24 de março de 2011

Depois do Inverno - Rosa de Saron

Esse mês Guilherme de Sá completa 10 anos como vocalista da banda ROSA DE SARON. Por isso, se faz interessante analisar os quatro álbuns de estúdio que a banda gravou com ele.“Depois do Inverno” foi o primeiro álbum gravado com o novo integrante. Lançado em 2002 pela gravadora Codimuc, o CD é melhor produzido que os anteriores “Diante da Cruz” e “Angústia Suprema”, além de mostrar um avanço na musicalidade do grupo.



Imagem

Saindo de um som mais sujo, que chegava a flertar algumas vezes com o thrash metal, agora o ROSA DE SARON apresentava um som um pouco mais limpo, porém sem perder o peso. A começar pelo vocal mais agudo e rasgado de Guilherme que ajudou a trazer mais melodia às músicas.
O álbum “Depois do Inverno” começa com a pesada “Tudo o que Não Soube Ver”, e já mostra que a banda passou por algumas mudanças na instrumental, mas ainda sim bebe muito da fonte dos CDs anteriores. Em seguida, “Ainda me Pergunto” segue uma linha parecida com a primeira faixa, porém não tem tanto peso. Ela tem um curto, mas técnico, solo e nela já podemos perceber melhor a potência da voz de Guiherme.
A terceira faixa “Logo Após o Temporal” tem o peso da primeira faixa, mas depois dá mais espaço para o vocal, que passa a ter a utilização de filtros e overdubs em alguns trechos da música, dando maior preenchimento. Depois entra um dos maiores clássicos da banda: “Do Alto da Pedra”. A música mostra um ROSA DE SARON não muito conhecido, com mais suavidade e melodia, mesmo sem perder o peso, dando pistas da transformação que a banda estava passando naquele momento. Com o solo mais belo do CD não é à toa que a banda toca até hoje essa música quando ao vivo, sendo, geralmente, a última do repertório.
“Do Alto da Pedra” resume o que o ouvinte terá ao longo do álbum: muitos power chords na guitarra, alguns solos e dedilhados, poesia e uma estreia em grande estilo por parte do novo vocalista. “No Meu Coração” começa com uma baladinha e depois cresce com peso, voltando à proposta do CD. Algo que chama atenção nesta faixa é a linha de baixo, com um jeito mais melódico, menos voltado à sustentação do som.
A sexta faixa “Longe Demais” exemplifica a diferença das fases do ROSA DE SARON em uma única música. Nela o ex-baixista da banda THE FLANDERS, 5 Minutos faz uma participação especial ao cantar as estrofes, enquanto que o refrão fica por conta de Guilherme. É interessante notar que quando 5 Minutos canta, a instrumental chega mais próximo dos dois primeiros álbuns da banda, mas no refrão a música muda e fica mais com a “cara” da nova fase.
Na faixa seguinte é interessante notar como o vocal é utilizado para fazer jus ao título “Dualismo”. Em alguns momentos Guilherme faz seu próprio contra-canto para passar essa impressão de oposição.
Balada do início ao fim, “Estar com Você” é uma belíssima canção que mostra todo o potencial da banda para fazer um CD acústico, que só seria lançado cinco anos depois. A música “Parusia” começa ainda na linha de acústico da faixa anterior, porém tocada no piano. Depois a música cresce e os power chords voltam a aparecer, mas o “acústico” não sai de cena, entram violão e o teclado. É assim que a nova identidade da banda começa a ser formada e seus experimentos musicais são bem sucedidos. Outra música que qualquer  da banda conhece é a faixa seguinte: “Muitos Choram”. Que também é produto da nova aposta da banda em investir em violões bem tocados, sem esquecer dos acordes distorcidos.
A bela e acústica “Apenas uma Canção de Amor” também está entre os clássicos da banda. Com instrumental e vocal suave, cheios de sentimento que realçam ainda mais o sentido da letra. O álbum encerra com “Enquanto o Sono Não Vem”. Que mistura o estilo que a banda já estava habituada a fazer com um pouco de rock clássico.
Finalizando, “Depois do Inverno” é um grande álbum que marca uma reviravolta tanto na história como na música do ROSA DE SARON, sem a qual, talvez, a banda nunca tivesse saído do circuito cristão.
Faixas:
01 – Tudo o que Não Soube Ver
02 – Ainda me Pergunto
03 – Logo Após o Temporal
04 – Do Alto da Pedra
05 – No Meu Coração
06 – Longe Demais
07 – Dualismo
08 – Estar com Você
09 – Parusia
10 – Muitos Choram
11 – Apenas uma Canção de Amor
12 – Enquanto o Sono Não Vem

Gravadora: Codimuc

Gênero: hard rock/heavy metal
Guilherme de Sá – vocal e violão base
Eduardo Faro – guitarras
Rogério Feltrin – baixo
Wellington Greve – bateria
Paulo Faganello - teclado

Nenhum comentário:

Postar um comentário