5 de abril de 2011

Rock em Análise: Voz + Letra = Música?



No que diz respeito a discussões musicais, quantas vezes você se deparou com um ouvinte que começa a escutar uma canção pela primeira vez, e, após alguns segundos, chega a uma conclusão quase definitiva de que não gostou daquele artista/banda? Este é um problema recorrente, consequente de uma equivocada atenção a apenas dois elementos: voz e letra.
Não é de se espantar que um "ouvinte comum" não tenha aquele "tato" para a música como um todo, mas este bom senso não precisa ser uma exclusividade de críticos e fãs de música em geral. Afinal, qual seria a dificuldade em dar igual tratamento a todos os elementos de uma música? A verdade é que, exceto pela breve atenção a um riff bacana aqui e um solinho de guitarra acolá, a dobradinha "voz+letra" passou a ser determinante em pelo menos 90% da qualidade do artista.
Não vou culpar ninguém, pois é normal que aquele indivíduo no centro das fotos - ou do palco - ganhe um destaque inicial maior do que o dos outros integrantes. Mas, se você adquiriu tal forma equivocada de analisar os sons que escuta, saiba que não é tarde para tentar mudar seus hábitos. Comece prestando atenção nos arranjos da música, e notando como os mesmos podem realmente influenciar na obra como um todo.
Vai me dizer que uma música com uma letra bem simples deve ser logo tachada de medíocre, ainda que possua um dos mais belos arranjos que você escutou em toda a sua vida? O que falar então daquela linda poesia que foi totalmente estragada por arranjos musicais equivocados? E aquela voz que é um tanto fraca, mas pode ser deixada em segundo plano, visto que o resto da banda faz um trabalho excepcional?
Como você pode ver, para o bem ou para o mal, a audição multidimensional é importante na análise do que você está escutando, o que torna a experiência de ouvir música ainda mais completa, desafiadora e agradável. Além do mais, ninguém precisa ser músico para expor uma simples opinião a respeito dos diversos instrumentos  presentes em determinada música. Então, escute atentamente, arrisque e, acima de tudo, divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário