27 de março de 2011

Here Waits Thy Doom - 3 Inches Of Blood


"Here Waits Thy Doom" marca uma nova fase para o 3 Inches Of Blood. Formado em 1999 no Canadá, seus três primeiros álbuns conquistaram admiradores pela habilidade em elaborar Heavy Metal clássico que mesclava vozes rudes com outras limpas. O resultado era interessantíssimo, mas o fundador Jamie Hooper, responsável pelas linhas agressivas, estava com as cordas vocais tão danificadas que teve que deixar de cantar por recomendação médica e tomar a difícil decisão de não mais fazer parte da banda.



Imagem

E o 3 Inches Of Blood resolveu não colocar outra pessoa no posto ocupado por Hooper, o que naturalmente gerou consideráveis efeitos nas novas composições. Eventualmente amparado pelos rosnados do guitarrista Hagberg, o foco agora está todo nas linhas vocais limpas do esforçado Pipes, que segura as pontas muito bem, ainda que em várias ocasiões mostre limitações ao exagerar em alguns falsetes – um exemplo pode ser verificado em "Preacher's Daughter", cuja falta de moderação vocal quase compromete a qualidade desta bela faixa.
Mas o ponto forte por aqui fica por conta do trabalho das guitarras. A entrosada dupla Hagberg e Shane cedeu de vez às influências que o Judas Priest e Iron Maiden sempre exerceu sobre sua sonoridade. Tudo transborda a arranjos oitentistas, tendo como resultado geral um "Here Waits Thy Doom" que está longe de possuir aquela agressividade dos trabalhos anteriores, mas com ótimas melodias para o gênero.
A gravação ficou aos cuidados de Jack Endino (Soundgarden, Nirvana), mas nem mesmo sua experiência conseguiu impor a potência adequada ao repertório. De qualquer forma, "Battles And Brotherhood", "Rock In Hell" e "Silent Killer" é a trinca inicial com ótimos riffs, ótimos solos e ótimas melodias, a ponto de serem consideradas hinos. Outra excelente faixa é "Call Of The Hammer", meio Thrash Metal, onde o guitarrista Hagberg mostra destreza com a agressividade de sua voz.
Independente de o 3 Inches Of Blood adotar uma nova abordagem tão diferente da combinação de elementos que o consagrou, "Here Waits Thy Doom" é muito recomendado a qualquer amante do sempre bom e velho NWOBHM, tão bem representado atualmente pelo Hammerfall  e Sabaton. Mas, certamente, muitos dos ferrenhos fãs sentirão falta dos gritos que não mais existem. Enfim, C'est La Vie...
Contato:

Formação:
Cam Pipes - voz
Justin Hagberg - guitarra, vozes ásperas e teclados
Shane Clark - guitarra
Ash Pearson - bateria

3 Inches Of Blood: Here Waits Thy Doom
(2009 / Century Media Records - importado)

01. Battles And Brotherhood
02. Rock In Hell
03. Silent Killer
04. Fierce Defender
05. Preacher's Daughter
06. Call Of The Hammer
07. Snake Fighter
08. At The Foot Of The Great Glacier
09. All Of The Witches
10. 12:34
11. Execution Tank

Nenhum comentário:

Postar um comentário