11 de julho de 2010

Avenue Of Allies Music: selo alemão investindo no AOR

Os pequenos selos independentes da Europa tem a cada dia lançado para o mundo diversas bandas de altíssima qualidade e é cada vez mais comum vermos artistas de renome engajados aos mais diversificados projetos de expoentes do rock e do metal de diversas partes do mundo.

Esta soma de forças é com certeza um fenômeno cultural mas não é muito novidade e nem tão pouco acontece apenas nos dias de hoje. Se pararmos para ver que toda a indústria do rock pesado mundial sempre se sustentou na base de parcerias e mais pelo amor a música do que dos milhões reservados para artistas mais populares, que alcançam um público mais amplo, isto fica notório. É o boca à boca dos fças que levam estas estrelas, algumas vezes, ao estrelato absoluto.

Criado há pouco mais de 3 anos, o selo baseado na Alemanha Avenue Of Allies Music, liderado pelo seu produtor executivo/idealizador Gregor Klee, vem lançando alguns títulos muito interessantes que vão do AOR/Westcoast passando pelo hard-rock e até culminando com o metal. Neste ano de 2010, alguns destaques bem interessantes são creditados a Gregor e seu excelente e promissor selo musical. Os álbuns explodem de vários cantos da terra como: Itália, Suécia e Brasil!

Alguns deles são:

Imagem
SHINING LINE: Projeto formado pela dupla de italianos Pierpaolo 'Zorro' 11 e Amos Mont, bateria e baixo respectivamente. Esta dupla arregimentou uma verdadeira "Linha Brilhante" do metal europeu como convidados especiais em seu projeto de estréia. Alguns dos nomes são bastante conhecidos pelos apreciadores do gênero; Michael Voss, Michael Bormann, Robin Beck, Michael Shotton, Harry Hess, Phill Vincent entre outros. A qualidade das músicas compostas pela dupla de italianos, é de altíssimo nível e faz jus a grandes clássicos do gênero já interpretado por todos os artistas que compuseram a lineup em estúdio deste incrível e surpreendente projeto AOR. Um excelente álbum debut que faz você esperar pelo próximo ato destes talentos italianos.

Imagem
SVEN LARSSON: Para quem é fã de AOR/wescoast e conseqüentemente fã da banda sueca STREET TALK, sabe que estamos falando agora do guitarrista da banda. Sven, lançou seu primeiro álbum solo "Sunlight & Shadow" em 26 de março de 2010. O álbum contém músicas extremamente cativantes e fundidas às sonoridades que são peculiares no AOR, ou seja; muitas guitarras, timbres de teclados inspirados nos melhores pads dos anos 80, solos de guitarra super melódicos e cheios de feeling e baladas que trazem o álbum definitivamente para um ponto de vista "radiofônico", comercial porém com algumas influencias jazzisticas sem afetar as possibilidades rockeiras do play. Tudo isto, ainda, foi emoldurado por uma áurea de hard-rock super bem conduzido e produzido. Este álbum é um item imprescindível na prateleira do bom apreciador da música melódica européia.

Imagem
SKILL IN VEINS: Os debutantes italianos trazem na bagagem do seu primeiro play, uma sonoridade bastante rascante e pesada, que por vezes nos lembra a pegada hard-punk do SKID ROW dos tempos de "Youth Gonna Wild". Este álbum foi produzido por Alessandro Del Vecchio, também envolvido no projeto "Shining Line" e apresenta um time de primeira: Os vocais agudos e muito presentes de Gabriele Gozzi, as guitarras poderosas e claramente influenciadas pelo hard-rock dos anos 80 de Andrea 'Andream' Lanza, que é quem assina como compositor todo o material e na cozinha temos os excelentes Nik Mazzuconni (EDGE OF FOREVER & MOONSTONE PROJECT) e Francesco Jovino (U.D.O.). Mais um excelente lançamento e um promissor álbum debut.

Imagem
JOEY SUMMER: Este guitarrista, vocalista, compositor e produtor apaixonado pelo hard-rock/AOR datado dos mágicos anos 80, exporta do Brasil para o mundo um excelente hard-rock/AOR que por vezes chega soar hard'n heavy dentro do repertório de 11 faixas. Neste álbum, segundo de sua discografia solo e primeiro em inglês lançado na europa, o músico de descendência grega mas nascido no Brasil/Rio de Janeiro, apresenta um consistente e melódico trabalho que vem sendo muito bem criticado através de resenhas no mundo todo. O álbum conta com participações muito especiais do metal europeu como o tecladista/produtor do STREET TALK e BLOODBOUND Fredrik Bergh, do vocalista Goran Edman, mais conhecido pelo seu excelente trabalho junto ao guitarrista Yngwie J. Malmsteen mas também nas bandas STREET TALK e GLORY. Traz ainda o baixista da banda de hard-rock alemã JADED HEART Michael Muller além de músicas de Michael Bormann e do ex- EUROPE Kee Marcello. Joey Summer tem se destacado segundo a crítica especializada européia, desde que o álbum foi oficialmente lançado no dia 18 de junho de 2010, como um excelente vocalista e extremamente hábil compositor no gênero hard rock/AOR. Sem dúvida alguma o seu primeiro álbum internacional "Written On The Horizon", foi um excelente e promissor inicio para uma bem sucedida discografia que poderá levar o AOR/Hard melódico brasileiro ao apogeu europeu, de onde saem os mais qualificados álbuns do gênero no mundo.

Imagem
ANGELINE: "Confessions" é o nome deste excelente álbum lançado em 18 de maio de 2010. A banda foi fundada em 1987 e após o lançamento do mini-CD “Don’t Settle For Second Best” (1990) e do CD single “Rain”, a banda sueca vem agora com este maduro e bem concebido novo álbum. A lineup sofreu uma pequena alteração com a entrada de Jocke Nilsson - Vocals & Guitar substituindo o vocalista original Jörgen 'Sigge' Sigvardsson, falecido em 1995 por complicações decorridas de uma cirurgia vascular durante sua convalescença. Mas musicalmente a banda soa ainda mais coesa e com propriedade musical. Em "Confessions", os rapazes do "Angeline" apresentam um rock melódico de alto nível e com muita sobriedade e química. A produção, a cargo de Jocke Nilsson soa poderosa e grandiosa. Um álbum para os rockeiros melódicos de plantão de deleitarem. A banda conta ainda com os músicos: Janne Arkegren - Guitarras, Uffe Nilsson - Baixo e Tobbe Jonsson – bateria.

Estes são apenas alguns dos artistas expoentes lançados este ano. Mas definitivamente a música pesada tem muito a oferecer nos quatro cantos do globo. O Brasil também vem se destacando pelo número expressivo de artistas que estão sendo descobertos na europa por sua música de alta qualidade. Possivelmente estamos sendo avaliados por olhos atentos como o pais que está vendo este potencial europeu viabilizador de grandes álbuns, tal como os europeus vêem os EUA. Bandas como; Highest Dream, Auras, N.O.W. e Joey Summer, tem dado suas contribuições para mudar a impressão totalmente ligada ao samba que ainda possamos passar para o exterior. O Brasil também é celeiro de outros estilos musicais e mesmo dentro do metal, temos representado este ideal dignamente frente aos grandes nomes da cena mundial. Caminhos que já foram abertos no passado por bandas como: 

SEPULTURA, VIPER, Angra e DR.SIN. A dica para este ano é ficar de olho nos lançamentos do metal europeu e abrir a mente para os novos nomes que surgem prometendo uma próspera carreira no cenário mundial. Nunca se sabe de onde irá surgir os novos "papas" da música pesada. Quem sabe uma nova safra esta sendo gerada neste instante aqui mesmo, no Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário