10 de março de 2011

Tributo ao Sorriso - O Terço

Os cariocas do O TERÇO conquistaram certo prestígio no mundo da música quando o seu primeiro compacto, intitulado “Velhas Histórias” (1970), chegou às lojas do país. A banda, que ganhou notoriedade ao vencer o Festival de Juiz de Fora nos anos setenta, ainda buscava uma sonoridade própria, entre o rock progressivo e a MPB. De qualquer modo, as músicas que o quarteto gravou no período seguinte deram vida a “Tributo ao Sorriso” (1971), um registro raro que retorna ao mercado em versão remasterizada pela gravadora Discobertas.



Imagem

Na época em que participou do Festival Internacional da Canção com as composições “Tributo ao Sorriso” e “O Visitante”, o O TERÇO foi considerado uma das maiores revelações da música brasileira, sobretudo pelo direcionamento que dava à MPB, com contornos do rock clássico e do progressivo. Sérgio Hinds (vocal, guitarra e violoncelo elétrico), Jorge Amiden (guitarra de três braços, batizada de tritarra), Cezar de Mercês (baixo) e Vinícius Cantuária (bateria) entraram em estúdio entre junho de 1970 e novembro de 1971 para gravar uma série de músicas, que pouco tempo depois seriam reconhecidas sob o compacto duplo “Tributo ao Sorriso”. Embora ainda não conte com os elementos do rock progressivo que trouxeram fama ao grupo, o EP nitidamente se encontra um passo além ao dado no álbum “O Terço” (1970), de repercussão controversa até mesmo nos dias de hoje.
De qualquer modo, o trabalho que a Discobertas fez em torno desse álbum raro é evidente e de muito bom gosto. A capa original foi recuperada e ganhou um encarte recheado por fotos históricas, fichas técnicas de estúdio e informações sobre a banda, além de detalhees sobre o próprio disco. Por mais precária que tenha sido a gravação na época – em apenas quatro canais – a remasterização assinada por Ricardo Cavalheira deu uma atualizada à música do O TERÇO, ao mesmo tempo em que mantém todas as características originais do registro.
As músicas que compõem “Tributo ao Sorriso” são curtas e mostram muito bem a versatilidade do quarteto em explorar a MPB com muitos acentos de personalidade e de originalidade. Na abertura, “Edifício da Avenida Central” mostra toda a desenvoltura do O TERÇO em uma música animada, intensa e com um quê de rock n’ roll. De outro lado, a faixa-título é uma bonita balada, que se tornou o maior hit da banda no início dos anos setenta, além de conquistar a terceira colocação no Festival Internacional da Canção, no Rio de Janeiro (RJ). O estilo de cantar de Sérgio Hinds – em nítido falsete – foi determinante para que a crítica considerasse o O TERÇO a nova sensação da música brasileira, por mais incrível isso que possa parecer.
Por outro lado, “Adormeceu”, de novembro de 1971, já mostrava o direcionamento mais rock n’ roll que a banda assumiria nas empreitadas seguintes. A música, que pode lembrar um pouco o que os BEATLES  criavam na mesma época, conduziu o quarteto para o prestígio que os festivais televisionados concediam aos seus participantes de maior destaque. A efervescência criativa da dupla Jorge Amiden e Cezar de Mercês ainda consolidou “Vou Trabalhar” e, sobretudo “O Visitante”, entre as composições mais executadas ao vivo pelo O TERÇO na época. Com uma áurea novamente cadenciada, essa faixa inclusive conquistou o quarto lugar do Festival Internacional da Canção, em 1971. Em um exercício de comparação, a música não é tão interessante como as demais apresentadas no EP.
O curto período em que Sérgio Hinds se afastou do grupo para trabalhar com IVAN LINS resultou em uma versão assinada pelo O TERÇO para “Doze Avisos”, de autoria do pianista e compositor. Com certa distância da pegada mais rock n’ roll, a faixa é uma balada que se constroi a partir de algumas variações rítmicas interessantes, característica que a banda começava a explorar, meio que sem saber direito. De outro lado, “Mero Ouvinte” traz as primeiras referências do rock progressivo que apareceriam com mais impacto em “Criaturas da Noite” (1975), provavelmente o melhor disco da banda até hoje. O encerramento com a curtíssima e incidental “Trecho da Ária Extraída da Suíte em Ré Maior” não modifica as boas impressões deixadas pelo compacto “Tributo a Sorriso”.
Em um primeiro momento, os parabéns devem ir – acima de tudo – para a gravadora Discobertas. Não apenas pela iniciativa em recolocar no mercado um disco raro e incrível de uma banda sensacional, mas por prestar uma homenagem verdadeiramente digna. Embora a primeira fase da banda não seja considerada como o ápice da sua carreira, a oportunidade de conhecer a música que notabilizou uma das maiores referências do rock brasileiro, deveria ser obrigatória para todos os aficionados por música (e rock) do nosso país.
Track-list:
01. Edifício da Avenida Central
02. Tributo ao Sorriso
03. Adormeceu
04. Vou Trabalhar
05. O Visitante
06. Doze Avisos
07. Mero Ouvinte
08. Trecho da Ária Extraída da Suíte em Ré Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário