nos anos 60 e 70, todos os filmes e revistas de sexo eram produzidos na Suécia, o país do chamado “amor livre”. Mas com o passar dos tempos, a Suécia começou a me passar uma imagem totalmente diferente, de uma certa doçura e encantamento com as leves canções do Abba e a coisa singela transmitada nos vocais de Nina Persson do grupo Cardigans, por exemplo. Na década de 80 vale lembrar o sucesso do Roxette, o duo formado pelo guitarrista Per Gessele e a loiríssima Marie Frederikssson. A partir da década de 90 e do estouro mundial dos Cardigans, a Suécia virou presença obrigatórias nas listas de indie rock. Vieram bandas como Wannadies, The Soundtrack Of Our Lives,Kent e finalmente em 2000 a explosão do rock and roll com o grupo The Hives, que ganhou a Europa e depois a América com seu álbum Veni Vidi Vicious.
Nessa década, a Suécia virou parada obrigatória do indie rock, inúmeras bandas apareceram e conquistaram um espaço na mídia alternativa. Tendências mais psicodélicas como o grupo Dungen, são aclamados pela imprensa mundial. Jovens interpretes como Lykke Li conquistam as páginas de semanários como New Musical Express. No ano passado, um dos melhores discos em todas as listas foi da cantora Robyn,que eu vejo como uma espécie de Annie Lennox dos dias de hoje, fortemente influenciada por Abba, Blondie, Duran Duran e Cardigans. Seu álbum 'Body Talk' arrancou elogios de toda crítica mundial.
Na onda do que eu chamaria de “pop doçura” vieram bandas como The Concretes, El Perro Del Mar e I’m From Barcelona, dentre outras. O trio Pete, Bjorn and John também conseguiu um sucesso instantâneo em 2006 com a música “Young Folks”, até hoje um sucesso nas pistas por aqui. Interpretes como José Gonzales, um sueco filho de argentinos, também se destacou nessa nova cena sueca, inclusive já se apresentou por aqui. Além dele tem também Jens Lekman, que em 2007 com seu segundo disco Night Falls Over Kortedala entrou em quase todas as listas dos melhores daquele ano."
Leia a matéria na íntegra no link abaixo.
Mais informações: Yahoo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário