3 de fevereiro de 2010

Hoje na história do Rock no mundo - 03/02





Acidente aéreo mata gigantes do rock


[03/02/1959] Há 51 anos

Cansados de continuar a turnê viajando de ônibus, Buddy Holly, Ritchie Valens (que havia apostado cara ou coroa com o guitarrista Tommy Allsup) e Big Bopper (que havia ganho a passagem do baixista Waylon Jennings) alugam um avião para o aeroporto de Fargo, em Dakota do Norte (o mais próximo da cidade de Moorhead, onde eles fariam dois shows). A viagem custou 102 dólares e a vida de cada um. Devido ao mau tempo, o avião sofreu uma pane e caiu, poucos minutos após fazer a decolagem. Holly, Valens, Bopper e o piloto, Roger Peterson, morreram na hora. Antes de entrar no avião, Peterson ainda tentou persuadir seu colega de trabalho, Dwayne Mansfield, a pilotar o avião. Aparentemente, além do mau tempo, o acidente foi provocado por uma leitura errada do giroscópio.


O produtor inglês Joe Meek se suicida


[03/02/1967] Há 43 anos

Produtor renomado no meio do rock and roll britânico, Joe Meek sofre um colapso e mata sua senhoria e depois se mata com um tiro na cabeça. Entre os seus maiores êxitos entraram para a história a música "Telstar", que ele escreveu e produziu para o grupo Tornadoes, e a descoberta do The Outlaws, formado por ninguém menos que o guitarrista Richie Blackmore.


Contratação gera controvérsia nos Beatles


[03/02/1969] Há 41 anos

John Lennon, George Harrison e Ringo Starr chegam a uma decisão e nomeiam Allen Klein como o novo empresário do negócio dos Beatles. Paul McCartney não gostou da idéia e o fato foi um dos agravantes para piorar o relacionamento entre eles e por um fim na carreira do grupo.


David Bowie faz o primeiro show na América


[03/02/1976] Há 34 anos

Depois de demitir e processar o empresário Michael Lippman, David Bowie viaja para a América e faz sua primeira apresentação no continente. O show - parte da turnê mundial do álbum "Station To Station" - aconteceu na cidade de Vancouver, no Canadá. Depois, ele ainda faria uma série de shows nos Estados Unidos.


Filme sobre Jan & Dean estréia na TV


[03/02/1978] Há 32 anos

O filme biográfico "Dead Man's Curve", com Bruce Davison e Richard Hatch nos papéis de Jan & Dean, vai ao na televisão norte-americana pelo canal ABC. Com isso, o interesse pela dupla volta a acontecer e Jan (Berry), recuperado de uma doença, convida Dean (Torrence) para uma excursão pelos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário