11 de julho de 2010

Discos Marcantes do Pink Floyd IV




Animals é um álbum da banda Pink Floyd, gravado no estúdio da banda Britannia Row Studios em Londres e editado em 23 de Janeiro 1977 no Reino Unido e em 2 de Fevereiro de 1977 nos Estados Unidos. É um álbum conceptual, que faz lembrar o famoso livro de George Orwell O Triunfo dos Porcos (Portugal) A Revolução dos Bichos (Brasil) (Animal Farm no original). Uma nova mistura digital CD  foi editada em 1994  no Reino Unido e em 1997 nos Estados Unidos, onde foi reeditado em 25 de Abril de 2000. Animals atingiu o 3º lugar nas tabelas da Billboard em 1977 chegando a disco de ouro em 12 de Fevereiro de 1977 e disco de platina em 10 de Março do mesmo ano. Vendeu 4 milhões de cópias até à data nos Estados Unidos e 7 milhões no mundo inteiro e é presentemente listado como quádrupla platina pela RIAA.

Álbum de estúdio por Pink Floyd
Lançado em     Reino Unido 23 de Janeiro de 1977
Estados Unidos 2 de Fevereiro de 1977
Gravado em     Britannia Row Studios Abril-Novembro de 1976
Gênero(s)     Rock progressivo
Duração     41 min 51 s
Gravadora(s)     Reino Unido Harvest Records
Estados Unidos Columbia Records(1977)/Capitol Records(1994)
Produção     Pink Floyd

Faixas

 Lado A

   1. "Pigs On The Wing" (Part 1) (Waters) – 1:25
   2. "Dogs" (Waters, Gilmour) – 17:08

 Lado B

   1. "Pigs (Three Different Ones)" (Waters) – 11:28
   2. "Sheep" (Waters) – 10:20
   3. "Pigs on the Wing (part 2)" (Waters) – 1:25

 Músicos

    * Roger Waters - baixo, voz, guitarra acústica em Pigs on the Wing
    * David Gilmour - guitarras, voz
    * Richard Wright - teclas
    * Nick Mason - bateria

História

Ao longo das três músicas principais, todas elas com mais de 10 minutos de duração Roger Waters equivale os humanos a cada uma das três espécies de animais: cães (Dogs), porcos (Pigs), ou carneiros (Sheep). Os cães são usados para representar os homens de negócios megalomaníacos que acabam por serem arrastados pela própria pedra que atiraram. Os porcos representam os políticos corruptos e os moralistas (com referências directas a Margaret Thatcher e a Mary Whitehouse). Os que não se enquadram nestas duas categorias são carneiros, que sem pensamento próprio, cegamente seguem um líder.

As três faixas centrais são "limitadas" por um par de canções de amor escritas por Waters para a sua mulher na época, Caroline: "Pigs on the Wing" partes 1 e 2. A mesagem destas duas músicas é de que enquanto duas pessoas se amarem, podem proteger-se dos males do mundo referidos nas três músicas do meio. Waters refere-se a si mesmo como sendo um cão na segunda parte da música. Na edição de 8 faixas em cartridge as duas faixas foram ligadas por uma parte de guitarra tocada por Snowy White

A Frog Brigade de Lee Claypool gravou o álbum inteiro em alguns concertos tendo eventualmente editado um álbum a partir dessas gravações.

Capa

O porco gigante cheio de hélio que aparece na foto da capa do álbum que foi posto a voar sobre a central eléctrica de Battersea para a fotografia, ter-se-á supostamente solto. As fotos resultantes não foram julgadas adequadas, pelo que a imagem final foi criada na câmera escura.

 Porco

Porcos insufláveis similares foram usados a partir daí nos concertos dos Pink Floyd. No show de Roger Waters no Brasil, em 2007, foram usadas mensagens de protestos sobre a pele do Porco, escrito por brasileiros momentos antes do show. O porco foi solto seguindo o ritual do primeiro show que o Porco participou antes do lançamento do album Animals.

Nenhum comentário:

Postar um comentário