24 de maio de 2010

Massacration: Luiz Fernando Guimarães ou Língua de Trapo?




A nota abaixo foi enviada por Filipe Duarte ao site Whiplash:

"Desde abril deste ano, vem circulando no Youtube, um vídeo pra lá de engraçado, de um trecho de um programa apresentado no início dos anos noventa por Regina Casé e Luís Fernando Guimarães, chamado "Programa Legal". Lá pelos idos de 1991, o programa ia ao ar com um tema diferente a cada semana.

O Heavy Metal acabou ganhando a sua própria edição, aonde os apresentadores foram a alguns shows de Metal, e registraram entrevistas com diversos fãs e conversaram com várias bandas da época, umas famosas como RATOS DE PORÃO, Sepultura, VIPER, e algumas menos conhecidas como ANSCHLUSS, BROKEN HEART, entre outras.

O ator e apresentador Luís Fernando Guimarães, que algum tempo depois atuou no papel de Rui, do seriado "Os Normais", dentre inúmeros outros personagens, interpreta aqui a figura de um "Metaleiro" de forma totalmente hilária. A interpretação, apesar de basear-se no esterótipo que antes era criado em cima da figura do "Headbanger", como um sujeito mal educado, totalmente marginalizado, é pra lá de engraçada, e deixa claro que trata-se de uma brincadeira bastante bem feita.

Regina Casé por sua vez, interpreta uma psicóloga, que tenta fazer uma "análise" do sujeito em questão, mas que no final da cena revela-se por completo.

Ao final da vinheta, ainda temos o glorioso Sepultura em plena fase “Arise” descarregando um improviso aonde Max com seu vocal único berra em alto, claro e bom som: "O melhor do programa legal é quando acaba!"

Teria sido esta edição do Programa Legal uma inspiração para os atores "Hermes e Renato" que anos mais tarde criariam o MASSACRATION? Veja abaixo uma versão condensada com pouco mais de dois minutos e tire suas conclusões (o programa completo não está disponível online):



Nota dos editores do Whiplash: talvez a real fonte de inspiração tenha sido o LÍNGUA DE TRAPO e sua impagável "Os metaleiros também amam", de 1985:


Nenhum comentário:

Postar um comentário