26 de setembro de 2010

Tirinhas do Grilo: Black Sabbath


Imagem
Tudo começou com uma ideia "diferente" do grande baixista Geezer Butler. Fanático por filmes e livros de terror, ele sugeriu que a banda adotasse temas obscuros em suas músicas, fazendo de cada show um ritual sombrio e assustador. Para a época, foi uma ideia bem radical, que acabou dando certo de uma forma impressionante. Surgia o BLACK SABBATH e sua temática obscura, se tornando um dos pioneiros do heavy metal.

Imagem
O maior clássico do BLACK SABBATH, "Paranoid", foi lançado no exato dia da morte do lendário JIMI HENDRIX. Para a infelicidade do guitarrista, além de ir para o "caixa-prego", ainda não teve a chance de ouvir algumas das músicas mais famosas da história do rock. Se bem que músicas tão poderosas assim costumam atravessar as dimensões, e o velho Hendrix com certeza deve ter "pirado" no além ao som de "Paranoid" e "Iron Man".

Imagem
A letra de "Sweet Leaf", do álbum "Master of Reality", é uma verdadeira declaração de amor a uma certa "planta" que "nos introduz às nossas mentes". Não está explícita qual seria esta planta, mas se considerarmos algumas tosses no início da música, dá pra imaginar que é algo "fumável". Mais ou menos nesta mesma época, o LED ZEPPELIN lança uma música influenciada pelo reggae, a famosa "D'yer Mak'er". E vale lembrar que o mestre do reggae, BOB MARLEY, também adorava uma certa "plantinha".

Imagem
O baterista Bill Ward também já se aventurou nos vocais em algumas oportunidades. Sua primeira participação nos microfones em um álbum do BLACK SABBATH ocorreu na canção "It's Alright" (traduzindo: "tudo bem"), do disco "Technical Ecstasy".

Imagem
Ronnie James Dio, o "pequeno grande" vocalista do RAINBOW, foi o primeiro a gravar um disco com o BLACK SABBATH após a saída de OZZY OSBOURNE. Muitos não achavam que ele fosse ser capaz de substituir o carismático Ozzy, mas Dio o fez com maestria e ganhou a confiança dos fãs. Não precisa nem dizer o que aconteceu com Ozzy posteriormente: morcegos o temem até hoje. E isso deve ter sido dito, em algum momento, no reality show "The Osbournes", transmitido pela MTV.

Imagem
Um dos vários vocalistas que passaram pelo BLACK SABBATH foi Ian Gillan, do DEEP PURPLE. Diz a lenda que ele estava tomando "todas" em um bar com Tony Iommi, quando surgiu a ideia dele se juntar à banda. E o álbum "Born Again" acabou se tornando um excelente produto dessa "ideia de bêbados".

Imagem
Após muitos anos separada, a banda retorna com sua formação original - Ozzy, Iommi, Butler e Ward - e grava um disco duplo ao vivo chamado "Reunion". Alguns anos depois, a filha de Ozzy, KELLY OSBOURNE, grava uma versão de "Changes" com a participação do próprio "paizão do metal". Não sei o que os demais membros do BLACK SABBATH acharam, mas algum tempo depois, a banda estava de volta com Dio novamente nos vocais e fazendo uma turnê pelo mundo, agora utilizando o nome HEAVEN & HELL, para evitar problemas judiciais com Ozzy.
Fonte desta matéria: Blog Rock Trucker

Nenhum comentário:

Postar um comentário