21 de abril de 2011

Thorns And Blood - Hawthorn


O chamado Black Metal Cristão sempre vai gerar polêmicas, mas parece que o Hawthorn está preparado para rebater todas as prováveis acusações que lhe serão dirigidas. A banda tem sua origem na Curitiba (PR) de 2004, e a partir daí liberou o EP "Down Of Blood" (08) e o debut "Thorns And Blood" (10), registros que lhe permitiu tocar bastante por aí, inclusive abrindo para o suíço Eluveitie, em passagem por sua cidade natal no começo deste ano.



Imagem

Em termos de composição e produção, "Thorns And Blood" apresenta um considerável salto em relação ao EP que o antecedeu. A linha musical segue basicamente o que foi proposto pelo underground da Noruega na década de 90, ou seja, aquele Black Metal ríspido que rapidamente se espalhou pelo planeta, influenciando as gerações posteriores a usar melodias obscuras, velocidade hipnótica e generosas doses sinfônicas, macabras e dramáticas.
Assim, se o Hawthorn não apresenta, propositadamente, nada de novo, é inegável que seus músicos exploram muito bem as possibilidades dos arranjos, tornando tudo bem movimentado e diversificado, em especial pela forma como trabalham com as vozes. Amanda possui uma voz gutural que é perfeita ao estilo, e a banda oferece ainda muitos rosnados, vocalizações líricas e masculinas limpas por toda a audição.
Alguns pontos poderiam ser revistos no futuro, em especial a opção em dar tanto ênfase aos teclados, que conseguem encobrir consideravelmente as guitarras. E também faltou certa coerência na linha lírica, pois, mesmo que o homem perceba várias facetas no Deus cristão, é estranho uma letra falando de 'Deus do Amor' (inclusive a faixa "Eternal Lord" é uma verdadeira oração), seguida por outra pedindo forças ao 'Deus da Guerra'.
Independente dos naturais julgamentos em divulgar as virtudes cristãs usando como veículo a agressividade típica do Black Metal, o Hawthorn segue trabalhando e colhendo seus frutos, tanto que "Thorns And Blood" gerou interesse entre os gringos e está sendo liberado no mercado internacional através dos selos Sullen Records e Intense Millennium Records. Opiniões contrárias à parte, este disco possui muitos elementos para atrair o público que curte o hipnotismo típico das bandas extremas dos países nórdicos. Confira e tire suas conclusões!
Contato:

Formação:
Amanda - voz
Keisie - guitarra
Totti - teclados
Wilian - baixo
Guilherme - bateria e voz

Hawthorn – Thorns And Blood
(2010 / Thorn Records - nacional)

01. Empty Soul
02. Master Of Lies
03. Dark Veil
04. Dark Night
05. Deadly Dreams
06. Eternal Lord
07. Lord Of War
08. Battle Mind
09. Thorns

Nenhum comentário:

Postar um comentário