28 de julho de 2010

Hoje na história do Rock Brasileiro - 28/07

ATENÇÃO - 1947: Nasceu, em Santa Inês (BA), Paulo Roberto de Figueiredo, mais conhecido como Paulinho Boca de Cantor, ex-vocalista e fundador do Novos Baianos.


- 1953: Nasceu, em São Paulo, o cantor, tecladista e compositor Guilherme Arantes. Iniciou a carreira na banda Brazilian Boys e gravou seu primeiro disco em 1974 como integrante da banda de rock progressivo Moto Perpétuo. Em 1976 lançou-se em carreira solo. Entre seus sucessos estão “Planeta Água” e “Cheia de Charme”. Em 1980, gravou “Coração Paulista”, com participação de Arnaldo Baptista, ex-Mutantes.


ATENÇÃO - 1973: Raul Seixas lançou seu primeiro disco solo Krig Ha Bandolo. Os destaques são “Mosca na Sopa”, “Metamorfose Ambulante”, “Al Capone” e Ouro de Tolo”.


- 1982: Herva Doce lançou o primeiro LP. Os destaques são “Erva Venenosa” (versão de “Poison Ivy”) e “Volta Meu Bem”. A banda era formada por Marcelo Sussekind (guitarra), Renato Ladeira (teclados), Paul de Castro (guitarra), Sérgio Della Mônica (bateria) e Roberto Lly (baixo).


- 1986: O RPM lançou o disco ao vivo Rádio Pirata. Foi o primeiro disco de uma banda de pop/rock nacional a atingir a marca das 2,5 milhões de cópias vendidas. Os destaques são “London London” (Caetano Veloso) e “Alvorada Voraz”.


- 1987: O Gueto lançou o primeiro disco Estação Primeira. Os destaques são “G.U.E.T.O”, “Borboleta Psicodélica” e “Ensaio Geral”. A formação da banda era Júlio César (voz), Márcio (guitarra), Marcola (baixo) e Edson X (bateria).


ATENÇÃO - 2000: Morreu, aos 76 anos, de falência múltipla dos órgãos o jornalista, fotógrafo e vocalista do Joelho de Porco David Drew Zingg. Americano de Nova Jersey, David entrou para o Joelho de Porco nos anos 80, antes disso trabalhou como jornalista e fotógrafo. Foi editor e repórter das revistas Look e Life e foi colunista da Folha de São Paulo de 1987 a 2000. Como fotógrafo fez retratos de Pixinguinha, Tom Jobim, João Gilberto, Pelé, entre outros. Também fez fotos de discos de Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, entre outros. Ele chegou ao Brasil na década de 60 e também ajudou a levar a Bossa Nova para os EUA.





Nenhum comentário:

Postar um comentário