31 de março de 2011

Live at Wacken Open Air 2006 - Emperor


O Emperor foi uma das bandas mais importantes e influentes do black metal norueguês. Tendo como eixo central a dupla formada por Ihsahn (vocal e guitarra) e Samoth (guitarra), o grupo gravou discos que se transformaram em alguns dos maiores clássicos do metal extremo mundial, como "In the Nightside Eclipse" (1994) e "Anthems to the Welkin at Dusk" (1997). A banda encerrou suas atividades em 2001, mas, atendendo à imensa demanda dos fãs, retornou por um breve período entre 2005 e 2007. Foi justamente nesse intervalo que o grupo tocou no maior festival de heavy metal do mundo, o Wacken Open Air.



Imagem

A apresentação do Emperor no Wacken aconteceu em 2006, e foi aclamada pela multidão de bangers que lotou o WOA para vê-los. Esse antológico show ganha agora uma edição nacional com o lançamento do DVD "Live at Wacken Open Air 2006: A Night of Emperial Wrath", lançado lá fora em 2009, pela Shinigami Records em nosso país.
O DVD conta com doze faixas, mais cenas de backstage e trechos de outras apresentações da turnê de retorno. O show é fenomenal, com a banda tocando com uma energia e técnica impressionantes. Dono de uma das mais elaboradas sonoridades do black metal, o Emperor mostra todo o seu vigor sobre o palco do Wacken, arrebatando a audiência e levando-a a um estado de transe coletivo.
Ihsahn é a figura central do Emperor. Ele é o maestro do quinteto – completado pelo já citado Samoth na guitarra, Trym na bateria, Secthdaemon no baixo e Einar nos teclados -, e isso fica claro de imediato. Com uma postura que lembra um serial killer extremamente controlado e frio que, quando provocado, libera toda a sua raiva de forma insana, Ihsahn canta como se fosse uma alma perdida do inferno vivendo em uma terra indesejada, ao mesmo tempo em que impressiona pelo domínio absoluto da guitarra. Samoth não fica atrás, despejando riffs hipnóticos e intrincadíssimos sobre os metalheads. Outro destaque é a bateria de Trym, rapidíssima e com arranjos cheios de nuances.
A montagem do DVD, alternando cenas coloridas e em preto e branco e com pequenas brincadeiras na edição, torna o ato de assisti-lo ainda mais interessante ao espectador. Outro destaque, mas dessa vez no material extra, são os trechos de um workshop dado por Ihsahn e Samoth para a revista Guitar World, onde tocam trechos das composições do Emperor apenas com as suas guitarras, deixando claro, mais uma vez, o quão influenciado pela música clássica o som do grupo sempre foi.
Se você é  de black metal ou aprecia ter em sua coleção momentos marcantes da história do heavy metal, esse é um DVD obrigatório. Simples e sem maiores exageros, mostra o poder da música do Emperor em toda a sua plenitude.
Se eu fosse você, não deixava passar!
Faixas:
1 Infinity Burning (Medley) 5:58
2 Cosmic Keys to My Creations & Times 4:29
3 Thus Spake the Nightspirit 4:45
4 An Elegy of Icaros 6:12
5 Curse You All Men! 5:18
6 With Strength I Burn 8:29
7 Towards the Pantheon 5:39
8 The Majesty of the Nightsky 4:34
9 The Loss and Curse of Reverence 6:41
10 In the Wordless Chamber 5:53
11 I am the Black Wizards 6:04
12 Inno a Satana 6:31

Nenhum comentário:

Postar um comentário