9 de maio de 2010

Discos Marcantes do Iron Butterfly






In-A-Gadda-Da-Vida

Álbum de estúdio por Iron Butterfly
Lançado em 25 de julho de 1968
Gênero(s) Rock
Duração 36:15
Formato LP
Gravadora(s) Atco Records
Produção Don Casale

In-A-Gadda-Da-Vida é um álbum de rock da banda Iron Butterfly, lançado em 1968. À exceção de "Termination", todas as músicas foram escritas por Doug Ingle.

O álbum foi relançado como uma versão de luxo, contendo três versões de In-A-Gadda-Da-Vida, uma versão de estúdio de aproximadamente 17 minutos, uma versão ao vivo com 18 minutos e outra versão de aproximadamente 3 minutos, também lançada no single.

Diz a lenda que o vocalista do Iron Butterfly estava tão bêbado quando gravou a música In the garden of Eden, que a faixa 6 passou a se chamar In a gadda da vida O Iron Butterfly surgiu no cenário musical do final da década de 1960, chamado Hard Rock ou Acid Rock e ficou caracterizada pelos solos de guitarra, baixo marcante, bateria pesada e teclados que mesclava rock com música sacra. Em meados de 66, a banda saiu de San Diego e foi para Los Angeles, para fazer shows pequenos clubes. Em 68 assinam contrato com a ATCO e participa de uma turnê com The Doors, Jefferson Airplane, The Grateful, Traffic, The Who e Cream. Lançam o primeiro LP, "Heavy". Logo após Jerry Penrod, Darry DeLoach e Danny Weis deixaram o grupo e foram substituídos pelo guitarrista Erick Brann, de apenas 17 anos e pelo baixista Lee Dorman, ficando apenas o tecladista, vocalista e líder da banda Doug Ingle e o baterista Ron Bushy da formação original. Ainda em 1968, o Iron Butterfly grava o "In-A-Gadda-Da-Vida", a música homônima tem duração de 17:05 minutos e se tornou o hino dos jovens americanos da época. O terceiro LP gravado pelo grupo, "Ball", recebeu o Disco de Ouro. Foi o último álbum de Erick Brann, em seu lugar entraram Mike Pinera e Larry "Rhino" Reinhardt. Em 1970 é gravado "Metamorphosis", e o "Iron Butterfly Live". Em 1971, ano que marca a separação do grupo, é lançado "Best of Iron Butterfly - Evolution". Em meados dos anos 1970, Erick Brann e Ron Bushy, se encontram novamente e gravam os discos "Sun and Steel" e "Schorching Beuty". Em 1997, a banda volta em turnês na Europa e Estados Unidos.


Faixas

1. "Most Anything You Want" (Ingle) – 3:44
2. "Flowers And Beads" (Ingle) – 3:09
3. "My Mirage" (Ingle) – 4:55
4. "Termination" (Brann/Dorman) – 2:53
5. "Are You Happy?" (Ingle) – 4:29
6. "In-A-Gadda-Da-Vida" (Ingle) – 17:03

Membros

* Doug Ingle: órgão, teclado, piano, vocal
* Erik Brann: guitarra, violino, vocal
* Lee Dorman: baixo
* Ron Bushy: bateria, percussão

Nenhum comentário:

Postar um comentário