18 de agosto de 2010

Kid Vinil: Punk, Ska e Oi! em reuniões de bandas

O músico, radialista e ex-VJ KID VINIL, escreveu em sua coluna no Yahoo! sobre punk, ska e oi!. Confira abaixo alguns trechos da matéria.

O final da década de 70 e início dos anos 80 foi uma época das mais criativas e revolucionárias do rock, principalmente no que se refere ao quesito rebeldia. O punk até hoje é uma das maiores influências de toda e qualquer banda que apareça na face da terra. Pode nem ser no gênero musical, mas na atitude, no lema “do it yourself” (faça você mesmo). Isso é uma característica que vamos encontrar no DNA de todas essas bandas novatas.

Na semana passada, um grande festival realizado em Blackpool, na Inglaterra, reuniu veterenos do punk rock como Stiff Little Fingers, The Rezillos, Slaughter and The Dogs, Uk Subs, 999, Bad Religion, The Lurkers, Agnostic Front, Cockney Rejects, Chelsea, G.B.H., Discharge e The Subhumans. O pré-punk do New York Dolls também foi destaque. Uma lista enorme de nomes que fizeram a era punk, divididos em três noite e vários palcos. Além da velha guarda do punk, também se apresentaram bandas novas, que carregam fortes influências do gênero, como Gallows e The King Blues.

Enquanto isso, a geração responsável pelo renascimento do ska durante os anos 80 está de volta aos palcos. As bandas The Specials e Madness fizeram a alegria dos festivais europeus no ano passado e este ano relançam, em edições especiais, seus discos mais importantes. Desde o início de 2010 o Madness vem colocando à venda toda sua discografia remasterizada em CDs duplos, com músicas inéditas e shows ao vivo. Os cinco primeiros discos da banda podem ser encontrados nessas versões duplas. Recomendo todos, mas destaco o primeiro One Step Beyond, de 1979, e Presents The Rise & Fall, de 1982, que trazia o mega-hit “Our House”."
Confira a matéria na íntegra no link abaixo.

Fonte desta matéria: Yahoo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário