24 de março de 2011

DVOD 1 - Voivod


Este DVD é o primeiro de uma série de lançamentos que cobrirão a carreira dos canadenses do Voivod, uma das bandas mais enigmáticas do metal, surgida no começo dos anos 80. Com riffs pesados, mas também apostando em elemtentos industriais e ao mesmo tempo psicodélicos. Este primeiro cobre o período de 1983 a 1991, que englobou os álbuns “War And Pain”, “Rroooaaarrrr!”,”Killing Technology”, “Dimension Hatross”, “Nothing Face” e “Angel Rat”, com a formação original tendo Snake nos vocais, o saudoso Piggy nas guitarras, Blacky no baixo e Away na bateria.



Imagem

A idéia é ótima, mas eu posso afirmar categoricamente: este pacote é mal organizado. Parece que os caras pegaram filmagens  ao vivo, vídeos feitos na época, filmagens de ensaios e fotos e enfiaram tudo em sequência, sem um documentário, algo que falasse sobre a formação da banda. São imagens interessantes, não há dúvida. Afinal parte do metal dos anos 80 está retratada aqui. Mas é muita coisa jogada sem ordem ou critério. Claro que o talento da banda é inquestionável, assim como a qualidade de suas composições, e este é o fator que conspira a favor deste pacote.
São apresentados 6 vídeo-clipes: “Voivod”, “Ridding Headaches”, “Ravenous Mdeicine”, “Tribal Convictions”, “Psychic Vacuum” e a versão para “Astronomy Domine” do Pink Floyd. A exceção deste último, mais voltado para a psicodelia e jogo de luzes, é o tradicional esquema anos 80 de clipes: banda ao vivo ou no estúdio. Algumas faixas são apresentadas ao vivo tiradas de shows entre 1986 e 1991, todas no Canadá. E alguns extras, como uma galeria de fotos, demos remasterizadas e making ofs. Uma boa quantidade de material, mas jogada solta, sem uma conexão. Talvez um trabalho maior na pesquisa para este DVD tornasse o resultado final mais interessante, com depoimentos, ou um documentário propriamente dito.
Um bom DVD, mas só para fãs, que com certeza já têm boa parte do que vemos aqui. São prometidas continuações, que abrangerão os períodos seguintes da história do Voivod. Como trata-se de uma banda muito peculiar em sua história, teremos muita coisa para ver.
Site Oficial: http://www.voivod.com
Material Cedido Por:
Hellion Records
São Paulo (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário