31 de outubro de 2010

Hoje na história do rock brasileiro - 31/10





1960: Nasceu, no Rio de Janeiro, Selvagem Big Abreu, ex-vocalista do João Penca & Seus Miquinhos Amestrados. 

1974: Aconteceu a estréia da banda carioca Veludo, um dos principais nomes do rock progressivo nacional. O show aconteceu no Teatro João Caetano no evento Abertura da Temporada de Verão, que também contou com a participação de Vímana, O Terço e Mutantes. A formação inicial do Veludo era Elias Mizrahi (teclados, guitarra e voz), Paul de Castro (guitarra e voz), Gustavo Schroeter (bateria) e Pedro Jaguaribe (baixo). A banda terminou em 1978 sem lançar discos na época.


10 comentários:

  1. Concordamos plenamente4 com essa postagem sobre a sensacional e eterna banda que fez historia com suas apresentacoes arrebatadoras e inesqueciveis que nos brindou com o mais puro som que jamais everiamos deixar de exaltar. E claro que estamos falando do "VELUDO". "A BANDA~"!! A que nos fez vibrar e acompanhar mesmo sem a forca da midia ou registros discofonicos. 'E o melhor do nosso acervo musical de todos os tempos. Liderada pelo seu compositor, poeta, arranjador, lead vocal e instrumentista "Elias Mizrahi", que vem fazendo, para nosso deleite, com que sua vasta obra ainda se realize a se perpetuar com clipes ineditos no youtube. [e simples,ente demais... Parabens a voces da "ACERVO DO ROCK" por esse inestimavel documento. Favor continuem a nos alimentar com o maximo que puderem atualizar, pois a chama dese som continua acesa.

    ResponderExcluir
  2. Primeiro...agradeço pela visita e pelas palavras...e que bom que mais pessoas gostam dos registros que eu posto aqui...mesmo sendo este copia do ótimo blog http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/

    mas enfim concordo com vc em td mesmo...e outra o blog é feito apenas por uma pessoa...rs...eu...realmente gostaria de ter uma equipe mas são poucos que querem fazer um blog de registros mesmo...sem links para downloads e outras coisas...

    e de novo agradeço seja lá quem for vc ou vcs...pela vista!

    ResponderExcluir
  3. Fernando, mas que barato!!! o "VELUDO" já merece um destaque maior pela sua incrível e meteórica passagem porém assim que surgiu, 2 décadas depois o primeiro cd , o mundo reverencia a qualidade de seus temas, que realmente são supra. Capazes de se tornarem a banda carioca que entrou pra história do rock mundial e eterna! Eu, David S. Palmer, acabo de chegar ao Rio e te digo que, essa banda que já possue acervo de 2 cds, pelo seu tecladista , esta sendo badalada pelos acervos e a world news e as enciclopédias dos melhores de todos os tempos, sabia? Tem uma legião enorme de fãs e seguidores que aumenta cada vez mais que publicam sobre o "veludo". DEmais... Eu tb te parabenizo pelo destaque, porém estou esperando mais e mais de quem tem essa obrigação de pesquizar e divulgar e fazer com que essa Banda volte a nos brindar com seus concertos. OK?

    ResponderExcluir
  4. Realmente a banda é muito boa mesmo...eu não conhecia ela antes de ter postado sobre ela...foi ai que pesquisei e comecei a ouvir o som deles...!

    mas este post eu retirei de outro blog feito pelo escritor Paulo Marchetti...muito bom por sinal...

    agradeço pela visita e pelo comentário...!

    ResponderExcluir
  5. Oh Fernando!!! Quando vamos poder ouvir o VELUDO na Radio. Afinal PROGRESSIVO que vale é com essa banda. Ficamos a espera de mais, ou mesmo o trabalho solo do seu compositor, lead vocal, yecladosta e guitar plyer, o eterno Elias Mizrahi !!! Putz, isso é que é feroncio!!! Tem no youtube, na WN , ou em qualquer veículo do melhor do PROGRESSIVE Rock,. They are the BEST FOREVER> vlw Fernando!!! MAnda ver!!!

    ResponderExcluir
  6. Somos uma comunidade que cresce cada vez mais em busca do som que se eterniza pela qualidade e progressividade. Soubemos que voce, Fernando, um dos historiadores pescador de talentos repletos de qualidades e carisma, assim como essa sua postagem sobre o "VELUDO", que nossa comund. considera o que de melhor tivemos e que poderia ser + bem divulgado pelo seu prestígio e para mostrar ao mundo, quanta força e conteúdo musical essa banda tem. O esplendor do "VELUDO", com certeza deve ser o que de melhor temos pra competir com o resto do mundo. Em suma! Somos mais de 2500 fanáticos pelo umderground dessa maravilha que rogamos mais e mais ... E cá pra nós, o "Tal" do Elias Mizrahi tá bombando nos arquivos internacionais. E é brasileiro. É nosso... Veja entrevista exclusiva feita pelo Ronaldo Rodrigues recentemente na "ALQUIMIA", com o nosso compositor "mor". Faça isso Fernando, estamos de olho, viu!! Vlw. Um abraço de Fabian clark sorensen jr, Presidente voluntário da melhor e mais crescente comunidade do RockProg do mundo. AbÇs.

    ResponderExcluir
  7. Kd vc Fernando? Porque não responde a essa sua galera aí acima, que ficam te cobrando, e de mim tb, rss. + assuntos e notícias do "VELUDO"? Parabéns, só hj pude entrar e ver a sua postagem e o seu sucesso, mesmo tendo sido retirado de outro veículo, ñ importa. O que importa pra mim foi esse contato ctgo e sua publicação que tem uma forte penetração entre a galera do Rock Prog, tanto que vim, afinal, saber que nota era essa e quem era vc. Obrigado e me coloco a sua disposição. Ok? Abçs do Elias Mizrahi.

    ResponderExcluir
  8. OLÁ ELIAS....ALGUNS EU RESPONDI...MAS A UM TEMPO ATRÁS UMA RESPOSTA MAL DADA A UM ESPERTINHO ME FEZ TER RETIRAR OUTROS POSTS...POR ISSO ULTIMAMENTE TENTO NÃO RESPONDER MUITA COISA...APENAS AGRADECER MESMO...!E ESTOU DEVENDO MESMO MUITAS ATUALIZAÇÕES MELHORES...É QUE O BLOG VIROU ALGO DE UMA PESSOA SÓ...E ESTOU TENDO MUITOS COMPROMISSOS...AS VEZES NÃO DA TEMPO DE ATUALIZAÇÕES MELHORES...ESTOU TENTANDO VIABILIZAR UM FANZINE DO ACERVO DO ROCK JUNTO A UM AMIGO JORNALISTA...ALGO CASEIRO NO COMEÇO...MAS QUE ESPERO DAR CERTO...SE REALMENTE SAIR DO PAPEL VAI SER UMA BOA CONQUISTA...!E OUTRA ESTAVA NESSE FIM DE SEMANA EM SÃO PAULO...FUI EM ALGUNS SHOWS...INCLUSIVE O DO ROGER WATERS...MARAVILHOSO...!MAS LÁ ALGUNS PESSOAS QUE CONHECI DISSERAM ADORAR O ROCK PROG BRASILEIRO...INCLUSIVE A BANDA VELUDO...FIQUEI MUITO FELIZ EM DIZER QUE TINHA UM BLOG COM PUBLICAÇÕES A RESPEITO DA BANDA VELUDO...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE MÁXIMO! TUDO ISSO! TEM HAVER COM SUA TEXTURA E HUMILDADE NAS RESPOSTAS...MUTA FORÇA, LUZ E CALOR SEMPRE PRA VC FERNANDO! SINCERAMENTE! ABÇS.

      Excluir
  9. Caro amigo Fernando! Tenho aco ampanhado seu magno e digno trabalho de muito bom gosto!
    Estou feliz por essa sua ainda singela porém importante postagem sobre Minha banda o Veludo e consequentemente sobre minha pópr4ia pessoa como compositor e venho aqui agora para realmente te dizer que vc é especial pois pessoas me procuram e comentam por essa sua descolada! Não estou te cobrando nada, apenas te dizer que pode contar comigo para qualquer assunto e tudo mais. Ok? Vc merece e tem meu aval. Abraços e meu muito obrigado.

    ResponderExcluir