3 de julho de 2010

Kid Vinil: "Duas gerações do rock experimental"

O músico, radialista e ex-VJ KID VINIL, escreveu em sua coluna no Yahoo! sobre rock experimental. Confira abaixo alguns trechos da matéria.

A norte-americana Laurie Anderson é uma artista completa, que muitas vezes leva o rótulo de performática. Sua música sempre explorou artes visuais e o poder das palavras e da linguagem. Tudo começou em 1981, quando Laurie Anderson lançou, de forma independente, uma música chamada “O Superman”. A música tinha quase 11 minutos de duração, misturava efeitos eletrônicos, palavras recitadas e outras cantadas, numa forma minimalista. Isso chamou logo a atenção do DJ inglês John Peel, que a transformou num sucesso na Inglaterra, chegando ao segundo lugar nas paradas de música pop.

No ano seguinte, Laurie Anderson assinou com a gravadora Warner e lançou o álbum Big Science, eleito por muitos como melhor álbum de ‘art-rock’ dos anos 80. O mais intrigante de tudo isso é como Laurie Anderson conseguiu um relativo sucesso comercial fazendo uma música minimalista, inspirada em artistas como John Cage, Yoko Ono, Philip Glass e Brian Eno.
Leia a matéria na íntegra no link abaixo.

Fonte desta matéria: Yahoo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário