Este álbum é, de certa forma, uma continuação de seu trabalho de estúdio anterior, o premiado Wrecking Ball, de 1995. Também aqui o som é esparso e etéreo, onde loops de bateria convivem com efeitos de eco e guitarras distorcidas. No entanto, há uma diferença fundamental: todas as faixas deste disco, com exceção de uma, foram compostas pela própria cantora (algumas em parceria). Ora, a única vez em que isso aconteceu antes foi com The Ballad of Sally Rose, de1985, onde todas as faixas foram co-escritas por ela e seu então marido Paul Kennerley. Destacam-se aqui as canções Tragedy (escrita com o velho amigo Rodney Crowell), Red Dirt Girl, My Antonia, My Baby Needs a Shepherd, The Pearl e uma homenagem a seu pai (morto em 1993), Bang the Drum Slowly, em parceria com o texano Guy Clark.
A produção é de Malcolm Burn, que trabalhou como mixador e engenheiro de som no citado Wrecking Ball. Além de produzir, ele toca guitarras, piano, baixo e tamborim, acompanhado, entre outros, por Daryl Johnson (baixo, bateria, guitarra, percussão), Kate McGarrigle (piano, acordeon) e Buddy Miller (guitarras, mandolim e pedal steel). Bruce Springsteen e a esposa Patti Scialfa contribuem com vocais na faixa Tragedy e Dave Matthews faz dueto em My Antonia. Também participam como convidados, os músicos Julie Miller, Patty Griffin e Guy Clark. O álbum recebeu excelentes críticas e foi um novo triunfo comercial para Emmylou, tendo alcançado a quinta e a quinqüagésima-quarta posições nas paradascountry e geral da Billboard, respectivamente, depois de cinquenta e duas semanas. Para coroar o êxito, recebeu o Grammy de Melhor Álbum Folk Contemporâneo de 2000.
- The Pearl
- Michelangelo
- I Don’t Wanna Talk About It Now
- Tragedy
- Red Dirt Girl
- My Baby Needs a Shepherd
- Bang the Drum Slowly
- J’ai Fait Tout
- One Big Love
- Hour of Gold
- My Antonia
- Boy from Tupelo
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