1 de abril de 2010

Nirvana: Kurt Cobain e o reino mítico que perdura anos




Foi publicada na coluna "Icones do Rock" do The Rock Wall um artigo assinado por Cínthia Demaria que fala sobre Kurt Cobain e o NIRVANA; confira abaixo um trecho:

Kurt Cobain foi o percussor de discussões sobre o tema de mitos modernos. Além do interesse pessoal pela carreira do músico, a quantidade de materiais que saem anualmente em memória à morte de Cobain me chamaram atenção. Mesmo 15 anos após seu falecimento, os veículos midiáticos insistem em trazer materiais "inéditos" sobre sua vida pública e privada.

Entendendo mais do assunto

Nos anos de 1990, o mundo acompanhou um fenômeno musical. O movimento grunge, como foi denominado a mistura dos ritmos hardcore, heavy metal e rock alternativo, foi um marco para as bandas que nasciam nas cidades do noroeste dos Estados Unidos, como Seattle, Olympia, e Portland. Além do ritmo “barulhento”, o tema das músicas estava relacionado com letras cheias de angústia e sarcasmo, reforçando assuntos como a alienação social, apatia, confinamento e desejo pela liberdade. Para conquistar os fãs, os músicos grunges mostravam um desencantamento geral com o estado da sociedade, assim como um desconforto ao serem prejudicados socialmente. Para fazer parte do movimento grunge, os jovens tinham que se identificar com alguns atributos dos músicos percussores do estilo, como ironia, sarcasmo, auto-humor, crítica social, revolta, desespero, sentimento de inferioridade e referências ao uso de drogas.

O texto completo pode ser visto no link abaixo.

Versão completa desta matéria: The Rock Wall

Nenhum comentário:

Postar um comentário