27 de fevereiro de 2011

A Gestação de Um Besouro - The Quarrymen - Parte 03

John, Paul e George começam a procurar outro nome para a banda. O primeiro que surgiu como opção foi The Rainbows. O trio resolveu se inscrever mais uma vez para o "Carroll Lewis Discovery Competition", realizado ainda em outubro, novamente no Liverpool Empire Theatre.


Johnny & The Moondogs
Passam a cogitar que, estrategicamente, seria viável utilizar a popular tática de ter o nome do líder na frente, como a maioria das bandas faziam, tal como Bill Haley & The Comets ou Buddy Holly & The Crickets. É uma tática que os rapazes procurariam evitar no futuro. No espaço de uma semana mudariam tantas vezes de nome, que alguns amigos passariam a referir-se a eles apenas como "a banda do John", pois de Rainbows passam para Johnny & The Rainbows. Pouco depois surgiu The Moondogs, até que, para a competição, concordam em se chamar Johnny & The Moondogs.
Paul McCartney, John Lennon e George Harrison
Paul McCartney, John Lennon e George Harrison

The Moondogs supostamente teria sido inventado do nada. O nome Moondog foi primeiramente utilizado em 1951 pelo famoso DJ americano Alan Freed, que se auto-apelidou de Moondog, que seria um sujeito da noite, com hábitos noturnos. Antes dele criar o nome "rock and roll", Freed promoveria o "Moondog Coronation Ball", que é considerado o primeiro show de Rock da história. Pode-se especular que a verdadeira origem do nome surgiu daí, muito embora, se tal influência realmente tenha existido, provavelmente foi inconsciente. Nenhum dos três afirmam com certeza de onde apareceu o nome. Quando Carol Lewis, mestre de cerimônias da competição, perguntou a origem do nome aos rapazes, eles afirmaram que Moondog era o nome de um velho índio que gostava de bater latas.
John, dono de um violão de pouca qualidade, viu seu instrumento finalmente se despedaçar durante este evento. Acaba participando apenas cantando, com Paul e George de cada lado com seus violões. Jamais apresentam material próprio nestes eventos, optando nesta noite por tocar "Think it Over" e "It's So Easy", ambos de autoria de Buddy Holly. Embora não ganhem, agradam o suficiente para merecer um convite para retornar ao concurso. Na volta para casa, Lennon casualmente traz consigo um violão que cruzou pelo seu caminho. Coincidentemente, outro vencedor para a próxima etapa foi a banda Jett Storm & The Hurricanes, com seu baterista Ringo Starr. Jett Storm é Al Caldwell, que em pouco tempo passaria a se chamar de Rory Storm. Sua banda logo passaria a ser considerado uma das melhores de Liverpool.
Johnny & The Moondogs
Johnny & The Moondogs

Johnny & the Moondogs tocariam ao todo quatro vezes no Empire Theatre, até serem finalmente derrotados pela banda Connaughts que, ironicamente era o novo nome da antiga banda Sunnyside Skiffle Group, com seu anão astro Nicky Cuff, que os havia derrotado em 1957.
Aparentemente, graças a uma confusão por parte dos organizadores, The Connaughts ganharam mais tempo e puderam tocar dois números enquanto Johnny & The Moondogs respeitaram as regras e tocaram somente um. Reconhecendo a injustiça feita, Carol Lewis os convida para participarem da finalíssima a ser realizada em Manchester em novembro.
Assim, no dia 15, o trio acústico Johnny & The Moondogs segue de trem para Manchester. É durante esta viagem que se credita o nascimento da hoje conhecida brincadeira entre eles. "Where our we going, fellas?" "To the top, Johnny!" "And where's that, lads?" "Why, to the toppermost of the poopermost!" O evento foi realizado no Hippodrome Theatre, e foi longo e demorado. O prêmio prometia uma aparição no programa de TV Discoveries. A lembrança geral conta que os rapazes fizeram uma boa apresentação, porém, as regras exigiam que as bandas aguardassem até o final para determinar os vencedores. Entretanto, com o receio de perder o último trem de volta para Liverpool, não puderam aguardar para saber a colocação oficial.
Procurando um baixista
John está morando em um apartamento divido com Stuart Sutcliffe e Rod Murray em Gambier Terrance. Segundo algumas versões, Lennon dormia dentro de um caixão forrado que Stu encontrara jogado fora e arrastara para casa. O pequeno apartamento era imundo e durante boa parte do inverno não tinha água quente por falta de pagamento. Vida de faculdade de arte é a vida de boêmia beatnik-iana, onde a criatividade é nutrida pela falta de recursos. Com o dinheiro direcionado prioritariamente para comer, comprar tintas e telas, Stu passou aquele inverno usando os móveis como lenha para a lareira, única fonte de calor da residência.
Sentindo a necessidade de mais peso no som do grupo, John convida individualmente Stuart e Rod a entrar na banda, bastando um deles conseguir arrumar um baixo. Um não sabe do convite feito ao outro. Nenhum dos dois tinham a grana para comprar um baixo, amplificador e alto falante necessários. No entanto, a idéia de participar de uma banda soava tão interessante para Rod Murray que ele começou a tentar montar um. Comprou a madeira, mais um manual de instruções, passando a cortar e colar as partes como mostravam as figuras. Tudo na esperança de ter, no final de seu labor, um autêntico instrumento musical.
Na mesma busca por um baixista, George Harrison também tinha alguém em mente para trazer para a banda. Sem usarem um baixista desde a saída de Len Gerry e seu instrumento improvisado, George Harrison procurou o seu colega de infância Arthur Kelly, e ofereceu-lhe a oportunidade de entrar no grupo. A proposta era similar a feita por Lennon ao seus colegas de apartamento: arrume um baixo e amplificador e entre na banda! Sua amizade com Kelly vêm através de seu irmão Peter Harrison. Este é o mesmo Arthur Kelly que participara com Peter e George na primeira banda dos irmãos Harrison, The Rebels. Arthur e George continuaram amigos e andavam juntos, além de terem estudado na mesma escola. No entanto, apesar do convite tentador, Arthur estava a esta altura trabalhando como atendente em um magazine chamado Cunard e não quis largar tudo pela vida incerta de artista. Além do mais, um baixo iria lhe custar quase £60. Arthur Kelly assim, agradece mas dispensa a oportunidade de se juntar ao grupo.
Stuart Sutcliffe
Stuart Sutcliffe
Stuart Sutcliffe

Stu estava mais preocupado com a exposição de quadros da qual iria participar. Entre 17 de novembro de 1959 e 17 de janeiro de 1960 foi realizada a segunda bienal do John Moore Exhibition no Walter Art Gallery de Liverpool. Neste evento, diversos quadros estava sendo exibidos, entre eles, vários de Stuart Sutcliffe. Alguns de seus quadros impressionaram muito favoravelmente. Tanto que o próprio John Moore comprou um, pagando-lhe £65, um dinheiro considerável para um quadro de um estudante de 19 anos.
Assim que souberam do dinheiro, John e Paul encostam nele em um café e tentam convencê-lo de qualquer maneira a usar o dinheiro para comprar um baixo e entrar na banda. Atraído pelo glamour do palco e da probabilidade de atrair mais garotas como músico do que como pintor, Stu acaba topando a proposta e é levado à loja para comprar um baixo Hoffner President, já previamente escolhido por John e Paul. Não querendo estourar todo o seu dinheiro no baixo, ele comprou o instrumento à prestação sobrando dinheiro assim para poder comprar também telas e tintas. Sua opção demonstra que mesmo interessado em música, ele não estava disposto a abandonar inteiramente a pintura. Stu Sutcliffe entra assim oficialmente na banda, em fins de janeiro de 1960.
Se não fosse o dinheiro ganho pela venda do quadro durante o concurso, era mais provável supor que Rod Murray teria entrado na banda, apesar que, diferente do que se costuma comentar, Stu sempre teve interesse por música. Além das aulas de piano em seus anos de formação, Stu tentou aprender o violão após o surgimento de Elvis Presley. Seu pai, Charles Sutcliffe, era um marinheiro como Alfred Lennon, pai do John. Na volta de uma de suas viagens, trouxe-lhe um violão espanhol. Ele nunca aprendeu a tocar direito, mas agora com o baixo Hofner, recomeça a fase das bolhas nos dedos. Pertencendo agora à banda, há uma troca artística ainda maior entre os dois amigos. John ensina Stu a tocar o baixo e Stu lhe ensina técnicas mais aprimoradas em pintura e desenho. Stu procuraria se emendar no instrumento tendo aulas com Dave May, membro da banda local The Silhouettes.
Sutcliffe porém se queixa do nome inexpressivo da banda e John concorda. Johnny & The Moondogs era uma opção razoável, porém ainda longe de ser um nome ideal. Como todos admiravam Buddy Holly, Stu aparentemente discursa sobre o duplo sentido do nome Crickets (grilos), que é um inseto como também um esporte (muito popular na Inglaterra e nas suas ex-colônias). O duplo significado do nome chama a atenção de John que passa a noite revirando enciclopédias procurando por um inseto que possa ter um duplo sentido. O nome que chama atenção e agrada aos dois é beetle (besouro), mas Lennon logo muda a grafia para Beatal, como em beat all (vence todos). Depois da morte de John Lennon, passou-se a cogitar que fora de Stu a sugestão do nome Beetles. No entanto enquanto Lennon estava vivo, sempre se aceitou a versão de que foi dele essa escolha.
Durante as filmagens para o documentário Beatles Anthology, vinte e cinco anos após o fim da banda, George e Paul levantaram a hipótese de que Stu possivelmente teria tirado o nome 'Beetle' do filme "The Wild One" (O Selvagem da Motorcicleta), grande sucesso entre o público jovem com Marlon Brando como ator principal. No filme, beetle é o apelido que a turma de motociclistas dão para suas garotas. Porém esta teoria já foi questionada pois, segundo a lembrança, "The Wild One" fora censurado na Inglaterra na decada de cinquenta, só passando em meados dos anos sessenta, como foi outro filme, "The Girl Can't Help It" com Jane Mansfield, que estreou através da televisão em 1969. Porém esta teoria já foi questionada, pois "The Wild One" fora censurado na Inglaterra na década de cinquenta, só passando pela primeira vez em 1967.
Alan Williams
Alan Williams
Alan Williams

A primeira formação com o nome The Beatals têm apenas John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Stu Sutcliffe e durou apenas três meses no início do ano de 1960. Nesta época, em função de sua total falta de interesse com os estudos, John só não é expulso da faculdade, segundo alguns, por ser amigo de Sutcliffe, respeitado como sendo o aluno mais talentoso da instituição. O sucesso de Stu na bienal lhe deu ainda maior prestígio, tendo seu nome se tornado conhecido inclusive fora da faculdade, o que leva Stu a ser contratado por Alan Williams para pintar um mural no banheiro feminino de seu clube, The Jacaranda Coffee Bar. Uma vez que Williams se mostrou bastante satisfeito com o trabalho, Stu aproveitou a oportunidade para falar de sua nova banda e apresentá-lo a John Lennon.
Com a quantidade de bandas que surgiram, multiplicaram instintinvamente a quantidade de locais para eles tocarem. Qualquer lugar onde se pudesse montar alguma espécie de palco, cercar e cobrar ingressos, virava um local para uma dança na noite de sábado. De todos, os mais prolíferos eram os Cafés, lugares onde jovens passam horas conversando, paquerendo e se divertindo ao som de música ao vivo. Em Liverpool, The Jacaranda Coffee Bar se torna o reduto onde Sutcliffe, Lennon, Murray, Harry e muitos outros da faculdade passam a freqüêntar com maior freqüência. Lennon é quem mais aparece em tudo que é horário, enchendo os ouvidos de Alan Williams falando e promovendo sua banda, tentando de todos as maneiras arrumar uma data para tocar no local. Williams não gostava do som dos Beatals, que era considerado por ele ainda bem limitado.
Na semana entre 14 e 20 de março, Eddie Cochran e Gene Vincent tocam no Empire Theatre de Liverpool, em show promovido por Larry Parnes. Percebendo o frenesi entre a garotada por causa do evento, Williams procurou Parnes e conseguiu convencê-lo a trazer de volta as duas atrações para a cidade em maio. Sua intenção era de co-promover com Parnes um evento que contaria também com várias atrações locais.
Rory Storm & The Hurricanes
Rory Storm & The Hurricanes

