28 de fevereiro de 2011

Fabio Massari: a grande discografia “alternativa” italiana


Fabio Massari, jornalista e ex-VJ da MTV Brasil, escreveu nova matéria em sua coluna no Yahoo! Confira abaixo alguns trechos.
Continua difícil a vida para certos setores dos “bons sons” italianos. Fora raras exceções localizadas em nichos bem particulares, praticamente nada ultrapassa as fronteiras do país – bem diferente da situação em países como França e Suécia, só dois de muitos exemplos possíveis. Para além das causas e culpados e efeitos ou não dessa crise quase eterna e aparentemente incontornável, reside o cruel fato de que incontáveis bandas (incríveis) e um sem-número de discos (fantásticos) simplesmente desaparecem no ar ano após ano, passam longe das paradas (mercadológicas e existenciais) mais abrangentes do planeta, se realizando – ainda que com muito sucesso em casa – dentro de pressupostos limitadores e limitantes. Mercado interno bruto na cabeça.Para além dessas complexas fronteiras, existe uma galáxia de cenas em plena atividade, de bom lastro (contra)cultural, produzindo muito e se fortalecendo estruturalmente na medida do possível e do impossível.
Em suas esferas de corte underground/independente, a Itália tem produzido, desde a década de 90, música de alta qualidade – emulando quando e se necessário as vibrações contemporâneas ou arriscando fórmulas deliciosamente estranhas e particulares, à moda dos chefes.
Desde sempre rota consagrada e festiva no mapa de muita gente bacana, era de se esperar que parcerias de trabalho acontecessem ao longo dos anos – no caso de algumas dessas colaborações, mesmo que não tenham conseguido garantir algum tipo de salto de mercado ou maluquice similar, resultaram em pequenas gemas discográficas. Discos legais em qualquer tempo, de qualquer lugar.
Nessa edição de Mondo Massari aqui pelo Yahoo! Brasil, um recorte na grande discografia “alternativa” italiana através de alguns notáveis encontros internacionais.
Para ler a matéria na íntegra clique no link abaixo.
Mais informações: Yahoo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário