2 de maio de 2011

Extraphysicallia - Of The Archaengel


Certamente muitos dos leitores se lembram do paulistano Lethal Curse, banda que nunca se acomodou artisticamente ao longo de mais de uma década de existência e tem em "Rape The Innocence" (97) um bom exemplo de sua capacidade criativa. Mas foi em 2001 que Alex Rodrigues (guitarra), Paulo Moura (guitarra, teclados) e Pedro Alzaga (bateria) decidiram levar sua música a outros patamares, e é neste ponto que surge o Of The Archaengel.



Imagem

Se o maior desafio do novo grupo era alcançar a estabilidade em sua formação, isso ocorre com o próprio Alex Rodrigues assumindo as vozes, e recrutando o finlandês Timo Kaarkoski para a guitarra e Lucas Barone para o baixo. Já fazendo parte do cast da gravadora grega Sleaszy Rider, o Of The Archaengel agora está lançando o tão aguardado debut, o magnético "The Extraphysicallia", que chega também às paragens brasileiras via Voice Music.
Ainda que este disco seja de um gigantismo em termos de subgêneros metálicos e elementos góticos, podemos situar sua música no chamado Dark Metal, e extremamente melódico. São nove composições repletas de referências dos mestres do estilo, mas o Of The Archaengel prima pelo bom gosto nas experimentações e consegue criar tantas e variadas atmosferas, melancólicas ou pesadíssimas, que muitas vezes aparecem de forma abrupta e conseguem segurar a atenção do ouvinte durante os mais de 70 minutos de audição.
"The Extraphysicallia" possui seu conceito baseado no livro "O Abismo", de R. A. Ranieri e orientado pelo espírito de André Luiz, ou seja, um livro espírita, mas com uma narrativa um tanto quanto dantesca. O atormentado repertório está balizado lá em cima, mas ainda assim surgem destaques como "Water Flows Through The Slimy Walls", enriquecida com orquestrações e tendo ninguém menos do que Sakis Tolis (Rotting Christ) contribuindo com sua voz, "Sun Shaped Archangel" e a depressiva "The Silence Of The Dead Things".
E o Of The Archaengel não poupou esforços em sua estreia. O áudio é bastante limpo, sendo que sua masterização ocorreu no estúdio sueco “The Cutting Room” (Amon Amarth, Opeth), além de a arte gráfica ser assinada por Seth Siro Anton (Paradise Lost, Exodus). Nada mal mesmo! "The Extraphysicallia" possui elementos de sobra para atrair o interesse de um público bastante amplo, mas são os admiradores de nomes como Paradise Lost, Opeth ou Lake Of Tears os que têm praticamente como obrigação conferir este registro.
P.S.: agora, alguém me explique de quem é aquela curiosa mão 'perdida' na foto do encarte, ao lado do baixista Barone!!!
Contato:

Formação:
Alex Rodrigues - voz
Paulo Moura - guitarra e teclados
Timo Kaarkoski - guitarra
Lucas Barone - baixo
Pedro Alzaga - bateria

Of The Archaengel - The Extraphysicallia
(2011 - Sleaszy Rider Records / Voice Music - nacional)

01. Black Raven
02. Water Flows Through The Slimy Walls
03. Ascending Coils To Lead
04. Platino
05. Sun Shaped Archangel
06. With the Dragon´s Hand
07. The Silence Of The Dead Things
08. Consent To The Devilish Fantasies
09. Leaving The Inebriant Well

Nenhum comentário:

Postar um comentário