10 de abril de 2011

Acústico MTV - Ultraje A Rigor


E o Ultraje a Rigor finalmente gravou seu acústico! Porque finalmente? A resposta é simples: este formato já mostrou sua popularidade entre os fãs brasileiros (IRA, Titãs, Rita Lee e Kid Abelha que o digam) e mais cedo ou mais tarde toda banda acaba sucumbindo às vantagens que um CD e DVD neste formato acarretam: exposição, sucesso quase que imediato, e com certeza uma longa turnê. Cá entre nós, soa oportunista essa empreitada, já que o Ultraje vinha de um bom CD, mas sem muita repercussão (“Os Invisíveis”), e a banda iniciava uma caminhada rumo ao “underground”. Mas uma coisa tem que ser dita: apenas um CD acústico não salva bandas... o negócio tem que ser bem feito e convincente.



Imagem

Para tal Roger Moreira se cercou de um time infalível: Mingau no baixo, Bacalhau (ex-Rumbora) na bateria e Sérgio Serra nas guitarras. Para incrementar as músicas, Roger convidou Manito (Os Incríveis) para o sax, e os vocais de apoio de Oswaldo Fagnani e Paulinho Campos. Roger sempre declarou em entrevistas que a música do Ultraje primava pela simplicidade, e isso pode ser conferido no formato acústico, sem a distorção das guitarras e os efeitos da eletrônica. Como todo show acústico, o palco é simples e inusitado, usando luzes e efeitos com cores.
O set é um passeio pelos mais de 20 anos de carreira da banda: começando com “Zoraide”, passando por “Inútil”, “Filha da Puta” e a versão para “I Can´t Explain” (The Who) que aqui virou “Eu não Sei”, o Ultraje mostra simplicidade, garra e bastante talento.
Mingau assume os vocais no b-side “Jesse Go”, enquanto que Bacalhau canta “Ponto de Ônibus”. As músicas realmente empolgam, e Roger continua o mesmo vocalista de sempre, limitado, mas correto e esbanjando carisma, embora em certos momentos mostre ainda estar se adaptando ao formato acústico.
“Mim Quer Tocar”, “Rebelde Sem Causa” e “Ciúme” (em sua versão original, com levada mais lenta) levam a seleta platéia ao delírio. As novas “Nada A Declarar” (do CD ao vivo “18 Anos Sem Tirar) e “Agora É Tarde” (do CD “Os Invisíveis”) agradam e convencem. Para complementar, a banda apresenta uma boa música nova, “Cada Um Por Si”. “Pelado” e “Nós Vamos Invadir Sua Praia” (com arranjo de cordas e orquestra) são os clássicos que ajudam a encerrar este grande momento, com uma banda bem afinada e um público delirante.
Como extras a banda apresenta três excelentes “covers” (que deveriam estar no repertório original): “Johnny B. Goode”, “Great Balls Of Fire” e “Slow Down”. Além disto, temos um interessante “making of”, um ensaio com “Nós Vamos Invadir Sua Praia” e uma matéria sobre o famoso periscópio que de certa forma é o mascote e símbolo da banda. Um pacote completo e muito bem elaborado, que vale cada centavo gasto.
Continuo com minhas ressalvas aos projetos acústicos, pois muitas bandas usam do mesmo, não só no Brasil como no exterior, para resgatar o sucesso perdido, ou para não cair na mesmice durante uma crise criativa, mas não deixo de louvar o excelente trabalho criado pela banda e o resultado final que é mais que convincente. Mas agora você já sabe: vem uma longa turnê, shows no formato acústico... e tomara que o Ultraje a Rigor não se perca no meio desta febre, como aconteceu com os Titãs, que só conseguiram se recuperar anos depois. Em todo caso, sente e aproveite, pois é a história do rock brasileiro que está sendo contada. E Roger Moreira é um dos caras mais qualificados para tal.
Material Cedido Por:
Deckdisc
Rio de Janeiro (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário