30 de abril de 2010

The Incredible String Band





The Incredible String Band (ou ISB) é uma banda acústica escocesa que nos anos 60 formou uma base de fãs entre o movimento de contra-cultura britânico, além de serem considerados pioneiros no estilo psych folk.

O grupo foi formado em 1965 pelos músicos folk escoceses Robin Williamson, Mike Heron e Clive Palmer. Depois de uma carreira instável e trocas de formação nas décadas seguintes a ISB continua se apresentando no Reino Unido e ocasionalmente em shows internacionais.

Mike Heron e Robin Williamson são ingleses. Formaram a banda nos anos 60 e seguiram pelos anos 70, separando-se depois. No nosso século (XXI) se juntaram novamente e fizeram shows e lançaram novos albuns. É um trabalho bastante melódico, experimental, livre, chegando a ser ingênuo algumas vezes, naif eu diria. Representam a essencia dos movimentos hippies de contracultura dos anos 60, inclusive vivendo em comunidade. Ambos compõem, cantam e tocam vários instrumentos. Raramente faziam os albuns sozinhos, convidando suas esposas e amigos para participarem das gravações. Como era de se esperar, a roupagem de seu som se alterava de acordo com as participações. Em seus primeiros álbuns usavam apenas instrumentos acústicos, mantendo uma sonoridade mais suave e intimista. Depois acrescentaram bateria acústica e instrumentos elétricos, como guitarra e órgão. Mas sua essencia sempre se manteve, com um resultado bastante poético e lírico, com momentos de rara beleza.


Discografia

* The Incredible String Band (1966)
* The 5000 Spirits or the Layers of the Onion (1967)
* The Hangman's Beautiful Daughter (1968)
* Wee Tam and the Big Huge (1968)
* Changing Horses (1969)
* I Looked Up (1970)
* U (1970)
* Be Glad for the Song Has No Ending (1970)
* Relics
* Liquid Acrobat as Regards the Air (1971)
* Earthspan (1972)
* No Ruinous Feud (1973)
* Hard Rope and Silken Twine (1974)
* Seasons They Change (1976)

Nenhum comentário:

Postar um comentário