30 de maio de 2010

MC5




MC5 (Motor City Five) é uma banda de rock formada em 1964 na cidade de Detroit  por Wayne Kramer (guitarra), Pat Burrows (baixo), Rob Tyner (vocais), Bob Gaspar (bateria) e Fred "Sonic" Smith (guitarra).


Informação geral

Origem:    Detroit, Michigan
País: Estados Unidos
Gêneros:rock, hard rock, rock de garagem,proto punk, blues-rock, Rock psicodélico
Período em atividade:1964-1972; 2003-atualmente
Gravadoras:Elektra Records,Rhino Records,Atlantic Records
Ex-integrantes:Rob Tyner,Wayne Kramer,Fred "Sonic" Smith,Dennis Thompson,Michael Davis
Patrick Burrows,Steve Moorhouse,Bob Gaspar


História

A banda de Detroit MC5, foi precursora do garage rock e uma das primeiras a fundir a agressividade musical com idéias políticas.

O grupo iniciou suas atividades em 1964, tocando na escola e em festas, com o nome Motor City Five, e tendo como membros Rob Tyner (vocais), Fred "Sonic" Smith (guitarra), Wayne Kramer (guitarra), Pat Burrows (baixo) e Bob Gaspar (bateria). Com o tempo, Smith e Kramer decidem experimentar novos sons, passando a usar o feedback e a distorção nas guitarras. Este novo som, mais agressivo, leva a que Burrows e Gaspar saiam da banda, em 1965. Para o seu lugar entram Michael Davis(baixista) (baixo) e Dennis Thompson (bateria), em 1966.

Com esta formação, os MC5 fazem vários concertos, destacando-se os efectuados no Grande Ballroom, de Detroit. O sucesso destes concertos chamam a atenção de John Sinclair (fundador do movimento White Panter).

Em 1967, Sinclair torna-se o manager da banda, e alguns meses depois, lançam o primeiro single I Can Only Give You Everything. No ano seguinte, num concerto em Chicago designado por Yippies' Festival of Life, a banda é contactada por Danny Fields, da editora Elektra Records A&R. Este contacto proporciona-lhes um contrato, e o seu primeiro álbum, Kick Out the Jams, gravado ao vivo no Grande Ballroom (1968), é lançado em 1969.

Com letras recheadas de idéias revolucionárias e muitos palavrões, o MC5 teve sérios problemas com a censura. Tornava-se comum ter suas apresentações fossem interrompidas pela policia. Como é o caso da faixa título do disco dizia: “Kick Out The Jams, Mother Fuckers!” (Vamos detonar, filhos de uma piranha!). Horrorizada a gravadora fez com que a frase fosse modificada para “Kick Out The Jams, Brothers and Sisters” (Vamos detonar, irmãos e irmãs!).

Em 1970, assinaram contrato com a Atlantic (onde tiveram que se comportar), enquanto o empresário Sinclair, foi preso, por oferecer maconha a um policial de folga. Lançaram dois álbuns: Back In The USA , em 1970, que apresentava os clássicos Shaking Street e The American Ruse. Quando em 1971, lançaram o bombástico High Time, o grupo já minguava por não ter se acertado comercialmente. Pouco tempo depois, a banda se desfez. O seu último espetáculo foi no Grande Ballroom, na passagem de ano de 1972

Os integrantes do grupo continuaram a trabalhar no circuito underground. Noticias sobre apresentações da banda, foram se tornando cada vez menos freqüentes. Tyner morre em 1991, de ataque cardíaco, e Smith em 1994, de falha cardíaca.

Os MC5 ficam na história como um das bandas que mais influenciou a música punk,grunge, hard rock e o power pop.


Discografia

 Álbuns

    * 1969: Kick out the Jams (Elektra Records, ao vivo)
    * 1970: Back in the USA (Atlantic Records)
    * 1971: High Time (Atlantic Records)

 Compilações

    * 1983: Babes in Arms
    * 1995: Black to Comm
    * 1999: Looking At You
    * 1999: 66 Breakout!
    * 2000: The Big Bang: The Best of the MC5
    * 2004: Purity Accuracy

Com outros artistas

    * 2004: A Tribute to Jet



Nenhum comentário:

Postar um comentário