13 de março de 2010

Fats Domino








Antoine Dominique "Fats" Domino, Nasceu dia 26 de fevereiro de 1928 em Nova Orleans, Louisiana EUA é um dos mais importantes cantores, compositores e pianistas do rock e R&B em todos os tempos. Filho de um famoso violinista, aprendeu a tocar piano com seu tio, e ao dez anos já tocava profissionalmente. Aos 21 conheceu o trompetista David Bartholomew, que se tornaria seu grande parceiro. Dessa parceria surgiu “The Fat Man”, o primeiro de muitos sucessos de Fats Domino, o maior vendedor de discos depois de Elvis e dos Beatles. Dando uma forma mais moderna ao blues, Domino foi considerado um dos grandes precursores do rock’n’roll. Ele faz aparições anuais no New Orleans Jazz Festival e em outros eventos locais. Domino foi premiado com o Grammy Lifetime Achievement Award em 1987. Em 2004, a "Rolling Stone" classificou-o nº 25 na sua lista das "100 maiores artistas de todos os tempos."

Quando o furacão Katrina se aproximava de Nova Orleans em agosto de 2005, Domino foi encorajado a sair de sua casa, mas ele optou por ficar em casa com sua família, em parte devido à má saúde da sua esposa. Infelizmente, sua casa estava em uma área que foi fortemente inundadas. Chegou-se a pensar que a familia estava morta, Mas naquele dia, a CNN informou que Domino foi resgatado por um helicóptero da Guarda Costeira e se confirmou que Domino e sua família haviam sido resgatados.

Até Janeiro de 2006, os trabalhos de recontrução de sua casa e escritório não tinha começado.

Por enquanto, a família é residente em Harvey, Louisiana. O Presidente George W. Bush fez uma visita pessoal a Domino e substituíu a medalha que o presidente Bill Clinton tinha anteriormente concedido a domino e que ele a tinha perdido na enchente.


Informação geral

Nome completo: Antoine Dominique Domino
Apelido: Fats
Data de nascimento: 26 de Fevereiro de 1928 (82 anos)
Origem: Nova Orleans, Louisiana
País: Estados Unidos
Gêneros: Rhythm and Blues (Nova Orleans), Rock and Roll, Blues, Piano Blues, Boogie-woogie
Instrumentos: Vocal, Piano
Período em atividade: 1949 - atualmente
Gravadoras: Imperial, ABC, Mercury Records, Broadmoor, Reprise, Sonet, Warner Bros. Records, Toot Toot

Nenhum comentário:

Postar um comentário