25 de novembro de 2010

Manual de Instruções: como entrevistar uma estrela de Rock


O site www.ehow.com - "How To Do Just About Everything" ("Como fazer qualquer coisa"), exemplifica e ajuda as pessoas na vida cotidiana ou profissional de como devem ser desempenhadas algumas atividades, e uma das dicas interessantes que o site nos ensina é como entrevistar uma estrela de rock.
A idéia do encontro e de conversar com uma estrela do rock é emocionante e um pouco intimidante para os fãs comuns. Ambiciosos e jornalistas profissionais precisam refrear estes instintos naturais e compreender tendencias e comportar-se de modo amistoso mas ao mesmo tempo profissional para conseguir uma entrevista reveladora com uma estrela do rock.
As instruções são as seguintes:
1) Primeiro Passo:
Faça uma boa pesquisa. Conheça pelo menos dois ou três fatos poucos conhecidos sobre a estrela, que podem ser adquiridos a partir de sites como allmusicguide.com. Isso fará com que ele baixe a guarda e diferencie você de repórteres mal-preparados ou ordinários. Procure no google todas as informações que puder sobre o artista, mas confira duas vezes para verificar se há exatidão sobre elas.
2) Segundo Passo:
Anote mais perguntas do que irá precisar. Como você não sabe como estará o humor da estrela do rock quando você conhecê-la, compile uma lista de pelo menos 20 questões. Inclua mesmo aquelas que você não acha que irão render respostas interessantes. Às vezes seu entrevistado irá supreendê-lo com a resposta.
3) Terceiro Passo:
Mantenha uma proporção entre questões musicais, pessoais e gerais. Faça perguntas sobre sua última turnê, CD ou vídeos, mas inclua consultas gerais sobre sua infância, interesses não-musicais e filosofia de vida. Ao misturar as questões, você terá uma imagem de uma estrela do rock como pessoa, não apenas como um artista. Os leitores se relacionam mais a este tipo de entrevista do que com o típico: "Vamos conversar sobre o CD".
4) Quarto Passo:
Desenvolva uma conexão com seu entrevistado. Alguns músicos provam entrevistas mais duras do que os outros, mas se você abordar o assunto como uma pessoa interessante que você acabou de conhecer em um jantar, o encontro vai correr muito mais suavemente. Mas não se sinta muito à vontade com eles a ponto de querer cruzar certas fronteiras, ou querer tornar-se forte e intimidador.
5) Quinto Passo:
Esqueça a programação. Muitos jornalistas de rock tem uma idéia preconcebida da personalidade do entrevistado e respostas. Vá para a entrevista com uma mente aberta e deixe a conversa fluir naturalmente. Se a estrela do rock deseja queixar-se sobre sua banda de abertura, deixe que eles coloquem isto para fora.
6) Sexto Passo:
Ligue ou envie um email ao publicista do artista para agradecê-los pela criação da entrevista. Inclua uma data ou previsão para a publicação da entrevista, e certifique-se de enviar uma cópia para o publicitário.
Fonte desta matéria (em inglês): Ehow.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário