8 de dezembro de 2010

Roça 'n' Roll: alunos do CAMP se apresentam em Varginha


Depois de quatro meses de formação musical, do ProjetoCriação, Apreciação Musical e Performance (CAMP) realizado pelo Roça ‘n’ Roll chega ao ápice! No dia 9 de dezembro, às 20h, na Estação Ferroviária de Varginha, cerca de 50 alunos atendidos pelo realizam uma apresentação na “Quinta da Boa Música”.
O CAMP atende alunos da Escola Municipal Santa Teresinha, localizada na zona rural de Varginha, próxima à Fazenda Estrela, local de realização do Roça ‘n’ Roll. Ainiciativa ofereceu aulas de canto, flauta, percussão, construção de instrumentos e teoria musical.
O projeto foi criado pelo músico e produtor cultural Bruno Maia, organizador do Roça ‘n’ Roll. De acordo com ele, a proposta foi introduzir as crianças no mundo das artes. “O resultado foi muito positivo. E estamos muito felizes por contribuir com desenvolvimento cultural das crianças da Escola Santa Terezinha”, enfatiza.
A professora Daniela Barbosa Lúcio Alves, diretora da Escola Santa Terezinha, confirma o impacto positivo do projeto nos alunos. “Ficou explícito que a musicalização contribui diretamente no desenvolvimentocognitivo, linguístico, psicomotor e sócio-afetivo do aluno, independente de sua faixa etária”.
Sobre outros os benefícios do CAMP, Daniela Barbosa destaca que o projeto motivou os estudantes a participarem das atividades escolares e contribuiu para melhorar o relacionamento interpessoal facilitando trabalhos coletivos. “A música ajuda no desenvolvimento intelectual e permite uma interação do indivíduo no ambiente social”.
A proposta é continuar com o projeto, mas segundo Bruno Maia, a continuidade das aulas depende do apoio das empresas da cidade. “Vamos buscar parcerias para ampliarmos a atuação do CAMP”. Para a diretora da escola, a inclusão permanente do CAMP no Projeto Político Pedagógico da Escola seria uma grande conquista para os alunos.
Na estação ferroviária, as crianças do CAMP apresentam obras clássicas da MPB. A Quinta da Boa Música é realizada pela Fundação Cultural de Varginha e transformou a antiga estação da cidade em palco para músicos regionais apresentarem seus trabalhos. Após os estudantes da Escola Santa Terezinha, a banda Diablo de Havana realiza um show especial.
O CAMP tem a realização de Bruno Maia, da Prefeitura Municipal de Varginha, Fundação Cultural do Município de Varginha, COMIC –Conselho Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, patrocínio da Thibabem Distribuidora, Ótica Mauricio, Rafael Braga (violeiro), Taurus, Gontijo & Costa Alves, Frutty Refrigerantes, Indústria Mineira de Forjados, Trotty Confecções, Sigma Metalúrgica, Lecram, Microlins, Wanger e Unincor. O projeto está inserido nas atividades do festival Roça ‘n’ Roll, realizado anualmente em Varginha.
Press-release: Artepress

Nenhum comentário:

Postar um comentário