26 de setembro de 2010

Jimi Hendrix: dissecando a faixa "Castles Made Of Sand"


"Castles Mades Of Sand" - nona faixa de Axis: Bold As Love (1967), é uma das canções mais interessantesque Hendrix compôs, possuindo muitos detalhes em seus curtos 2:46.
A música é dividida em três partes/versos, em que Jimi "narra" um conto em particular. Tratam-se de contos com finais melancólicos, finais estes que são "encerrados" pelo hipnótico refrão (...and so castles made of sand, fall/melts/slips in the sea, eventually).
O primeiro verso é sobre um relacionamento amoroso; o segundo trata da morte de um jovem índio antes de uma batalha e o terceiro sobre uma garota aleijada que decide morrer.
Musicalmente é uma das músicas mais ricas de Hendrix, quebrando a cabeça de alguns guitarristas que desejam exécuta-la. Um detalhe simples, que é crucial para a execução de sua intro, é o fato de JIMI HENDRIX fazer uso do polegar da mão esquerda em sua execução. Algo incomum e "academicamente" incorreto, mas que funciona e imprime originalidade.
Imagem
Bom lembrar que assim como várias do álbum em questão, "Castles Made of Sand" foi gravada com recursos de gravações sofisticados para a época. O solo gravado ao contrário (reverso) passa todo um clima psicodélico, causando uma sensação estranha ao ouvinte. Tal sofisticação em sua gravação pode ser vista como uma faca de dois gumes, talvez por conta disso ela nunca fora executada ao vivo.
Leia mais detalhes no link abaixo.
Versão completa desta matéria: Hangover-Music

Nenhum comentário:

Postar um comentário