Marcado para ser realizado no Liverpool Stadium no dia 3 de maio, foram contratados para o evento as bandas de maior prestígio da cidade. Assim foram convidados the Viscounts, Davy Jones (conhecido cantor negro americano cuja carreira se restringe à Inglaterra), Colin Green & The Beat Boys (que conta com Georgie Fame), Peter Wynne, Lance Fortune, Nero & The Gladiators, Cass & The Cassanovas e Rory Storm & The Hurricanes.
Os rapazes do The Beatals ainda tentaram marcar uma audição com Williams e chegaram a ensaiar certa tarde no Jacaranda. Por acaso, o baterista dos Hurricanes, Ringo Starr, estava de passagem pelo clube para conversar com Williams e ouviu um pouco do ensaio. Achou a banda fraquíssima e totalmente amadora. Williams não deu a minima ilusão de que os Beatals pudessem participar. Por educação, sem querer desmerecer tão jovem sonhadores, Williams deu como desculpa o fato de que eles não tinham baterista. Com sua mente criativa, John então bola outro trocadilho para a banda, theBeatles, como em beat-less (sem batida) devido à falta de um baterista na banda.
Gene Vincent
Gene Vincent

Com todos se preparando para o grande evento em maio, no dia 17 de abril, Eddie Cochran e Gene Vincent sofrem um acidente de carro a caminho de Londres. O táxi em que estavam bateu violentamente na estrada deixando Gene Vincent com um braço quebrado e a perna ruim que já possuía em estado ainda pior. Eddie Cochran foi lançado voando através do vidro da frente do veículo e morreu na hora. Para salvar a data já marcada, Allan Williams e Larry Parnes adicionaram mais bandas ao evento. Atrações como Julian X, Gerry & The Pacemakers, The Walley Group, Bob Evans & His Five Shillings, Dean Webb, Mal Perry e até mesmo aquela banda do anão, The Cannaughts. Todos acabaram participando. Todos menos The Beatles.
Larry Parnes
A importância deste show para toda cena musical de Liverpool que já começa vervilhar é imensa. O fato do público comparecer, mesmo que para ver essencialmente um show com artistas locais, provou que bandas de rock locais dão lucro. Com isso, abriu-se espaço para o rock dentro dos clubes até então considerados reduto exclusivo do jazz, blues e, quando muito, skiffle. O evento também fez Larry Parnes abrir o seus olhos (e ouvidos) para as bandas de Liverpool.
Larry Parnes é um dos grandes empresários da época, um dos primeiros a realmente investir em rock'n'roll e transformar a brincadeira em lucro, tanto para os seus artistas, como para a casa que os receba. No processo, evidentemente ele aglomerou lucro para si mesmo, junto com um tremendo prestígio no país. Basta mencionar que Larry Parners vêm à Liverpool procurando por uma banda para fazer toda a população de músicos da cidade sonhar com estrelato.
Seu começo se deu ao descobrir o talentoso Tommy Steele em 1956 no 2I's Club em Londres. O local passou a ser point instantâneo e acabou gerando também outros artistas ingleses, o maior de todos estes sendo Cliff Richards. Embora Parnes não pode se gabar de ter também achado Cliff, conseguiu um catálogo interesante de artistas, todos com sucesso relativo dentro do país. Em cada um, Parnes lhe batizou com um característico nome artístico.
Além de Tommy Steele (Steel=Aço), havia Marty Wilde (Wild=Selvagem), Duffy Power (Força ou Poder), Georgie Fame (Fama), Lance Fortune (Fortuna), Johnny Gentle (Gentil) e o primeiro artista de Liverpool a ter uma boa projeção no resto do país, Billy Fury (Fúria). Parnes achou muito interessante o som que as bandas desta cidade estava produzindo e acertou com Williams para dentro de uma semana voltar à cidade a procura de bandas de apoio para vários de seus cantores.
Enquanto maio não chega, durante o fim-de-semana prolongado da páscoa, Paul e John vão para Berkshire, onde os primos de Paul são donos de um bar. Lá ajudam trabalhando no bar em troca de uma oportunidade de se apresentar. A dupla, munida apenas de dois violões e nenhum microfone, toca na noite de sábado e na tarde de domingo. Se apresentam com o nome de The Nerk Twins, e além de parte do repertório normal, tocam à pedidos "The World Is Waiting For The Sunrise", um velho sucesso de 1953.
Audições Para Billy
Billy Fury
Billy Fury

Sutcliffe insiste e consegue convencer Williams a inscrever os Beatles para a audição que Larry Parnes faria para encontrar uma banda de apoio para um de seus crooners principais, Billy Fury. Billy, cujo nome verdadeiro é Ronald Wycherley, nasceu em Liverpool e foi colega de sala de Ringo no ginásio, sendo na época respeitado e tido por todos na cidade como um grande astro. Portanto fica fácil entender a boa vontade de Parnes de procurar arrumar para Billy uma banda de Liverpool.
Brian Casser, líder da banda Cass & The Cassanovas, seria de grande ajuda para os Beatles conseguirem a audição, pois garantiu para Williams que eles teriam um baterista de sua indicação, passando a Lennon o endereço de Tommy Moore. Casser teria também comentado com Lennon sobre o nomeBeatles, que considerou um trocadilho ridículo, principalmente para um trabalho tão importante como a de ser a banda para um astro como Billy Fury. Outro detalhe que incomodava era que o nome era curto demais.
Novamente é aquela velha lógica de que todas as bandas importantes tinham nomes grandes e com uma figura central em destaque. Exemplos são Cliff Richards & The Shadows, Vince Taylor & The Playboys, Marty Wilde & The Wild Cats entre os ingleses, assim como Bill Haley & The Comets, Gene Vincent & The Blue Caps e Buddy Holly & The Crickets entre os americanos. Casser sugere então que Lennon mude o nome de sua banda para algo como Long John & The Silver Men, um trocadilho com o personagem Long John Silver, pirata do livro "A Ilha do Tesouro". Lennon não gostou do nome, embora tenha ficado inseguro com a possibilidade de um nome diferente como Beatles pudesse impedi-los de conseguir a 'grande chance'.
Contactado Tommy Moore, descobriram que se tratava de um sujeito de trinta e seis anos e que trabalhava manuseando um guindaste em uma fábrica de garrafas chamada Garston Bottle Works. O dinheiro pago pela curta excursão (apenas três semanas), caso fossem selecionados, valia à pena e Moore concorda em participar. A audição foi realizada durante a manhã e parte da tarde do dia 10 de maio no Wyvern Social Club, outro clube que pertencia a Alan Williams e que mais tarde seria renomeado The Blue Angel. Entre outras bandas ouvidas neste dia estavam Derry & The Seniors, Gerry & The Pacemakers, Cliff Roberts & The Rockets e Cass & The Cassanovas. John, Stu, Paul e George estavam nervosos pois o tempo estava passando e o novo baterista não chegava. O que acontecia era que Tommy Moore estava do outro lado da cidade tentando reaver sua bateria que ficara trancada em um clube ainda fechado. Quando chegou a vez dos rapazes tocarem, na falta de um nome melhor, adotaram The Silver Beetles. Novamente, Brian Casser se mostrou camarada ao ceder seu baterista Johnny Hutchinson para tampar o buraco. Moore chegou com os Silver Beetles ainda se apresentando, tocando nos dois últimos números.
Sutcliffe, Lennon, McCartney, Hutchinson e Harrison
Sutcliffe, Lennon, McCartney, Hutchinson e Harrison

Aparentemente a banda foi muito bem nesta tarde. Presentes e julgando estavam Alan Williams, Larry Parnes e o próprio Billy Fury. Mais do que a musicalidade, foi a movimentação que John e Paul deram à apresentação, sugerindo um grupo com uma noção de presença de palco, que cativou os olhos de Bill Fury. Mas Parnes não teve o mesmo entusiasmo e ficou com certas reservas quanto à banda. O fato de terem um baterista (Moore) tão mais velho lhe parecia ruim para a imagem desejada de uma banda que iria acompanhar Billy Fury.
Outra coisa que o deixara irritado com os Silver Beetles foi o baixista que só tocava de costas. Estava óbvio que ele teria pouca confiança para subir em um palco para tocar para uma casa cheia. Mas como Billy havia gostado deles, Larry Parnes então tentou negociar a banda sem o baixista. Lennon recusou a proposta em detrimento à opinião de Paul. No final, Cass & The Cassanovas foram escolhidos para a excursão e os rapazes voltavam para suas rotinas. John, Stu e Paul tinham obrigações acadêmicas enquanto George, que abandonara definitivamente os estudos, estava trabalhando como eletricista no Blackler's Department Store, que ficava situado em frente à NEMS, a maior loja de discos da cidade, que pertencia à família Epstein. Mas quando Larry Parnes não conseguiu nenhuma banda Londrina para outro de seus cantores, Johnny Gentle, telefonou para Wiliams e solicitou os serviços do Silver Beetles.
The Silver Beats
Imagem

Os Silver Beetles seriam então aproveitados, ganhando £16 cada músico, por apresentação. Antes de serem confirmados para a excursão, a banda havia marcado dois shows, um dos quais eles teriam que cancelar por estarem já na Escócia. Para estas apresentações eles se chamaram The Silver Beats.
Lennon, que tinha um trabalho de escola para entregar, deixou Cynthia encarregada de fazer o dever e entregá-lo no seu lugar. Paul, que deveria estar estudando para suas provas, convence o seu pai que ele terá tempo suficiente para estudar e fazer a segunda chamada. Tommy pediu licença no emprego e George simplesmente se demitiu. Para a turnê na Escócia, o quarteto resolve cada um criar um nome artístico para si. John era o Long John, Paul passa a ser Paul Ramon, George homenageia Carl Perkins se tornando Carl Harrison e Stu lembra o pintor expressionista russo, Nicholas de Staël ao se chamar de Stu de Staël. Tommy Moore não entrou na brincadeira.
Johnny Gentle & The Silver Beetles
Esta se torna oficialmente a primeira excursão do grupo, que duraria nove dias. Os locais ficavam no raio de 110 quilômetros um do outro, porém marcados aleatoriamente, e leva o comboio a ficar indo e voltando diversas vezes na estrada. Tanta viagem causou considerável estafa, além de despesas individuais extras para cada músico. Os ânimos ficam tensos com Lennon destilando seu veneno impiedosamente contra os dois mais recentes na banda.
Johnny Gentle & The Silver Beetles
Johnny Gentle & The Silver Beetles

A excursão completa os leva a tocar entre dias 20 e 28 de maio. A primeira cidade, Clackmannanshire, foi a único ao sul do país, as demais todas ficavam no nordeste da Escócia, na região conhecida como Highlands. As cidades foram Inverness-shire, Aberdeenshire, Banffshire, Morayshire, Nairnshire, e depois encerrando em nova apresentação em Aberdeenshire.
Todo glamour inicial da primeira excursão durou muito pouco. Os locais eram os piores possíveis em cidadezinhas menores. No fim, serviu de experiência para abrir os olhos dos rapazes.
Johnny Gentle não gostou muito dos Silver Beetles, nem da banda, nem dos músicos individualmente. Pelo o que ele podia perceber, a união na banda era inexistente. O guitarrista vivia sacaneando todo mundo e o baterista odiava o guitarrista com paixão. E o resultado desta desunião era audível na hora de tocarem. Algumas das casas onde passaram chegaram a telefonar para Parnes fazendo queixa deles.
A situação financeira também se tornara crítica e inclui histórias envolvendo a banda fugindo de um hotel em Forres por não ter como pagar a conta. Mas o incidente mais trágico foi em Banff, quando a Van com Johnny Gentle e os Silver Beetles bateu em um carro. Um estojo de guitarra lá trás voou acertando Tommy Moore no rosto, fazendo-o perder alguns dentes da frente. Ele teve que ser hospitalizado, mas quando a hora chegou, foi retirado do hospital e colocado diante de sua bateria pois o show têm que continuar. Após o fim da excursão, Tommy Moore ainda se apresentaria com a banda em outras cinco ocasiões antes de se demitir.
O Circuito de Liverpool
Depois da excursão pela Escócia, Alan Williams passou a atuar como empresário do grupo, tudo resolvido em um acordo verbal. Rapidamente, Williams havia garantido para eles uma série de shows que pagavam à banda £10 por noite, os rapazes repassando £1 para Williams e £1 para garantir e agradar o leão de chácara.
Gerry and The Pacemakers
Gerry and The Pacemakers

Entre junho e julho, The Silver Beetles passavam a tocar praticamente todas as segunda-feiras no Jacaranda e todas as quintas no The Institute em Chelshire, enquanto aos sábados se apresentam no Grosvenor Ballroom em Wallasey, geralmente dividindo a noite com outra banda bem mais popular, Gerry & The Pacemakers.
Porém os locais eram verdadeiros antros de delinqüência juvenil. Os Teddy Boys dali eram do tipo que vão para os lugares com correntes e facas e vestem botas com o bico revestido em aço. Com uma série de ponta pés bem dados, pode-se aleijar alguém, precisamente o intuito. As áreas mais visadas para essas gangues eram as de Bootle, Garston e Litherland. Há um relato de que certa noite durante uma apresentação em Neston, um rapaz de dezesseis anos apanhou até quase morrer bem diante deles, que sem nada poder fazer, apenas continuaram tocando para não apanharem também.
Os leões-de-chácara eram igualmente violentos e o clima geral era quase como se a música fosse apenas uma desculpa para reunir as gangues, um fundo para o mata-mata, pois o programa mesmo era o duelo entre as gangues. Apesar da violência, The Silver Beetles estava pelo menos duas vezes por semana se apresentando nestas áreas. Tão sistemáticos eram os problemas de violência em certas regiões, que em início de agosto os shows foram cancelados forçosamente pela polícia, cansados das seguidas brigassanguinárias. No fim, quem levou a culpa por tudo foi o rock 'n' roll.
Havia um acordo verbal travado ainda durante a excursão na Escócia, entre Larry Parnes e Alan Williams. O acordo era de que o Silver Beetles voltaria para a Escócia como banda de Dickie Pride, seu mais novo crooner. Quando confirmou-se que esta excursão não iria acontecer, Tommy Moore resolve abandonar o grupo sem maiores avisos, devidamente incentivado pela namorada. Ele simplesmente não apareceu para se encontrar com os rapazes. Tommy estava já de saco cheio de aturar este grupo de garotos liderados por um encrenqueiro metido a esperto, que achava divertido agredi-lo verbalmente a toda hora. Passado em muito a hora marcada, Williams e Lennon o procuraram em casa. Encontra sua namorada que, sem muito rodeios, manda todo mundo para aquele lugar antes de informar que Tommy havia se demitido. Williams e Lennon seguem então tentando encontrá-lo no seu antigo emprego. Lá encontram Moore no plantão noturno da velha fabrica de garrafas. Tommy se recusou a ir com eles naquela noite, embora tenha ainda tocado mais uma vez com os Silver Beetles no dia 13 de junho.
Todavia para aquela noite de 10 de junho, Lennon subiu no palco e informou aos presentes que o baterista acabara de comunicar que deixou o grupo. Ele aproveita então para perguntar se não há ninguém entre o público que queira assumir a posição. Quem se prontificou foi um Teddy Boy chamado Ronnie, líder de sua gangue de arruaceiros, que provavelmente nunca chegou perto de uma bateria em toda sua vida. Bebeu de graça por conta da banda, que tiveram que tocar com ele para não apanharem. Lennon ainda conseguiu ligar para Allan Williams pedindo socorro, este chegando ao local e com muita habilidade e diplomacia, conseguiu tirar a banda e o equipamento sem serem agredidos por Ronnie e seus amigos.
Janice & The Silver Beatles
No final de junho, John muda novamente a grafia do nome do grupo, tornando-se agora the Silver Beatles. Sem baterista porém cheio de shows para fazerem, Paul assume a lacuna, variando conforme a necessidade entre bateria, uma terceira guitarra ou o piano. Paul descobriu que tinha gabarito para tocar o instrumento por acaso. Seu irmão Michael, agora cada vez mais seguindo o caminho de Paul e investindo em música, passou a estudar a bateria com afinco. Tendo o instrumento em casa, Paul naturalmente sentou um dia para brincar. Michael conta que para sua surpresa, em menos de quinze minutos Paul estava tocando tão bem quanto ele que estava estudando havia meses. Michael abandonou a bateria em desânimo e Paul passou a praticá-la regularmente como passatempo. Meses depois, ele acaba servindo como baterista temporário de sua banda.
É durante este período que, além de seus shows normais, eles passaram a tocar para uma stripper chamada Janice no New Cabaret Artistes, outro clube que pertencia a Alan Williams, que ficava em Parliament Street, zona das meretrizes de Liverpool. A peituda Janice só trabalhava com músicos e não com discos, que segundo ela, não lhe dava a devida atmosfera para sua arte. Embora Janice oferecesse à sua banda partituras de Beethovan e Khachaturian, os Silver Beatles não sabiam ler música e portanto, elas de nada serviam. Janice e os rapazes concordaram com um repertório que incluía "The Henry Lime Theme", "Summertime", "Moonglow", "September Song", "Ramrod", "It's A Long Way To Tipperary" e "Begin the Beguine".

Nenhum comentário:

Postar um comentário