Esta matéria sobre posters de rock utiliza como referência o livro "The Art of Rock", que mostra em suas páginas como simples cartazes se transformaram em verdadeiras peças de arte na década de 60.
Nos anos 50, os cartazes de rock eram meras páginas coladas nos postes - algo estritamente funcional. Em 1965, uma nova leva de bandas surgiu na cidade de São Francisco e com elas nasceram os posters "aditivados" à base de drogas lisérgicas, a mais famosa delas, o LSD. Um desses grupos, os Charlatans deu início à era hippie em uma audição para um show, loucos de ácido em um boteco perto de Nevada e o poster do evento já dava a dica do que estava por vir. No final desse mesmo ano, Ken Kesey dos Merry Pranksters já somava a força das drogas com a da promoção em noites regadas à ácido. Os posters para eventos como esses e para os posteriores, não informavam apenas o local, dia e hora, mas traziam à reboque um ecletismo flamboyant, um arte estilisticamente promíscua, visionária de certa forma. Os antigos originais desses cartazes se tornaram peças de colecionador. Mestres como Stanley Mouse, Alton Kelly e Rick Griffin são vendidos à preço de ouro.
MC5
The Grande Ballroom, Detroit, 1967.
Artista: Gary Grimshaw
Lenny Bruce
Fillmore Auditorium, São Francisco, 1966.
Artista: Wes Wilson
Jimi Hendrix
Beethovensaal, Stuttgart, Alemanha, 1969
Artista: Gunther Kieser
Jefferson Airplane
Shrine Auditorium, Los Angeles, 1968.
Artista: John Van Hamersveld
Iggy and the Stooges
Fillmore West, São Francisco, 1970.
Artista: Mark T. Behrens e Burke
The Northern California Folk-Rock Festival
Santa Clara, Fairgrounds, California, 1968.
Artista: Carson-Morris Studios
The Charlatans
The Red Dog Saloon, Virginia City, Nevada, 1965
Artistas: George Hunter e Michael Ferguson
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