31 de dezembro de 2009

Ode a Colônia

Ode a Colônia
(Viel passiert - Der BAP-Film, Alemanha, 2002)
Títulos Alternativos: Ode to Cologne: A Rock 'N' Roll Film
Gênero: Documentário
Duração: 101 min.

Kings Of Leon: Caleb Followill odeia “Use Somebody”

Caleb Followill, vocalista do KINGS OF LEON, admitiu em entrevista recente que ele odeia a músca “Use Somebody”, e que só a colocou no álbum depois de muita insistência dos seus companheiros de banda.
“Todos nós tínhamos bebido muito e brigado. Então no dia seguinte, na passagem de som, não estávamos olhando um para o outro. Eu comecei a tocar e a cantar. Foi o meu pedido de desculpas”, disse Caleb.

Judas Priest: Halford lista 11 melhores filmes de terror

O vocalista Rob Halford (JUDAS PRIEST) enquanto ri das ridículas declarações de Gerad Way (sobre o Judas não ser uma banda de Metal) lista seus 11 filmes de terror favoritos:
01. The Shining
02. The Exorcist
03. Nosferatu

Slipknot, Soulfly, Killswitch: álbuns favoritos da década

Membros do SLIPKNOT, SOULFLY, KILLSWITCH ENGAGE, DRAGONFORCE e TRIVIUM estão entre os artistas da Roadrunner cujos álbuns favoritos dos anos 2000 (com comentários) podem ser encontrados neste link.
Também estão disponíveis as escolhas de vários funcionários da gravadora. Algumas das listas de top 10 estão abaixo.

Judas Priest: 10 fatos que compravam que eles são Metal!

Na semana passada, Gerard Way do MY CHEMICAL ROMANCE, chocou a todos nós com sua declaração de que o JUDAS PRIEST não é uma banda de Metal (“O Judas Priest é considerado metal, mas na verdade é muito rock ‘n’ roll. Não tem nada a ver com o metal norte-americano daquela era, o hair metal, mas tem tudo a ver com o metal de refrões poderosos”). Então, nós pensamos e encontramos 10 boas razões para dizer que ele está errado. Sendo assim, lá vamos nós!

Discos Marcantes de Gram Parsons

Gram Parsons - Grievous Angel (1974)
Origem: Estados Unidos
Produtor: Gram Parsons
Formação Principal no Disco: Gram Parsons - Emmylou Harris: vocals - Glen D. Hardin - James Burton - Emory Gordy - Ronnie Tutt - Herb Pedersen - Al Perkins

Gram Parsons

Gram Parsons (Winterhaven, Flórida, 5 de novembro de 1946 — Joshua Tree, Califórnia, 19 de setembro de 1973) foi um cantor, compositor e guitarrista estadunidense que trabalhou com bandas como The Byrds e Flying Burrito Brothers. É considerado um dos precursores do country rock (surgido em fins dos anos 1960) e do alt-country (anos 1990). É também co-autor de clássicos como Hickory Wind, Juanita, Sin City e In My Hour of Darkness. Ao invés de country progressivo, country continental ou country-rock, rótulos dados pela imprensa, preferia definir sua música como cosmic American music, ou seja, música cósmica estadunidense.

Hoje na história do Rock no mundo - 31/12

Springsteen leva rojão no réveillon
[31/12/1978] Há 31 anos
Bruce Springsteen machuca o rosto ao ser atingido por um tiro de rojão durante um show de réveillon em Cleveland, Ohio, nos Estados Unidos. A apresentação marcou o fim de uma turnê bem sucedida, que durou sete meses e passou por 86 cidades.

Hoje na história do Rock Brasileiro - 31/12

ATENÇÃO - 1947: Nasceu, em São Paulo, a cantora e compositora Rita Lee Jones. Em 1965 formou, junto com amigas, a banda Teen Age Singers que, por intermédio de Tony Campello, chegou a fazer backing vocal para The Jet Black’s e Demétrius. Participou do Tulio Trio e depois de conhecer Arnaldo Batista, passou a tocar baixo na banda Six Sided Rockers, banda que originou O’Seis (pré-Mutantes, já com Sérgio Dias e Arnaldo Batista) que chegou a gravar, em 1966, um compacto com as músicas “Suicida” e “Apocalipse”. Com Os Mutantes e o movimento tropicalista Rita Lee ganhou reconhecimento nacional e com a banda, de 66 à 72, lançou seis discos. Depois do Mutantes, em 1973, formou a banda Tutti Frutti e com ela lançou mais quatro discos. Em 79, já casada com Roberto de Carvalho, lançou mais catorze discos, além de um em parceira com Gilberto Gil e mais cinco assinando sozinha. Além da música, Rita Lee já lançou livros infantis, participou de programas de rádio e televisão, novelas e filmes. Entre seus sucessos na fase rock estão "Ovelha Negra", "Mamãe Natureza", "Esse Tal de Roquenrou", "Coisas da Vida", "Jardins da Babilônia" e "Agora Só Falta Você".

30 de dezembro de 2009

Guitar World: os 100 piores solos de guitarra da história

Após duas décadas detonando, a Guitar World resolveu bombardear alguns monstros sagrados em um guia definitivo dos piores solos de guitarra.
Todo guitarrista, não importa se é o melhor do mundo, tem seus momentos ruins, ou algum solo horrível. Lendas como Hendrix, Page, Hammett e Harrison já tiveram seus momentos de total falta de inspiração, e também ocasiões em que a pretensão superou a técnica. Isso não é nada de anormal.

Ob-La-Di, Ob-La-Da, a 'Geni' dos Beatles

Odiada por John Lennon. Eleita várias vezes como a pior canção da história. Esta é ‘Ob-La-Di, Ob-La-Da’, música que está no álbum branco dos Beatles, e que em novembro de 2009 - 41 anos depois de lançada - foi tocada pela primeira vez ao vivo por Paul McCartney.

Hoje na história do Rock no mundo - 30/12

Beatles fecham o ano com Hello Goodbye
[30/12/1967] Há 42 anos
Os Beatles fecham o ano de 1967 com o terceiro single no topo da parada norte-americana: "Hello Goodbye". Antes dele, "Penny Lane" e "All You Need Is Love" já haviam conquistado a primeira posição. No mês seguinte, o álbum "Magical Mystery Tour", contendo 11 faixas (6 delas usadas no filme de mesmo nome) alcançou a mesma proeza e liderou a lista dos mais vendidos no país.

Hoje na história do Rock Brasileiro - 30/12

Não há registro de acontecimentos.
http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/

29 de dezembro de 2009

O Rock Britânico

O rock feito na Inglaterra somente conquistou respeito mundial após o surgimento dos Beatles. Todavia, muito antes do quarteto de Liverpool ser formado, já haviam algumas bandas tocando em Londres e arredores. Entre 1954 e 1963, quando finalmente "Please, Please Me" chegou a No.1 nas paradas britânicas, existe uma rica história de pessoas e lugares que de uma forma ou outra influenciaram e ajudaram a moldar o rock inglês como nós o conhecemos. Este texto tenta trazer à luz alguns desses personagens menos festejados e, na medida do possível, dar uma certa ordem cronológica aos eventos significativos e pertinentes à popularização do rock.

Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte

Robert Plant no The Who? Stephen Stills no Monkees? Elton John no Spencer Davis Group ou no King Crimson? Mitch Mitchell no Emerson Lake & Palmer (que teria, claro, outro nome)? Phil Collins com Manfred Mann? Peter Frampton nos Rolling Stones? James Taylor no The Fugs? Steve Marriott no The Lower Third? Bryan Ferry no King Crimson? A história poderia ter sido muito diferente da que conhecemos.

Sucessos do Neu!

Hoje na história do Rock no mundo - 29/12

Dave Mason abandona o Traffic
[29/12/1967] Há 42 anos
O guitarrista e vocalista Dave Mason anuncia sua saída do Traffic, devido à diferenças musicais com Steve Winwood. Depois, ele viajaria para os Estados Unidos e trabalharia com a dupla Delaney & Bonnie, antes de seguir carreira solo. O Traffic não procurou um substituto e continuou a carreira como um trio.

Hoje na história do Rock Brasileiro - 29/12

- 1989: O De Falla lançou o terceiro disco Screw You. Os destaques são “Screw You Susy Doll”, “Fuckawall” e “Holly trash”. Cássia faz parte do seleto grupo de artistas que realmente fazem falta.
ATENÇÃO - 2001: Morreu a cantora Cássia (Rejane) Eller. Depois de três paradas cardíacas, Cássia faleceu numa clínica do Rio de Janeiro. Ela iniciou a carreira musical aos 18 anos e chegou a cantar em coral e também participou, durante 1981, de um espetáculo de Oswaldo Montenegro. Seu primeiro disco foi lançado em 1990, onde se destacou a regravação de “Por Enquanto” (Legião Urbana). Até 2001 Cássia lançou nove discos e era fortemente influenciada pela MPB e o pop/rock. Era fã de Renato Russo e Cazuza (do qual fez um disco com regravações de suas músicas – Veneno Antimonotonia). Seus maiores sucessos comerciais foram os discos Com Você… Meu Mundo Ficaria Melhor (2000) e Acústico (2001). Entre seus sucessos estão “Marginal”, “Rubens”, “Nós”, “Por Enquanto” e “O Segundo Sol”.