10 de janeiro de 2010

Led Zeppelin: "Stairway..." vale US$572 milhões





No grande e feio jogo do Rock & Roll, “Stairway to Heaven” é inegavelmente uma vencedora. Lançada pelo LED ZEPPELIN em 1971, a canção de oito minutos é considerada uma obra-prima musical e é uma das músicas de rock mais tocadas de todos os tempos.


A curiosa matéria que segue abaixo é de Miriam Datskovsky, e foi publicada originalmente em junho de 2008 na Portfolio.com:

Provando sua longevidade, “Stairway...” esteve nas paradas inglesas novamente no último outono e foi uma das mais baixadas nos Estados Unidos, após o Zeppelin lançar seu primeiro álbum legalmente para download no Itunes.

Mas, como a banda é notoriamente protetora do seu trabalho, “Stairway...” ainda não atingiu todo seu potencial. Enquanto outros artistas ganharam muito dinheiro licenciando suas músicas para Hollywood e a Avenida Madison – pense em “Love Sick” de BOB DYLAN naquele comercial da Victoria’s Secret – o Zeppelin se manteve longe da maioria das oportunidades.

Consultamos executivos nas indústrias da música, publicidade e entretenimento para nos trazer alguns números, reais e potenciais para o valor de “Stairway”:

O Led não licenciou “Stairway” para filmes ou comerciais. Mas os compositores Jimmy Page e Robert Plant e a Warner/Chappell, a publicadora da canção, ganham dinheiro com os royalties das vendas dos discos, veiculação nas rádios e performances ao vivo.

Zeppelin tocou “Stairway” em cada show desde 1971, conquistando em torno de 150.000 dólares em royalties. Todo mundo, desde Frank Zappa até a Filarmônica de Londres também a tocou ao vivo, e não vamos nos esquecer das centenas de milhares de bailes, casamentos e bar mitzvahs onde foi tocada. (D.J.’s e esses lugares pagam uma pequena taxa anual pelo direito de tocá-la). Ganho estimado: 400.000 dólares.

Royalties da venda de álbuns e DVDs somam em torno de 8.6 milhões de dólares. Além disso, “Stairway” foi tocada nas rádios em estimadas 2.985.000 vezes (igual a mais de 45 anos de veiculação ininterrupta), ganhando em torno de 2 milhões de dólares. É também considerada a partitura mais vendida da história do rock, com royalties de 1 milhão de dólares.

A matéria completa (em inglês) está neste link.

Fonte desta matéria (em inglês): Brave Words

Nenhum comentário:

Postar um comentário