3 de março de 2010

Museu da Música nos EUA: expandindo o acesso ao público




No Salão da Fama e Museu do Rock and Roll, sempre houve espaço para as relíquias mais populares e empolgantes como a jaqueta que MICHAEL JACKSON usou no clipe de “Thriller”, e o uniforme de “Sgt. Pepper” usado por JONH LENNON. Mas a maioria dos ítens, considerados não tão chamativos, foram escondidos no porão.

Os visitantes terão a oportunidade de ver alguns desses artefatos escondidos ainda este ano. O museu abrirá as portas de sua biblioteca e de seus arquivos em um prédio moderno e recém construído, o qual é dividido com o Instituto de Formação Profissional Cuyahoga, em Cleveland, Ohio.

O museu já iniciou a mudança da famosa pirâmide de vidro, que fica à beira do lago Erie, para o discreto prédio novo, que fica a 3 quilômetros. Já foram transportados fotografias, gravações, álbums e capas, histórias orais, livros de recortes e outros materiais.

Entre os ítens estão também pérolas como o primeiro poema composto por Jim Morrison, um vídeo da tour dos Rolling Stones de 1981-1982 e correspondências pessoais do GRATEFUL DEAD, de WHITNEY HOUSTON, PATTI SMITH e outros. No prédio, que custou 12 milhões de dólares, há também pôsters de ALAN FREED, o DJ a quem é atribuída o termo “rock’n’roll”, e LPs com gravações antigas. As gravações serão digitalizadas e estarão disponíveis para audição.

De acordo com a bibliotecária Deborah Campana, a biblioteca contará com o arquivo mais abrangente da história do rock, com materiais doados por membros do hall da fama e por aqueles que querem tornar-se membros, que vêem nisso a oportunidade de preservar suas histórias.

Além de seu valor de pesquisa para estudiosos, a biblioteca deverá também atrair fãs do rock, disse Campana. “Eles cresceram adorando rock e quando virem esses objetos, a sua apreciação será ainda maior”.

O arquiteto Robert Madison desenhou o prédio que abrigará a biblioteca e os arquivos. Madison, que já colaborou com I.M. PEI no design do rock hall, disse que o objetivo nunca foi o de criar mais um santuário do rock.

De acordo com Madison, a biblioteca não dará destaque a artistas individuais da história do rock. O seu objetivo principal é criar um espaço no qual os visitantes poderão “estudar a história e a filosofia das pessoas que viveram durante aquele período”.

O Hall do Rock e o Instituto de Formação Profissional Cuyahoga farão colaborações como o treinamento de estagiários, que os ensinará a preservar as gravações de mais de meio-século.

Segundo Andy Leach, diretora da biblioteca e dos arquivos, “os alunos terão a chance de sentir a emoção de descobrir um tesouro escondido quando abrirem uma caixa de objetos doados pela primeira vez”.

“Pode até ser assustador, mas também muito emocionante poder ver algumas dessas coisas pela primeira vez, as quais serão muito úteis para educar as pessoas sobre o rock” – disse Leach.

A estudante e cantora professional Tracy Marie disse que ela espera que o trabalho entre o Hall do Rock e o Instituto inspire os alunos a verem o seu próprio trabalho fazer parte do arquivo. “Eventualmente, o trabalho que estamos fazendo aqui será arquivado um dia”.

Fonte desta matéria (em inglês): Google News/The Associated Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário